08/09/2012

Parabéns à JS Viseu!

Hoje foi dia de corrida às urnas na JSD. Contados os votos, Filipa Mendes venceu por 35-34 e do que foi possível observar conclui-se:
- A Força da Juventude já não é o que era e a legitimidade então nem se fala;
- A JS fez toda a diferença nesta eleição;
- O Mourinho da politica laranja continua a ser o maior estratega eleitoral;
- O vice rei do Rossio fica mais afastado da corrida;
- O debate interno sobre as propostas apresentadas fica adiado para próximo acto eleitoral;
- Os jotas laranjas entre uma escolha má e outra ainda pior optam sempre por esta última;
- Os próximos tempos prometem!

O Professor do Relvas!

Feliciano Barreiras Duarte, Secretário de Estado Adjunto e antigo professor do curso de Ciência Política e Relações Internacionais na Lusófona em Outubro de 2006, a mesma universidade que conferiu o diploma de licenciatura ao seu amigo "Dótor" Relvas, aparecia aqui há uns anos com frequência na Gazeta das Caldas, imaginem só, por liderar a luta contra a introdução de portagens no Oeste enquanto as populações não beneficiassem de estradas alternativas. Ao que parece, desde que chegou ao governo ficou sem tempo para a luta contra as SCUT. Actualmente defende que os portugueses tiveram nas últimas décadas hábitos de vida de "ricos" e hábitos de trabalho de "pobre" embora logo de seguida se disponha a fazer de corta-fitas numa obra do Museu de Portalegre com custos de 1,4 milhões de euros ciente que "não podemos ignorar a crescente importância dos suportes digitais". A isto se chama uma vida política guiada pela coerência. Como é um homem atento, o colaborador directo de Relvas, responde no Facebook à questão colocada pelo deputado Hélder Amaral ao Governo sobre a recente e polémica colocação da coordenadora na Loja do Cidadão de Viseu. Vale a pena lerem  aqui... das duas uma, ou julga que é especialista em lançar areia para os olhos ou acredita que os beirões são burros!

07/09/2012

Diálogo de gerações na rentrée!

Texto de opinião publicado na edição 547 de 07 Set 2012 do Jornal do Centro

No habitual café da tarde a discussão fazia-se à volta do tema para o texto de opinião do Jornal do Centro, mas a escolha revelava-se de difícil consenso. Dizia um, e porque não analisamos o resultado das dezenas de viagens a cidades geminadas, leia-se circuito de turismo autárquico, que o Executivo encetou ao longo do mandato. Demasiado curto e fácil de resumir a uns memoráveis carimbos, para mais tarde recordar, no passaporte do Edil da cidade com melhor qualidade de vida. Dissertar sobre a política cultural da cidade? Gargalhada geral, resta a necessidade de repensar o tema. Sobre o planeamento estratégico da cidade para a década que se avizinha? Novo obstáculo, na via da Pólis, longínquos vão os tempos do planeamento lançado pelo saudoso Engrácia Carrilho. Conseguir sentar à mesma mesa diversas vertentes e sensibilidades sociais no sentido de recolher os contributos que resultariam no desenho da cidade para a década seguinte é caso raro na sociedade portuguesa. Fernando Ruas graças a este planeamento aliado a fundos comunitários sem fundo conseguiu apresentar obra física. Daí para cá, houve muitos workshops, congressos, reuniões, plataformas, etc mas todas sem o carácter pragmático e interesse público que fizessem a ponte com o futuro e que catapultassem Viseu não só na esfera nacional mas também europeia e capaz de aguentar a crise que era previsível a par dos difíceis tempos que ainda teremos pela frente. Muitos soundbytes, muitos “pinantes” gastos na festa na Quinta da Malafaia, mas falta emprego. A prometida baixa de impostos? A magistratura de influência e políticas de captação empresarial? Falta visão estratégica e só se discutem pessoas!

Tabu ou presságio?

Na reunião descentralizada das freguesias, (...) o presidente da Junta de Vila Chã de Sá aproveitou para relembrar a questão da auto-estrada entre Viseu e Coimbra, “que nunca saiu do papel” e que é “o que falta a Viseu”. Lembrando as recentes vítimas do IP3, o autarca reiterou assim a necessidade do novo troço e Fernando Ruas disse aguardar uma resposta. “Dentro de pouco tempo, alguém com responsabilidade vai falar sobre esta estrada e vai atravessar-se”, garantiu.
Curiosamente perante esta "certeza" o Diário de Viseu publica a noticia ao lado da necrologia!

Amanhã em Suplemento...

No rescaldo...

No início da semana a Quinta da Sobreira, em Viseu, foi devastada por um dos maiores incêndios do ano. Hoje, já com o fogo extinto, fica apenas a destruição e um estranho silêncio... quebrado aqui pelo Amadeu Araújo!

A Retoma no CCV

Mais info aqui!

