25/02/2012

O grau zero da politica local

Agora já percebo o porquê de tantos comentários anónimos e provocatória discussão que tem vindo a preencher a caixa de comentários do VSB... atingimos o grau zero da politica local com cartas também elas anónimas a serem distribuídas no Rossio. É mau demais mas como ainda falta uma semana espera-se e deseja-se que os candidatos à concelhia subam a fasquia e elevem a campanha politica! E despachem-se se faz favor, porque o relógio não para

ET: Desculpem gorar a vossa curiosidade mas entendi censurar o conteúdo até porque sendo anónimo de nada vale... importa apenas o facto!

Será desta que sai a factura?

Pedro Passos Coelho já escolheu o mandatário nacional da sua recandidatura à presidência do PSD.
O presidente da Câmara de Viseu e presidente da Associação Nacional de Municípios, Fernando Ruas, assume essa função.
in CM

E acabou assim o POM 2012


24/02/2012

Buzinar para não pagar!

(foto de NUNO ANDRE FERREIRA/LUSA)
Mais de uma centena de veículos, entre pesados e ligeiros, integraram um buzinão que percorreu o centro da cidade de Viseu em protesto contra as portagens nas autoestradas A23, A24 e A25. Com cerca de duas dezenas de pesados integrados na marcha lenta e buzinão, o trânsito na cidade de Viseu esteve completamente congestionado durante mais de uma hora, desde o início do protesto, às 16:20.
in TVI24

Vai uma aposta?

É voz corrente cá pelo burgo que José Junqueiro já se esqueceu dos resultados eleitorais de outros tempos e que ainda não perdeu as esperanças de vir a ser o herdeiro da cadeira de Fernando Ruas cuja saída o PS Viseu espera ser uma janela de oportunidade para finalmente ser poder. Não acredita nisto? Caro leitor, olhe que os sinais não faltam por aí... e do nevoeiro surge Junqueiro!

S. Teotónio


O Rotundas - 5ª edição!

23/02/2012

Já está ao lume!

Não perca amanhã a 5ª edição d'O Rotundas. Guilherme Almeida em entrevista, novos dados históricos sobre o nascimento de D. Afonso Henriques e muito mais!

A Rita canta e encanta!

A Rita Pereira é uma jovem de Viseu que precisa do nosso apoio para a fase final de TheBestWayToSing2011, um concurso musical caça talentos que já vai na 5ª eliminatória tendo a bela voz da Rita vencido já duas delas.
Envie email para thebestwaytosing@gmail.com com o texto Rita Pereira em assunto e apoie esta viseense!

O blog feito pelos leitores!

Caro Fernando Figueiredo,
No seguimento de comentários anónimos recentemente publicados neste Blogue, de que hoje tomei conhecimento, que referiam o meu nome e procuravam transmitir maliciosamente a ideia de que eu seria o autor de alguns deles, venho solicitar a publicação do seguinte esclarecimento:
1. Não faço comentários anónimos. Portanto, os recentes comentários não são, obviamente, da minha autoria.
2. Respeito profundamente a diferença de opinião e advogo a diversidade de pensamento e a discussão transparente entre pessoas com opiniões divergentes. Repudio, no entanto, quem se manifesta publicamente recorrendo à cobardia do anonimato, ainda para mais tentando imputar responsabilidades a outros de forma perniciosa.

Há mais Viseu na net...

através do Viseu Mobile que é uma ferramenta inovadora que permite descobrir a cidade através do seu telemóvel.

Ontem foi ontem... e amanhã?

O ambiente criado à volta das duas candidaturas à concelhia do PSD faz-me recordar a conversa das duas vizinhas que à vista de todos são grandes amigas e nas costas comentam que "se é casado sai caro ou se é solteiro é inexperiente". Que importa aos viseenses saber se fulano terá sido em tempos idos um radical socialista ou se dado jovem estudante da Emídio Navarro era um apaixonado activista da União Estudantil Comunista?
Será assim tão importante perceber que os jovens revolucionários terminem como velhos conservadores? Como poderá o homem activo e empreendedor aos trinta não ser prudente aos oitenta? Dura lex, sed lex!
Os homens de carácter elevado não cometem à vida a injúria de desperdiçar a sua juventude, nem confiam à incerteza das cãs a iniciação de grandes empresas que só mentes frescas podem conceber... por isso, o passado serve apenas para recordar as nossas falhas e dar-nos indicações para o progresso do futuro e é aí que importa apontar caminhos! Que Viseu nos propõem para os nossos filhos? Que vão fazer pela criação de emprego no concelho? Que medidas sustentadas de bem-estar, segurança e educação querem ver aplicadas doravante? Que cultura vamos poder desfrutar na cidade? etc etc... enfim, que esperança renovada e motivação acrescida nos trazem para sermos capazes de levar esta miserável crise de vencida? Isso eu gostava de ouvir, agora que andavam de calças rotas na rua quando eram miúdos... poupem-me! Também andei e sei o que isso significa!

Desafio aos leitores!

