10/03/2012

À atenção dos peregrinos!

Os 160 quilómetros do caminho interior de Santiago, que ligam Viseu à fronteira, em Chaves, vão ser inaugurados em abril e deverão atrair cerca de 50 mil turistas religiosos e de lazer, disse fonte da Vitaguiar. (...) O projeto envolve os municípios de Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Chaves e Vila Pouca de Aguiar.

09/03/2012

O Rotundas - 7ª edição

Como é possível?

A Comissão de Utentes contra as Portagens na A23, A24 e A25 recolheu em Viseu, esta quinta-feira, centenas de assinaturas contra o pagamento de portagens naquelas vias rápidas.
E além destas acções seria bom que Governo e AR respondessem a estas pertinentes questões brilhantemente colocadas pelo Joaquim Alexandre Rodrigues!

Um retrato da semana política

Texto de opinião publicado na edição 521 de 09 de Março do Jornal do Centro

No último fim-de-semana, tiveram lugar as eleições para a comissão política concelhia do PSD que tristemente apenas vieram confirmar o que se suspeitava. A política local é uma ópera bufa e os actores são figuras menores. Estamos cada vez mais perto de 2013 mas a política local vive de expedientes próprios dos anos 80. Os nossos líderes (até me custa usar este termo assim de forma tão ligeira) convivem mal com a diferença de opinião ou qualquer tipo de oposição e nesta campanha imperou o boato, a mentira, o tacticismo, a intimidação e promiscuidade pelo que se entenderem perpetuar em livro tamanho bocejo eleitoral, o título será: “O melhor do caciquismo dos anos 80, revisitado em 2012!”

07/03/2012

Quem é que não gosta de funicular assim?

O AJ, talvez o melhor Provedor do Funicular que a CMV poderia arranjar pelos alertas que com regularidade deixa no seu blog e ainda por cima a custo zero já fez e bem as contas das taxas de utilização deste meio de transporte não poluente que faz a ligação entre o Centro Histórico e o recinto da Feira de S.Mateus. Em média por dia cerca de 240 utentes fazem uso deste meio o que significará que em cada viagem nas carruagens com lotação para 100 pessoas viajarão 4 em cada uma pelo que atendendo aos custos de operação e manutenção do equipamento nem vale a pena fazer mais contas... para já, continuam as borlas e quem vier atrás que feche a porta do Funicular! Além de que se não fosse esta obra do regime dificilmente teríamos oportunidade de ouvir o Presidente a falar sobre "le funiculaire : un moyen de transport écologique et économique pour la ville de demain"!

Rico serviço este!

Há falta de melhores ideias os nossos políticos cá pelo burgo entretêm-se no pingue-pongue... E muito se deve divertir José Junqueiro sabendo que cada vez que atira a bola ao ar os deputados laranja caem na jogada!

E este interior não preocupa os politicos?

A GNR identificou na 'Operação Censos Sénior' 1.897 idosos a viver sozinhos em Viseu. O ano passado a Cáritas de Viseu atendeu 2925 famílias, o que se traduz num total de 8765 pessoas. Nos primeiros dois meses de 2012 os pedidos de ajuda já ascendem a 265 famílias e 762 pessoas. “Se continuar a este ritmo durante o resto do ano não sabemos como será”, alerta José Borges, presidente da direcção da Cáritas Diocesana de Viseu.

06/03/2012

Para desanuviar...


Mais um alerta do Sr. Bispo!

O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, está preocupado com o aumento da taxa de desemprego e com um possível aumento da “conflitualidade social”. “Com um desemprego a 14,8%, com o desemprego dos jovens a cerca de 35%, de facto, isto está a bater num tecto que ronda o impossível”, afirma D. Ilídio Leandro, em entrevista à Renascença. Para o bispo de Viseu, a crise financeira é apenas a ponta do icebergue. D. Ilídio Leandro diz mesmo que "não há lideranças capazes" de distribuir os bens de forma equitativa.

Uma década de noticias!


05/03/2012

Apontem esta data!

O edifício que terá acolhido a sinagoga da comunidade judaica de Viseu deverá ficar reabilitado até ao princípio do próximo ano, avançou o presidente da Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) Viseu Novo. Em declarações à agência Lusa, Américo Nunes explicou que a empreitada já foi adjudicada por 600 mil euros (mais IVA), faltando agora o visto do Tribunal de Contas para que a obra arranque.
“Presumo que, se tudo correr bem, teremos a obra pronta do ponto de vista de construção no princípio do próximo ano. Depois decorrerá o processo dos conteúdos”, explicou Américo Nunes, também vice-presidente da Câmara de Viseu.

Vozes pela Igualdade

Para assinalar a comemoração do Dia Internacional da Mulher, a Promover - Consultores em parceria com a Companhia DeMente e com o apoio do Instituto Politécnico de Viseu.apresenta o espectáculo "CONTR@LTO - VOZES PELA IGUALDADE", no próximo dia 8 de Março às 21:30 na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.

Reservado a Sócios (e nem todos!)

E pouco mais há a dizer quando a propósito da "campanha laranja de lugares comuns" vista da tribuna há um comentador anónimo que pergunta se se partilham os assuntos debatidos no seio da família com a sociedade Viseense!

Frost Time!

A jóia dos Séniores!


Lamentável, mas é o que são e o que temos!

O apagado Mota Faria provávelmente animado pelo resultado das concelhias resolveu dar um ar da sua graça... no que de imediato recebeu a habitual resposta de José Junqueiro!

O melhor da região!


04/03/2012

No rescaldo...

Guilherme Almeida é um produto da JSD e conhecedor do modus operandi destas estruturas estudantis até pela experiência recolhida na UEC dos seus tempos de estudante. Impressão minha ou a irreverência e atitude critica foi pouco visível por parte dos Jotas nesta campanha que até a dada altura optaram por apoiar uma das candidaturas que veio a perder nas urnas? E agora ficarão os Jotas à espera do acerto de contas ou afirmarão a sua diferença?

Por uma boa causa!

Hoje pelas 17h00 no Pavilhão Inatel Viseu segue o campeonato nacional da 2ª Divisão de Futsal VISEU 2001 - FARLAB. A entrega de material escolar dará acesso gratuito ao jogo. O material recolhido será enviado para Dili (Timor). Apoie o Viseu 2001 e contribua (com material) para esta acção solidária.

Balanço eleitoral

O vencedor
 O vencido

Viseu em Orientação Nocturna!


Acompanhe aqui a prova nocturna pela cidade de um atleta no último POM 2012!