20/07/2012

Aula de Sentido de Estado!

A aula começou aqui e continuou pelas redes xociais!

Descubra as diferenças!

2012 na Coreia do Norte

2012 Viseu

Fica a promessa!

Esta semana os Bombeiros têm tido a vida dificil e de acordo com as noticias pouco facilitada! A razão essa, depreende-se... veja aqui esta foto! Se por acaso conseguirem sem recurso ao Photoshop enviar-me uma foto do Dr Fernando Ruas em semelhante cenário prometo que divulgarei os 3 nomes do envelope!

19/07/2012

Antes assim!

Na última reunião do PS, João Azevedo prometeu dar atenção permanente o encerramento de serviços no distrito e deu como exemplo o InCI na Loja do cidadão de Viseu lembrando que tutela é de um ministro de Viseu (com mais dois secretários de estado viseenses nesse ministério)... pelos vistos alguém em Lisboa os ouviu tendo os serviços já sido reactivados e a decisão revogada!

O Amadeu não dorme em serviço!


Um funcionário de uma conservatória do Instituto dos Registos e Notariado (IRN) desviou, ao longo dos anos, uma verba que se suspeita ser superior a um milhão de euros. Duas contas bancárias foram encerradas e a Inspeção do Ministério da Justiça, que tutela o IRN, chamada a investigar. Há suspeitas que situações semelhantes ocorram noutros serviços do IRN devido a falhas no controlo das receitas cobradas.
O desfalque, que ocorreu numa conservatória de Viseu, foi detetado em finais de junho durante “uma conferência dos mapas das receitas que não estavam de acordo com o controlo contabilístico central”, apurou ‘O Crime’ junto de fonte do Ministério da Justiça. Habitualmente as receitas “são depositadas em duas contas bancárias de onde são depois transferidas, no final do mês, para o IRN e para vários outros departamentos do Ministério da Justiça (MJ) que recebem parte dos emolumentos”. O desfalque terá sido feito com “recurso a transferências bancárias”. O funcionário “já estava há muitos anos na conservatória e detinha um elevado nível de confiança que lhe permitiu aceder às palavras-chave de outros funcionários que também movimentavam as contas bancárias”. 

Comecem a preparar a prancha!

A 2ª etapa do circuito nacional de skate - DC Skate Challenge by MEO - decorre a 21 e 22 de Julho no Skate Parque de Viseu.

Mais um que me vai desamigar! Querem apostar?

José Cesário, o ilustre SE e nosso conterrâneo com tanto problema das comunidades emigrantes espalhadas pelo mundo fora parece mais interessado em pénis e aeroportos ou é impressão minha?

Proposta ousada!

Amigo Joaquim Alexandre, já escuso de gastar os neurónios porque creio que com esta resposta do Miguel Fernandes fica tudo dito. O João Azevedo agora que diga o que pensa desta proposta do... Carrilho!

18/07/2012

Rastreio à memória!

"(...) dado desconhecerem em absoluto o "assunto"... aconselha-se que telefonem ao Vale e Azevedo, especialista na matéria e que poderá ajudar a elaborar resposta mais ajustada à requerente!

O blog feito pelos leitores

Carta aberta de um Paciente da Autoridade - Viseu

Ex.mo Senhor Director Nacional da PSP
Ex.mo Senhor Comandante Distrital da PSP de Viseu

Venho pela presente apresentar a minha mais veemente indignação pela situação presenciada no parque de estacionamento de uma superfície comercial na cidade de Viseu.
Como se comprova através das fotografias em anexo, o carro patrulha da PSP da marca Citroen, modelo Xsara com a matricula xx-xx-xx, encontrava-se indevidamente estacionado num lugar reservado ao estacionamento de veículos de transporte de pessoa com deficiência.
Esta situação foi registada ontem dia 13 (sexta-feira) pelas 22:15h.

17/07/2012

Tolkienesco

Em resumo, nesta crónica que "narra o conflito contra o mal que se alastra pela Terra-média", o Alexandre Santos ao querer evitar que o "Anel do Poder" volte às mãos do "Senhor do Escuro" acaba por ser candidato a ver o nome inscrito na lista dos "cidadãos dispensáveis" cá do burgo!

Até a barraca abana!

Hoje a Terra tremeu em Tondela. A réplica vai fazer sentir-se em breve cá por Viseu e é expectável que se faça sentir com outra intensidade sobretudo junto das hostes laranjas!

16/07/2012

Coronel na reserva… mas nem tanto!

Texto de opinião publicado na edição 539 de 13 de Julho de 2012 do Jornal do Centro

O coronelismo é uma expressão usada no país irmão para definir a complexa estrutura de poder que tem expressão no plano municipal, exercido com hipertrofia privada sobre o poder público. Durante a chamada República Velha no Brasil, o coronel conseguia o voto do eleitor por meio da violência caso o eleitor o traísse, votando em outro candidato, podia perder o emprego e ser “surrado pelos capangas” ou pela troca de favores. Com o aumento da cultura política da população, começou a haver uma certa oposição ao coronelismo e surgiram a par dos coronéis situacionistas os coronéis oposicionistas. As denúncias de corrupção e crimes de colarinho branco começaram a ser divulgadas pelos media e as mesmas figuras de poder surgiram com uma nova roupagem – os "caciques", cujo traço principal é a chamada política clientelista e de mão-no-ombro, marcada pela concessão de favores e nomeações de cargos públicos, da garantia de emprego, etc. Vem esta referência histórica a propósito do “low profile” que tinha decidido impor-me por principio e ao exercício discreto da cidadania participativa ciente que de contrário nada mudarei do mundo e só arranjo “amigos do peito”, mas quando tropeço em situações do exercício prepotente do poder e da ausência de escrutínio o meu “mau feitio” obriga-me a fazer o papel do “coronel da oposição” já que aqueles que foram eleitos para esse fim há muito que dele se demitiram e só voltarão com a conversa que estão próximos dos viseenses por ocasião de novo acto eleitoral.

15/07/2012

Já era tempo!

O Rui Santos prometeu e cumpriu... deixou passar algum tempo e volta à blogosfera a falar de um tempo em que estamos, vésperas de um tempo que chega!