O até agora designado Parque Industrial de Lordosa prepara-se, a passos largos, para acolher a primeira "tecnopolis" do distrito de Viseu. A notícia foi ontem avançada por Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu (CMV), durante um encontro de empresários que discutiu "a localização empresarial como instrumento qualificante dos territórios".
O texto acima refere-se a uma noticia cuja data reporta a:
- aos anos da maioria absoluta de Cavaco Silva e da execução dos fundos comunitários
- aos anos de despesismo descontrolado do Governo do filosofo parisiense
- aos anos das últimas campanhas autárquicas
- (a preencher pelo leitor depois de ler aqui a resposta)

Trabalhar? Vão mas é para a Live Beach!

O nosso conterrâneo Sec Estado da Economia Almeida Henriques diz que o Governo não pode fazer nada para evitar os despedimentos na PSA Mangualde. Numa altura em que com a crise tudo está em aberto e como tanto gosta de referir Almeida Henriques que "os momentos de crise são momentos de oportunidade" que tal começar por perguntar ao seu homologo francês porque raio em Vigo o Grupo reforça a produção?

No enterro do Entrudo!

(...)
Este ano o Carnaval não teve a duração de três dias. Eu sei que é pouco, muito pouco comparado com a folia, o disfarce e a fantasia que o país assistiu nos últimos 6 anos.

22/02/2012

Separados à nascença!

 Caro leitor, clique nas fotos para aumentar e descubra as diferenças! Deixe a sua resposta na caixa de comentários e caso acerte ficará habilitado a uma viagem no funicular e a uma entrada na Feira de São Mateus em dia livre!

Rumor da tarde!

As fontes do Diário de Viseu andam a falhar como as notas de euro no meu bolso! Quem é que lhes terá garantido que José Alberto Ferreira era um dos dois vice-presidentes escolhidos pela ministra Assunção Cristas?

Treinador de bancada

O "Mourinho do PSD" desta feita resolveu meter-se a tecer apreciações sobre os treinadores das outras equipas! O nível de comentários e o teor das reacções que suscitou são verdadeiras pérolas da língua portuguesa e porventura susceptíveis de compilação num manual de tácticas a evitar no desporto rei! Deixo alguns exemplos para os leitores que não tenham acesso ao Facebook sendo que os restantes podem ser apreciados aqui:


Adelino Guimarães
Exmo.Senhor Deputado Pedro Alves,
V.Exa. deveria preocupar-se com a grave crise que assola o povo deste país em vez de andar a escrever alarvidades acerca de pessoas que mal ou bem TRABALHAM A SÉRIO, o que parece não ser o caso de V.Exa., senão não teria tempo nem disposição para tais diatribes. Confesso que até à presente data não fazia a mínima ideia que qualquer indivíduo provido de apenas um neurónio pudesse ser eleito representante do povo desta nação multisecular, no entanto e após ler o que escreveu fiquei convencido que afinal a estupidez e a falta de respeito pelo seu semelhante são práticas comuns também nos que nos fingem representar para seu próprio proveito por falta de capacidade ou vontade de arranjar um trabalho decente. Com deputados assim não é de admirar que este nosso Portugal esteja como está.

Viseu, Senhora da Beira!

Cidade bonita de gente catita pelo Rossio a pé de janelas estreitas e ruelas bem feitas a caminho da Sé...

Já não há almoços grátis!

RTP Viseu já era!

A decisão está tomada e será comunicada em breve. O grupo RTP vai avançar com o encerramento dos espaços físicos de algumas das suas delegações e, tal como o CM avançou na edição de 8 de Dezembro, Viseu, Guarda e Vila Real deverão ser três das capitais de distrito afectadas.

Se não é... parece!

Enquanto aqui ao lado se procuram soluções para resolver o problema da fábrica PSA em Mangualde há outros com muitas culpas no cartório que até parecem ter prazer em mandar para o desemprego mais 100 trabalhadores que o previsto!

21/02/2012

Um passo à frente!

Para quem dizem não ter saúde das duas uma, ou a medicação é boa ou afinal tem mais vitalidade que muito jovem por aí...

Venham ou benham... estão convidados!


Lendas do passado e realidades do presente!

O lusitano Viriato, pastor e combatente, é o herói da nova superprodução histórica “Hispania”, que desde Outubro passa em horário nobre, no canal espanhol de televisão Antena 3, nascida de uma ideia original de Ramón Campos acompanhada de um jogo online oficial e de uma forte presenças nas redes sociais, com conteúdos exclusivos no Facebook.
(...) Em entrevista à Lusa, o autor explica que durante a recolha de documentação se comprovou os antecedentes lusitanos de Viriato e que “Hispânia incluía, então, Portugal e Espanha. A série vive essa fronteira. Mas decidimos não especificar, não o colocar em nenhum dos sítios. Aliás, as filmagens foram feitas próximo da fronteira com Portugal”, explicou.(...) Não deixa de ser, insiste, uma história contemporânea, de alguém que é chamado a ser herói para “lutar contra as injustiças e pelos mais fracos”. Para Campos, galego de 34 anos, a série estreia num momento de viragem nas produções televisivas espanholas que nos últimos anos se têm voltado mais para o passado, para a história.

