17/03/2012

Apertem os cintos! Vamos sobrevoar Viseu!

O Rotundas - 8ª edição!

O que nasce torto...

Junho de 1540, o homem anunciou: “Saibam todos os senhores habitantes desta cidade, que não terminará este dia sem se ver a maior das maravilhas, a qual vem a ser um homem desta cidade voar, com asas feitiças, da Torre da Sé ao Campo de São Mateus, pelo que responde por sua pessoa e bens, João de Almeida Torto”. 
História ou Lenda? Seja como for a peça estreou em Lisboa no Teatro D. Maria II. E por cá não há palcos?

Hoje pela tarde!


Conhece a VISEUPÉDIA? Trata-se de uma edição de fichas/cromos coleccionáveis, com periodicidade mensal, versando temáticas de índole cultural e/ou natural, relativas ao Património do Distrito de Viseu. Cada ficha/cromo contém um texto original e uma criação gráfica, igualmente original sobre o tema em causa. Iniciativa da “Projecto Património”.

16/03/2012

Está quase, quase...

O Rotundas desta semana está atrasado como já devem ter dado conta mas não desesperem... a impressão já começou e em breve estará nas bancas!

Para recordar o Portugal "O" Meeting 2012


Pensando à volta da rotunda!

Texto de opinião publicado na edição 522 de 16Mar do Jornal do Centro

O que têm de comum os movimentos de um carrossel, uma máquina de lavar a roupa ou um automóvel a contornar uma das muitas rotundas da cidade?
Fácil não é? Em todos esses movimentos é possível distinguir a existência de dois estímulos opostos. São de forma simples o resultado de duas acções a que se chama força centrífuga e força centrípeta e como são opostas provocam o que os físicos classificam de inércia.
Por essa razão, um veículo ao contornar as rotundas da cidade, exerce uma força centrípeta, para dentro, sobre o corpo. Já o corpo opõe-se a ser puxado lateralmente e, de acordo com a terceira lei de Newton, exerce uma força para fora, a força centrífuga, igual e oposta à força centrípeta; uma age no corpo, a outra age no carro, se a memória não me falha nesta breve explicação. Temos pois que a inércia é uma propriedade física da matéria. Todos os corpos são preguiçosos e não desejam modificar o seu estado de movimento: se estão em movimento, querem continuar em movimento; se estão parados, não desejam mover-se. E aqui chegados pergunto se já repararam que a cidade numa perspectiva aérea parece ela mesma uma gigantesca rotunda? Está então encontrada a razão para a existência de alguma inércia que tolhe o desenvolvimento e a capacidade de afirmação positiva da cidade?

15/03/2012

A Maçonaria já não é o que era!

Imaginem lá que a Maçonaria até vai levar a cabo uma iniciativa pública no dia 23 de Março cá no burgo! E esta, hem?

Investimento na Educação!

A Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Ribeira, localizada junto ao recinto da feira semanal e do Rio Pavia, deverá entrar em obras até ao final deste ano. De acordo com informações da autarquia, a requalificação daquele estabelecimento de ensino deverá custar quase dois milhões de euros e prevê não apenas a remodelação do actual edifício, onde também funciona um jardim-de-infância, mas também a construção de um bloco novo, aumentando assim para quase o dobro de salas de aulas existentes.

Fica o alerta!



A PSP recebeu, em Janeiro e Fevereiro, seis queixas por ‘cashtrapping’, um sistema de burla em caixas ATM, nos distritos de Lisboa e Viseu. A PSP lançou ontem um apelo à população para estar prevenida contra o crime, pelo qual estão indiciados 25 suspeitos, na maioria estrangeiros.
in CM

Enquanto uns falam nós fazemos! Onde já vi este lema?

Mais vale Autarquia prevenida que remediada!

Porque a chuva teima em não cair este Inverno, a Câmara de Viseu viu-se obrigada a fechar por precaução,em Janeiro, as comportas da Barragem de Fagilde. A situação é inédita já que o fecho costuma acontecer perto de Maio.

14/03/2012

Assim se reforça a coligação!

Os deputados do PSD Viseu em visita pelo norte do distrito aproveitaram para acusar Daniel Campelo de inércia e lançaram um repto para que venha à região. No mesmo dia Hélder Amaral em visita pelo concelho de Moimenta da Beira tomou nota "das potencialidades do concelho e levou um conjunto de preocupações designadamente os problemas de acesso aos fundos estruturais" (...) mas pelos vistos esqueceu-de se referir que Almeida Henriques é o responsável por essa área!

Noutros tempos a solução era diferente!

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, pediu uma reunião aos comandantes da PSP, da GNR e da Polícia Municipal para tentar resolver o problema dos vendedores ambulantes que fazem negócio ilegal nas várias saídas da cidade. “Solicitei a reunião para acabar com o espectáculo que vi ainda este fim-de-semana”, justificou Fernando Ruas (PSD), durante uma reunião com os presidentes das juntas de freguesia do concelho

Caminhada por uma Academia Mais Solidária

Aqui fica o resumo da caminhada em período escolar cujo valor monetário angariado servirá agora para apoiar os estudantes mais carenciados presumindo que as 1000 t-shirts também tiveram solidário patrocínio! Pelo caminho parece que se perderam 3 centenas de estudantes que a esta hora, porém, já devem ter regressado à rotina das aulas!

Parto a ferros!

Depois de muita peripécia para não lhe chamar outra coisa mais ajustada chega finalmente a noticia da inauguração da Unidade de Cuidados Continuados (UCC) da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde. Além do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde esperado na cerimónia não faltará por certo quem venha reclamar os louros!

