23/03/2012

Aponte já na sua agenda!

(clique na foto para aumentar)

Numa época em que são cada vez menos os OCS locais, esta iniciativa da Rádio Escuro merece toda a atenção. Em "Terras de Barrelas" vão estar ilustres oradores como Pacheco Pereira, Sansão Coelho, Luís Martins e Joaquim Vieira  a discutir a importância e o contributo dos "media" no desenvolvimento regional.
A não perder dia 27Abr pelas 18h no Auditório Carlos paredes em Vila Nova de Paiva... além do passeio pelas belíssimas de "Fráguas" que vale sempre a pena!

Mais um cromo dos verdadeiros!


22/03/2012

Com ele sim, sem ele não!

Texto de opinião publicado na edição 523 de 22Mar do Jornal do Centro

Nem com eles, nem sem eles! Nesta frase se poderia de forma simplória resumir a relação que muitos cidadãos têm com a comunicação social pesando apenas as vantagens e inconvenientes da mesma, mas sem majorar os benefícios intangíveis da mesma. De facto, não basta estar informado ou ter acesso à informação para que se esteja consciente do que quer que seja. Mas sublinhe-se que o ter acesso a essa informação e estar informado possibilita desde logo uma abertura de horizontes, que é um ponto de partida para o conhecimento e para a expressão de uma cidadania participativa. Por cá temos assistido, nos últimos tempos, a um fecho de portas nalguns órgãos de comunicação social local e os que ainda subsistem deixam no ar a sensação de que não resistirão muito mais e em breve será mais sem eles que com eles. Até mesmo aqueles para quem isso possa ser indiferente perceberão a sua falta no dia em que o mudo silêncio da ignorância abafar o saudável ruído da comunicação. Por acaso, já imaginaram o que será vir a conhecer a vida da cidade apenas pela informação dos órgãos oficiais dos partidos, dos boletins e newsletters das instituições ou pior que isso apenas pela informação online como a sempre tendenciosa do blog Viseu Senhora da Beira, daquela sem ponta por onde se lhe pegue como d’O Rotundas ou pior ainda pelo “boato do diz que disse das 4 esquinas”? Voltaríamos aos tempos da era medieval, vivendo na globalidade cibernética, no entanto incapazes de destrinçar o real do virtual e muito próximos do pior dos cenários orwellianos! É por isso que também precisamos da imprensa local, para pensar global sem perdermos a capacidade de participação local.

À procura de novos mercados!

A Câmara de Comércio e Indústria Árabe Portuguesa, em parceria com a Câmara Municipal de Viseu, pretende realizar em Viseu uma sessão de “Apresentação dos mercados árabes”, seguida de esclarecimento de dúvidas das empresas participantes nesta iniciativa, acerca das potencialidades e oportunidades destes mercados, bem como as perspectivas de internacionalização das empresas portuguesas. (...) A referida sessão realizar-se-á no próximo dia 26 de Março, no auditório da Assembleia Municipal de Viseu (Solar dos Peixotos). Mais info aqui.

Agora fiquei mesmo curioso!

A "novela de Mundão" vai chegar ao fim e diz o JN que só três pessoas conhecem o verdadeiro final... mas que suspense!

Mais um passatempo!

A foto refere-se:
a) Imagens do filme The Godfather em exibição na EPMS
b) A um trabalho fotográfico de alunos da EPMS
c) A um secreto desejo do Presidente da EPMS
d) Nada disso mas sim... (a preencher pelo leitor)

21/03/2012

Chegou a vez da concelhia PS


Como era mais que provável confirma-se a (re)candidatura de Lúcia Silva à concelhia do PS Viseu. Só pelo lema escolhido e pela cor alaranjada da rosa até era capaz de vos adiantar já o rumo previsto mas vamos deixar que surjam as propostas e ideias sobre o futuro para Viseu!

Nem sim nem não!

Há um mês atrás a Concelhia de Viseu da Juventude Socialista (JS) lançou um repto à JSD para a implementação efectiva do Conselho Municipal de Juventude (CMJ) no concelho de Viseu... pelos vistos nem resposta tiveram!

Há mais Viseu na net

... e desta feita através do blog do Rui Santos, líder distrital do CDS que em tempos de vésperas se propõe a "falar de tudo um pouco com Viseu na proximidade e o País no horizonte".

O segredo por detrás do "avental"!

Sobre a iniciativa da Maçonaria agora já estão esclarecidos? Então leiam aqui e já ficam a saber!

20/03/2012

Pode esperar sentado!

Aqui vos deixo a carta reivindicativa do interior que o Louça veio escrever cá pelo burgo este fim de semana... e inspirado como ele anda até termina pedindo a concretização do imperativo constitucional da Regionalização.

Parabéns Viriatos!

O Regimento de Infantaria 14, de Viseu, recebeu ontem das mãos do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, o título de membro honorário da Ordem Militar de Avis, atribuído àquela unidade militar pelo Presidente da República por proposta do líder do Governo.

De pequenino...


Homenagem a João Soares

14 anos após a sua morte, João Soares, antigo presidente do Académico de Viseu, vai ser homenageado numa iniciativa que pretende recordar o homem e o dirigente, que durante cerca de uma década esteve ligado ao Clube Académico de Futebol, primeiro como chefe do departamento de futebol e depois como presidente do clube. (...) A festa, que será mais uma “celebração à vida”, decorrerá na tarde de 16 de Junho e constará de um jogo de futebol, sendo que uma das equipas será constituída por antigos jogadores do tempo de João Soares e terá como treinador João Cavaleiro, a que se seguirá um jantar no Hotel Príncipe Perfeito. As inscrições são limitadas, pelo que os interessados deverão proceder à sua inscrição até ao dia 28 de Maio, através do email  ou pelos telefones 968044320 (José Luís Araújo) e 918602228 (Diana Cardoso)

19/03/2012

Isto é como tudo, não há-de ser nada!

No caso dos Henriques nem é preciso consultar os oráculos ou ler Karl Popper para se questionar a teoria! Basta ler o que escreve o Miguel!

A crise na Rua Direita...


18/03/2012

Teoria da conspiração!

A Sábado desta semana traz-nos a noticia que o Ministro Relvas aponta o dedo a Almeida Henriques como responsável pelas "fugas de informação" no Ministério da Economia onde é Secretário de Estado com o nosso conterrâneo Ministro Álvaro Santos Pereira que ainda esta semana avisou que vai reorientar os fundos comunitários o combate ao desemprego "em vez de usar o QREN para construir rotundas". Ao ler isto veio-me à memória uma "teoria da conspiração" que atenta e bem informada leitora há dias deixou nos comentários do VSB segundo a qual "o Álvaro seria um Ministro a prazo desde o início já que foi empurrado para o lugar para ser queimado em lume brando e abrir caminho ao objectivo principal definido desde o início: nomear Fernando Ruas para Ministro da Economia. Segundo essa visão a ideia passaria por "colocar um conterrâneo no Ministério que de Portugal saiba muito pouco, coadjuvado por um outro conterrâneo fidelíssimo, e esperar que o Ministro faça todos os disparates que o seu desconhecimento do País e a sua inexperiência como governante anunciam". Se tivesse sido um leitor a deixar este cenário diria que o Ministro Relvas segue o VSB... agora fiquei com medo!

Não digam que eu disse!

Ao que consta está confirmada a vinda do PM Passos Coelho amanhã às cerimónias do RI 14 mas não espalhem nem comecem a enviar sms a convocar o comité de recepção porque ao que parece é quase segredo de Estado!