Por cá preferimos ter o Viriato ignorado de dia, às escuras de noite, gastar cerca de 20.000€ num tríptico típico e mais 45.000€ numa novela de faca e alguidar da TVI.

Força COV!



Por estes dias a cidade e as florestas da região foram invadidas pela magia da Orientação com cerca de 2000 atletas de 30 países num evento internacional. Para o grupo de "carolas", no qual orgulhosamente me incluo, que há 15 anos atrás decidiram criar o Clube Orientação Viseu Natura esta é a cereja no cimo do bolo! Este é também um tributo ao José Mário Aguiar que connosco tanto lutou para que esta realidade um dia acontecesse na cidade mas a quem a morte cobardemente roubou antes que a pudesse viver! O Sérgio Aguiar que tem sido o incansável continuador do projecto bem merece a consideração e o apoio da cidade! Fica o desafio aos jovens e clubes da cidade para que venham para a Orientação e aprendam a desfrutar do prazer deste desporto na natureza!

O Moreira meteu a primeira!

(...) Não estou mandatado por ninguém nem sou testa de ferro de ninguém.
(...) Eu não me alimento do passado, alimento-me do presente, do futuro e de algumas utopias que na política também existem. (...) Se alguém me acusa de vingança eu pergunto se há dois anos também se vingaram de mim?
(...) Há muito tempo vira-se a folha e vêem-se os mesmos rostos, vira outra folha e lá estão os mesmos rostos. Há um desgaste natural. Há no partido um conjunto de militantes que têm capacidades, competências, são pessoas tão empenhadas como as que lá têm estado e que têm todo o direito de renovar. 
(...) Eu estou-me a candidatar para a comissão política concelhia do PSD Viseu, não tenho em mente cargos absolutamente nenhuns e quero que acreditem nisto. (...) Agora, o adversário político está fora do partido e o que eu quero é que o PSD continue a ser o partido maioritário em Viseu.
Excertos da entrevista de José Moreira ao Jornal do Centro. Ler mais aqui.

20/02/2012

Passatempo ainda a tempo!

O leitor que, inspirado na temática da Enervida recentemente realizada no Pavilhão Multiusos, atribuir a legenda mais apropriada à foto será premiado com duas viagens gratuitas no funicular.

A coerência das palavras revela-se nos actos..

Última hora


A Santa Casa da Misericórdia de Mangualde e toda a população agradecem ao deputado Pedro Alves mais conhecido pelo "Mourinho do PSD" também famoso por outras obras do passado a magistratura de influência junto do Governo que tornou possível a abertura com pompa e circunstância da Unidade de Cuidados Continuados de Mangualde

Um azar do... pilarete!

"Hoje à tarde enquanto passeava com a família, aproveitei para registar que afinal os pilaretes por mais caros que sejam não educam. Assim, continuamos a ter políticos gastadores e automobilistas prevaricadores. E como os senhores agentes municipais certamente estariam estar a ver o Carnaval, o Sr. Américo teve que estacionar na via pública."
(recebido por email, leitor identificado)
Nessa mesma tarde, um apressado e mais azarado condutor não se apercebeu do pilarete e não ganhou para o susto e menos ainda para o conserto do carro... o pilarete do Américo Nunes além de ignorado está agora avariado!

Orientação - Desporto Aventura em Viseu




Por estes dias e durante o fim de semana as florestas dos arredores e a cidade foram invadidas por milhares de atletas de cerca de 30 países que participaram no POM 2012.

Prova nocturna de Orientação na Cidade!



As ruas da cidade encheram-se de atletas de orientação durante a noite de sábado!

Na politica local nada se inventa... tudo se copia!

A campanha já chegou ao Youtube... com o José Moreira de um lado e o Guilherme Almeida do outro!

19/02/2012

Palavras para quê?

Durante as Comemorações do Dia do Padroeiro do Centro Hospitalar Tondela - Viseu esteve presente na cerimónia o Bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva que começou por garantir a continuidade dos serviços naquela unidade hospitalar até Setembro, o que só pode ser entendido com a ironia própria de quem percebe as dificuldades do momento mas acredita que tal não acontecerá acrescentando que devem ser colocados a frente dos interesses regionais o interesse nacional e assim no contexto do País, Viseu não necessita do curso de medicina nas suas instituições de ensino. Fernando Ruas, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, logo de seguida (vidé depois minuto 5') afirma que irá sempre reclamar da criação do Curso de Medicina em Viseu com um fulgor tal que até admira como não foi criado até agora e ao longo dos anos a classe politica local o deixou voar para Aveiro e Covilhã. Enfim, não muda nada mas é popular e arranca palmas da assistência!

Desafio aos leitores!

(...) Foram assim identificadas as seguintes necessidades específicas:
(...)

O texto acima refere-se:
a) A um comunicado da Comissão de Luta Contra as Portagens
b) À declaração de voto dos deputados eleitos por Viseu
c) Ao argumento do filme "A demagogia barata"
d) Nada disso mas sim... (a preencher pelo leitor)

Para desanuviar... sai um fado!


O Carnaval das crianças cá pelo burgo!