30/03/2012

Ver com olhos de ver!

Texto de opinião publicado na edição 524 de 30Mar do Jornal do Centro

“O essencial é invisível aos olhos”, disse um dia Antoine Saint-Exupéry e, tal como capturamos um momento com uma fotografia, basta olhar para apenas ver imagens de um instante. Ver com olhos de ver é bem diferente e implica maior actividade no córtex cerebral. Olhamos tanto e apenas vemos o que nos interessa ou, melhor dizendo, aquilo que a nossa curta capacidade consegue discernir. Olhar com olhos de ver é mais que isso, é alcançar mais longe, é ser capaz de distinguir as formas e as sombras do que é importante e saber contextualizar tendo em conta o momento. Infelizmente, por ser mais fácil, quase sempre se vê o mesmo, sem querer ver mais, muito mais. Somos assim. Todos ou quase todos.

Hino de apoio à Selecção Nacional


Hino Selecção 2012 é nome do tema produzido pelo Pianista e compositor Viseense Paulo Lima, que surge com o intuito de contribuir para o êxito da equipa das quinas sendo a letra da responsabilidade do Autor Eduardo Jorge.

Depois de ter produzido em 2008 o Hino de apoio à Selecção, baseada na célebre frase do Dr. Fernando Ruas, Viseu Rima com Europeu Selecção Rima com coração, Paulo Lima, respondendo ao apelo de Cristiano Ronaldo, demonstrou com este apoio o seu contributo à vitória da Selecção Nacional. O compositor e Produtor Paulo Lima tem vários trabalhos editados e produzidos, em vários Países, sendo reconhecido no panorama musical nacional e internacional.

29/03/2012

Canal TV do Município de Viseu, conhecem?

A imagem acima reporta-se ao lançamento do projecto da TV do IPV ainda era seu Presidente o Dr Antas de Barros! Agora, se tiver paciência clique aqui e ouça as declarações do Dr Fernando Ruas. Se não quiser perder tempo adianto-lhe que a dada altura o nosso Presidente afirma que "a Câmara Municipal se prepara para lançar um instrumento em tudo idêntico no dia 10 de Abril"... e presumo eu que se referiria a Abril desse longínquo ano de 2006. Daí para cá a Edilidade gastou só com uma empresa tanto quanto gastou na novela da TVI, aproximadamente 45.000 euros em conteúdos de "Execução de Reportagens para o Canal TV do Município de Viseu e para a edição de filmes temáticos, Instalação do 1º. Ponto adicional- Canal TV do Município de Viseu- Piscinas Municipais do Pórtico do Fontelo em Viseu, Instalação de 2º ponto do Canal TV Corporativa do Município, Gestão Manutenção Canal de TV do Município de Viseu, por 2 Anos," etc...
Sim, leu bem e por isso se me puderem indicar como sintonizar, localizar online ou visualizar in loco a TV Corporativa do Município agradeço a informação! Há quem esteja certamente, à espera de resposta da Autarquia sobre outros canais da Tv Cabo mas eu já ficava satisfeito de ver só esse Canal TV do Município de Viseu

Sobre a reforma do poder local

O presidente da ANMP considera ainda que o PS nunca deveria ter sido deixado de fora da reforma do poder local ao nível das freguesias. Para ouvir mais aqui Antena 1 - Entrevista a Fernando Ruas

Tempos negros...

“Estamos quase no ponto zero. Anteontem tivemos que comprar bens alimentares para fazermos alguns cabazes para serem distribuídos, mas em termos de bens alimentares não temos nada”, lamenta Fernando Borges à Renascença.

FlashMob Viseu Março 2012


Da água também se faz vinho!

A produção de vinho na região do Dão está ameaçada pela prolongada seca que se regista actualmente e pelo frio extremo de Janeiro e Fevereiro, cuja consequência mais visível é um atraso generalizado na rebentação das vinhas. O presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVRD), Arlindo Cunha, admitiu à agência Lusa a "preocupação de todos aqueles que estão no sector do vinho" no Dão e admite que "este ano as probabilidades de haver problemas são grandes".
in Lusa

Citroen fecha turno em Mangualde

Na fábrica da Peugeot-Citroen, em Mangualde, foi cumprido o último horário nocturno. Para fazer face às quebras nas encomendas, a empresa dispensou 350 trabalhadores, em grande parte jovens, que estão agora dispostos a procurar emprego fora do país

28/03/2012

Quem com ferro fere, com ferrinhos será... arguido!

