25/05/2012

Desabafo à navegação!

Quem me conhece sabe que em toda a minha carreira sempre ocupei mais o tempo com o soldado na parada que com o general no gabinete, apesar de entender que as duas situações são importantes. É no gabinete do general que se idealiza a acção, mas é na parada com o soldado que se faz acontecer, se inspira e se motiva. Fazer acontecer preenche-me mais que ver acontecer, pois é com o Homem que se constrói a Ideia. Vem isto a propósito, e certamente que os mais atentos leitores já o perceberam, do registo mais pausado e reflectido do VSB. São essencialmente 3 as razões porque isso acontecerá , de forma mais notória, de ora em diante, até atingir o equilíbrio e a paz interior tornando-os na rotina que almejo alcançar nesta fase da minha vida.
A primeira razão, de ordem familiar, impõe-me que dedique a meu pai todo o amor e carinho que, minuto a minuto, precisa e merece nesta luta inglória que diariamente trava contra um cancro assassino que velozmente lhe mata a ele o corpo e a mim o espírito.
A segunda, de ordem pessoal, pela sensação que há uns tempos a esta parte transporto da vontade de parar um instante para melhor reflectir a realidade.

Estão "dispersos" mas vamos ajudar a juntá-los!

O nosso conterrâneo António Nunes tem tentado encontrar amigos e colegas dos anos 60 que com ele passaram a juventude nos bancos da então EIC Viseu, hoje Escola Emídio Navarro, mas parece que levaram sumiço. O Carlos Alberto, o Jorge Borges Campos, o José Joaquim e outros são alguns dos colegas que o António se recorda. Caso saibam de quem se trata ou caso possam de alguma forma ajudar aqui fica o email para contacto.

Não é por nada mas e se...

... por acaso na lista da Lúcia Silva cuja moção se desconhece constasse o nome de algum dos "ex-vereadores desertores" que diriam os leitores? Que estou a sonhar ou que depois do que a candidata manifestou nesta entrevista ao Jornal do Centro é mentira?

23/05/2012

Histórias da JSD


Filipe 1 - Lúcia 0

O Filipe Nunes já colocou a sua Moção de candidatura em discussão e teve o cuidado de a enviar para meu conhecimento e como tal aqui a partilho para leitura dos interessados.

A não perder na nossa Cidade!


22/05/2012

O Rotundas - Edição nº 14

Apoie quem precisa! Colabore com o BA Viseu!


Uma boa "Ferramenta" é meio caminho andado!

E já agora caro leitor, sabe o que é a Ferramenta Zine?

PROVE em Viseu

A partir de próximo dia 1 de Junho o PROVE Chega a Viseu. As entregas serão feitas à 6ª feira, entre as 17 e as 19h30, no Quartel da Paz, Campo da Feira de São Mateus, ou ao domicílio. As encomendas poderão ser feitas em www.prove.com.pt/encomendas  
Para mais informações contactar o núcleo de produtores de Viseu através do 93 490 58 55.

Do que se ouve por aí...

Consta (gosto desta palavra no VSB pois para alguns é lida como "sem margem para dúvidas") que os novos elementos do comando dos Bombeiros Voluntários de Viseu são votados amanhã à noite. Os escolhidos são:
Comandante: Luís Duarte
2º Cmdt: José Luís Teixeira
Adjunto do Comando: Rui Nogueira

21/05/2012

Sentido de voto!

Numa iniciativa que se saúda e que marca pela positiva em relação ao péssimo exemplo deixado nas ultimas eleições concelhias pelas hostes laranjas, o PS promoveu hoje pelas 21h no Solar dos Peixotos um debate aberto à sociedade civil com os candidatos á concelhia rosa. O debate entre Filipe Nunes e Lúcia Araújo da Silva a que tive oportunidade de assistir foi moderado pelos jornalistas Amadeu Araujo e Tiago Virgílio Pereira. A imprensa fará a análise do debate mostrando por certo um Filipe Nunes mais desempoeirado que a sua adversária mas quero desde já deixar aqui claro que entre os dois candidatos o meu sentido de voto vai sem reservas para o... Amadeu Araújo!