13/03/2012

Desta nem o Durão Barroso se lembrava!

Alto e pára tudo! Directamente de Bruxelas o ex-vereador traz-nos a luz redentora capaz de solucionar todas as crises!

Segue agora para a AR

Pelos vistos o Projecto de Dec Lei 18/XII Promoção e Valorização dos Bordados de Tibaldinho já foi aprovado na Assembleia Municipal de Mangualde!

A marca Dão Lafões

Link funiculado!

O Funicular entrou em manutenção e está parado até dia 16 de Março. A informação é fidedigna pois veio directamente do AJ pois já a da Câmara Municipal tem que se lhe diga... vá ao site oficial no directório da comunicação social e antes que mudem clique na linha Dia 08 - Funicular de Viseu - manutenção anual - 12 a 16 de março. Convêm é que não se enganem na factura a pagar por mais uma manutenção!

12/03/2012

Tragam a agulheta!

O ambiente de alguma convulsão nos Bombeiros Voluntários de Viseu não é recente e tem conhecido ao longo dos anos vários "focos de incêndio" e diversos "incendiários". Recentemente, com a saída do Comandante por imposição de limite de idade, com as propostas de condecorações que por lá se desenham, com a situação financeira pouco famosa que por lá se vive que segundo consta terá já obrigado a Direcção a contrair um empréstimo na CGD o que a ser verdade terá obrigado "alguém" a constituir-se como fiador do mesmo, com os desconhecidos contornos de uma suposta alienação de património, com a quebra dos transportes de doentes, com os conhecidos e ainda não resolvidos problemas resultantes da construção do novo quartel e com a época atípica de incêndios florestais que já se verifica e se adivinha poder piorar, poderão estar reunidos um conjunto de elementos altamente "inflamáveis" nesta Instituição de Paz que os viseenses e a região não podem dispensar nem devem desprezar!

Noticias do 14 de Infantaria!

Morcões e Javardolas XXXVI

Junto ao Clube de Viseu o morcão chegou e arrumou!

Um de Mangualde e outro de Viseu, será?

Falta justificada!

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Viseu vai realizar uma caminhada para angariar fundos que serão usados no apoio a universitários com dificuldades financeiras (...) Os organizadores tentam mobilizar os caminhantes com um argumento forte: os participantes estão dispensados das aulas.
Data: quarta-feira, 14 de março de 2012
Hora: 14h
Local: Serviços Centrais do IPV

Programação do Dia da Unidade



O Regimento de Infantaria 14 (RI14), de Viseu, vai ser agraciado, na próxima semana, mais concretamente no dia 19, com a Ordem Militar de Avis, atribuída recentemente pelo Presidente da República. A cerimónia que, ao que tudo indica deverá contar com a presença do primeiro-ministro, Passos Coelho, ou, pelo menos, com o ministro da Defesa Nacional, Aguiar Branco, será o ponto alto das comemorações deste ano do Dia da Unidade. in Diário Viseu

Boa sorte Joana!

A Joana Martins foi a vencedora do MTV VJ Casting Viseu. Segue-se agora nova fase nacional! 

Há vidas mais baratas mas não são tão boas!

78 – 01.02.01 - Pelo Senhor Presidente foi dado conhecimento do seguinte:
-1) “Visita Oficial à Costa do Marfim”:
O Senhor Presidente deu conhecimento ao Executivo Municipal da visita à Costa do Marfim, onde pode conhecer a dinâmica de um empresário de Viseu que tem uma atividade de grande expansão na Costa do Marfim na área das águas. Deu ainda conhecimento da grande manifestação de regozijo com a geminação e da forma calorosa como encaram o Município de Viseu.

11/03/2012

Adversários de balofa retórica, parceiros da dura realidade!

Já lá vai um mês que PS Viseu e PSD Viseu se vêm entretendo a devolver acusações mútuas, sem qualquer interesse do ponto de vista politico nem qualquer resultado palpável para o bem estar e melhoria da qualidade de vida dos viseenses! Esta semana, a troca de galhardetes continua numa novela que pouca audiência deve garantir além das claques partidárias, mostrando assim que só se entendem e acertam todos pela mesma bitola quando se trata de ignorar a região e a dura vida das suas gentes, como o foi no caso do voto a favor da introdução de portagens nas antigas SCUT's!

Malvada crise esta!

Viseu, 09 mar 2012 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Viseu está em apuros para equilibrar as contas e pagar os salários aos funcionários porque há utentes que deixaram de pagar atempadamente os encargos do ATL e da creche. (...) O responsável afirma que a organização católica é cada vez mais solicitada por “pessoas desempregadas e com carências de toda a ordem”, que pedem ajuda para pagar rendas de casa e contas de água, luz, gás e medicamentos.

ViseuPolis está para durar!

Uma das medidas anunciadas pelo Governo na sua proposta de Orçamente de Estado para 2012 é a extinção de oito sociedades Polis do País. (...) “A sociedade está em fase de liquidação há bastante tempo, só estamos à espera da assunção dos compromissos por parte do Estado”, revelou Américo Nunes, em declarações ao Diário de Viseu. Um mês antes destas declarações na Reunião de Câmara de 02 de Fevereiro votava-se favoravelmente a prorrogação do terminus da ViseuPolis sendo ainda de realçar uma série de problemas relacionados com a sua gestão tais como processos pendentes de expropriação em Tribunal, insuficiência de verbas para liquidar relativas a parcelas expropriadas, fundos comunitários não realizados... etc! O melhor mesmo é leram a acta...