O ex-presidente da câmara de Mangualde, Soares Marques, de 63 anos e o então chefe de gabinete, Ferrinho, de 56 anos, foram constituídos arguidos, suspeitos de terem subtraído um elevado número de documentos pertencentes à autarquia e que agora foram encontrados nas suas residências
in JN

E se as alternativas fossem melhores mais perderia!

O relatório do Instituto Nacional de Infraestruturas Rodoviárias (INIR), divulgado recentemente, informa que se perderam, no quarto trimestre do ano de 2011, nas concessões do interior e do sul (A22, A23, A24 e A25), 13 mil e 990 viaturas relativamente a 2010. (...) Desde que as portagens foram inseridas nas antigas SCUT que se tem verificado uma perda diária de viaturas em circulação (...) A A25, Beira Litoral/ Beira Alta, regista 18% de perda.

A brincar também se aprende!

Se não fosse cá por coisas até dizia a resposta!

E se de repente a PJ se tivesse lembrado de pedir a acta da CIM Dão Lafões onde foi decidida a extinção da Lusitânia, ADR? Terá sido por o site oficial ter sido hackeado?

Prioridades!

Face às recorrentes noticias sobre mortes de emigrantes na Venezuela desde o inicio do ano e preocupado com esta situação que envolve cidadãos portugueses, o eurodeputado Nuno Melo do CDS dirigiu uma pergunta à Comissão Europeia (CE) no sentido de perceber de que forma é possível ajudar a resolver este problema. A resposta da Alta Representante, Catherine Ashton, chegou agora... a do responsável do Governo Português essa por certo demorará mais! O nosso conterrâneo e SE das Comunidades José Cesário deve andar ocupado em verificar da disponibilidade de 24 horas do reeleito companheiro Guilherme Almeida em prol do trabalho da concelhia laranja!

27/03/2012

Da série "Frases para a vizinhança"

Fernando Ruas não admite candidatar-se a um concelho vizinho. "Passei a minha vida como autarca a tentar fazer bem ao meu concelho e não há ninguém com capacidade de me castigar a não ser o povo", destacou. Se fosse para outra câmara "iria sempre com remorsos". "Havia de estar no gabinete na outra câmara e a pensar que mal é que eu fiz aos cidadãos do meu concelho", afirmou.

O Rotundas - 9ª edição!

26/03/2012

Viajando pela blogosfera!

conversas na tribuna que são imperdíveis... e gotas de água que podem fazer transbordar o copo ou como diz o ditado, água dá, água leva!

Os dados estão lançados!

No PS Viseu a contagem de votos já começou... a julgar pelos comentários em número e conteúdo aqui deixados já pouco falta para repetirem em dose reforçada os erros que há uns tempos a esta parte se apontaram ao PSD local. Os candidatos são Filipe Nunes com o lema Reafirmar o PS, ganhar Viseu e a actual líder concelhia Lúcia Silva com o lema PS com rumo, Viseu com futuro e à medida que forem apresentando as suas ideias e propostas em breve descobriremos se irá o "PS reafirmar o seu futuro e tomar rumo para ganhar Viseu" ou manter o apagado papel na oposição a que já nos habituou!

Oh lá, temos blogger!

O Rui Santos, líder distrital do CDS Viseu, se continua assim arrisca-se a ganhar muitos leitores... e alguns dissabores!

Balanço do Congresso!

Do congresso laranja do fim de semana ficámos a saber que o Partido pouco se renovou, deitou no lixo as boas ideias da JSD, que Viseu além do repetente Fernando Ruas na Mesa do Congresso não pontua no Nacional e apenas Tondela marcou um ponto na CPN mas a JSD Regional já conta com um emplastro. E esta, hem?

25/03/2012

O que conta são os números!

E aqui fica mais um diagnóstico - prognóstico feito com Olho de Gato acompanhado da leitura da Tribuna de Viseu sobre a boa imprensa de Almeida Henriques! Indiferente a tudo isto Fernando Ruas é reeleito Presidente da Mesa do Congresso do PSD com 89% dos votos!

A Terra também é redonda e gira à volta do eixo!

Fico satisfeito por verificar que com a Tertúlia à volta do Acordo Ortográfico alguns dos participantes tenham ficado mais despertos para a importância do assunto e abertos à discussão sobre o mesmo. O nosso conterrâneo e deputado Acácio Pinto assumiu mesmo a defesa "acaciana" do Acordo Ortográfico em texto publicado no Diário de Notícias. Não teve que esperar muito pela "aventada resposta"!