Coração de Jesus, vítima dos pecadores, tende piedade de nós!

Uma funcionária da Junta de Freguesia de Coração de Jesus, em Viseu, fez queixa na PSP contra o presidente do órgão autárquico, Diamantino Santos, por a ter agredido.
Vera Farias, de 30 anos, contou ao CM que o caso aconteceu após ter pedido para ir à casa de banho e tomar o pequeno-almoço, no dia 9 de Maio. O autarca terá dado o aval e depois recuado. "Tu não vais a lado nenhum, quem manda aqui sou eu", gritou. A funcionária, que trabalha ali há 12 anos, questionou o autarca. "Depois ele empurrou-me contra uma secretária e, com a mão levantada, disse: ‘enquanto eu cá estiver vou infernizar-te a vida’", recorda a mulher, que tem "pavor de continuar na Junta". Contactado pelo CM, Diamantino Santos apenas disse que "o processo está a ser tratado por quem de direito e que o caso será resolvido em tribunal".

O blog feitos pelos leitores!

(...) a abertura do Caminho Português Interior de Santiago  dia 24 deste mês. Contudo, como um aficionado que sou destes caminhos e da prática de BTT, já percorri todo o caminho no troço do concelho de Viseu e ainda uma parte do concelho de Castro Daire e podemos constatar o seguinte. O caminho tem partes urbanas e rurais no troço de Viseu, sendo a parte mais interessante, no aspecto paisagístico e patrimonial, a descida para o Almargem pela estrada romana, enquanto que o caminho a partir desta localidade e dentro da freguesia de Calde é bastante duro. Relativamente à marcação com as tradicionais setas amarelas, a mesma deixa muito a desejar no concelho de Viseu, sobretudo nas partes mais urbanas, uma vez que quem fez a marcação esqueceu-se que o caminho, que irá ser percorrido por milhares de caminheiros, não será só feito a pé mas também de bicicleta ou a cavalo. As setas são em número insuficiente, são muito pequenas e em alguns casos o amarelo muito claro e pouco visível, muitas estão quase escondidas, quer nos passeios, quer nos postes e ainda a falta das tradicionais placas azuis com a seta e a concha nos lugares mais difíceis. Ao contrário de Viseu a marcação no troço de Castro Daire é excelente, utilizando placas visíveis e setas maiores e muito bem colocadas, para alem de colocarem o x amarelo e azul para indicar que não é o caminho. Desta forma, gostaria que desse a conhecer este assunto para que desta forma a Câmara Municipal de Viseu e os responsáveis por este projecto intermunicipal melhorassem quanto antes a marcação que fizeram e divulgassem este projecto (http://cpisantiago.com/), que nem no site da câmara aparece.
José Sidónio Silva

20/05/2012

Estou que nem posso!

Primeiro foi Miguel Ginestal do PS e agora o meu amigo Guilherme Almeida do PSD também me "desamigou" do Facebook! Há dias de azar...

Ainda há quem não baixe os braços!

Não passaram ainda dois meses, desde que fechou as portas, e já se anuncia a reabertura da Pastelaria Horta, o secular salão de chá localizado na Rua Formosa, cujo encerramento deixou mais pobre a cidade de Viseu. A boa nova foi confirmada ao VR por Paulo Cunha Mendes, empresário de Aguiar da Beira, que aponta o mês de Julho para a reabertura do estabelecimento.

Tanta casa sem gente e tanta gente sem casa!

Todos os dias, no distrito de Viseu, há uma família que já não consegue pagar a prestação da casa, e não tem outro remédio que não seja a sua devolução à banca. Números avançados ao VR pela Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), revelam que só nos primeiros três meses deste ano, de um total de 2.300 imóveis entregues no país em dação em pagamento, tanto por famílias como por promotores imobiliários, cerca de noventa foram no distrito de Viseu. (...)