06/09/2012

Eu, cidadão...

A história podia resumir-se numa frase e vai tal e qual me a venderam: Centrão cria um cargo à medida, como um alfaiate faz um fato, e coloca uma senhora na Loja do Cidadão de Viseu sem concurso público. Mas os contornos da "cunha" merecem ser contados. Daniel Martins, o "trânsfuga" do PS de S. Pedro do Sul e hoje "cristão novo" do amigo SE Marco António Costa acompanhou hoje, até ao novo local de trabalho, a professora do ensino secundário (cujo curriculum e competências nas áreas de gestão estão por revelar) Ana Luísa Basto, colega da sua mãe Maria Manuela Martins não fosse dar-se o caso de entretanto se perder pelo caminho. 
A Loja do Cidadão que tem estado a esvaziar-se de serviços enche-se agora de "boys and girls" das máquinas partidárias. E bem pode a obtusa Cândida Almeida vir dizer que não há corrupção... há, nem que seja corrupção moral que nos princípios e valores é notória! Espera-se que o empenhado Hélder Amaral, o sempre bom de cacetada José Junqueiro, o afável João Figueiredo e a comunicação social esclareçam e acabem com esta pouca vergonha... ou falta dela!

Enfermeiro de Família!

Ou muito me engano ou esta candidatura da JSD devia chamar-se "Mais por Mim, Igual por Viseu"! Que me dizem?

Troca(dilhos)!

Miguel, então, nesse caso, troca por troca... se não te importas eu também continuo a preferir trocá-los pela beleza simples da juventude sem os vícios das máquinas partidárias!

Outros olhares no Palácio do Gelo


O Bereador no Youtuve!

Siga o regabofe que a Troika está de costas!

Viseenses, não se esqueçam de amanhã pela manhã cedo irem à Loja do Cidadão dar os parabéns à nova coordenadora dos coordenadores pelo novo cargo!

05/09/2012

De pequenino... se traça o destino!

A juventude anda cheia de força e de vira casacas! Na foto acima descubra qual dos jotas andou em 2009 vestido de rosa e e em 2010 já trajava de laranja? Será que está tão empenhado com a JSD em 2011, como estava com o PS nas autárquicas de 2009?

Em casa de ferreiro...

O nosso conterrâneo e SE Almeida Henriques, o senhor QREN, é um dos mais conhecidos especialistas "lusitanos" em executar fundos comunitários mas por vias das dúvidas pede aos amigos para realizarem a avaliação estratégica do QREN não vá o diabo tece-las! Vale mais espatifar com 200.000 euros do dinheiro dos contribuintes que comprometer outros voos futuros! 

Força, Soldados da Paz, não lhe dêem tréguas!

04/09/2012

Meias respostas, meias verdades!

Guilherme Almeida, conhecedor do valor do adversário socialista, já veio dar resposta à oposição "ligth" feita por Lúcia Silva. Para Guilherme, no seu estilo eterno jota, não foi difícil devolver a pedrada em quem tantos telhados de vidro tem. Os vereadores da 5ª linha votam a favor, sem saberem o que votam, para no dia seguinte perguntarem o que aconteceu. Mas, Guilherme Almeida vai mais longe e reafirma a sua transparente gestão à frente dos destinos da ADDLAP e se assim é, pergunto porque razão não torna públicos os relatórios de gestão e contas? Porque não segue Guilherme Almeida o exemplo do seu companheiro Marta que à frente da CIMRDL tem no seu site toda a informação disponível ao cidadão que se queira informar? Enviei ao mesmo Marta um email solicitando outra informação e sem complexos nem reservas aceitou facultar esses elementos. Que esconde afinal Guilherme Almeida? Apenas a sua bacoca teimosia, a sua reconhecida incompetência ou algo mais? Nestes casos, como em tudo, haverá sempre coisas que cada um interpreta à sua maneira mas quando ultrapassado um prazo de espera razoável temos de seguir outros caminhos.

03/09/2012

Mudanças de interesse!

Vai haver mudanças na Loja do Cidadão, mas fiquem sossegados que não é a instalação dos serviços no Centro Histórico nem sequer a favor de qualquer benefício público... é apenas e tão só no interesse pessoal!

Nas bancas...

in Editorial do Jornal do Centro

Voo picado!

A foto acima gamada no mural do Facebook do Amadeu Araújo mostra bem o estado de abandono a que o executivo camarário vetou o Aeródromo Municipal. Este equipamento que Câmara, Assembleia e mesmo os deputados eleitos deviam procurar rentabilizar na exacta medida do dinheiro público ali investido já foi, na ausência do interesse dos responsáveis directos, motivo de um grupo de cidadãos numa petição para ser transformado em aeródromo low-cost além da promessa de sucessivos Governos para a construção do Centro Nacional de Operações de Socorro (CNOS) alternativo. Hoje é mais um canteiro da cidade jardim!