29/09/2012

O papa milhas!

Afinal, e não é de agora, mas do Rio a Paris, de Berna a New Jersey, de Viseu a Bragança, do Hotel Marriott à Pensão Estrelinha, do Lux ao Sai de Rastos o nosso conterrâneo e SE José Cesário é mais conhecido que o Papa! Não acreditam? Pois, leiam!

Há mais Viseu na net...

e sob a forma farmacêutica oral.

Quem nunca viu Viseu, não sabe o que perdeu!

O Grupo!

O CDS PP de Viseu lançou neste comunicado um repto para colocar todos os viseenses a discutir a crise e o trabalho através de um grupo de discussão na Internet intitulado "Cidadania Activa pelo Trabalho" que por certo dará enormes resultados práticos. Podem começar já a deixar o vosso contributo aqui.

Em exibição este fim de semana em Mangualde!


É de aplaudir!

Ao principio nem queria acreditar mas é verdade... o Jornal da Beira tem agora a edição online!

28/09/2012

Hora de fechar contas!

Artigo de opinião publicado na edição 550 de 28 Set 2012 do Jornal do Centro

Se porventura Freud tivesse conseguido ler até ao fim a última entrevista de Fernando Ruas ao Diário de Viseu por ocasião do Dia do Município nem ele conseguiria explicar o indefinível e o absurdo da psique do nosso autarca de todos os autarcas, rei e senhor de infindável obra capaz de ser perpetuada em todas as pedras da calçada por onde ele arrastará penosamente até ao fim do mandato um fundo filosófico tão profundo que até Shakespeare se sentiria obrigado a alterar a tragédia de Hamlet, não fosse dar-se o facto de, tal como o entrevistado, já não serem personagens deste tempo. Mas, o subconsciente não pára, esse sim trabalha e com facilidade nos atraiçoa, e só isso poderá porventura explicar o conflito ideológico que leva Fernando Ruas a misturar Salazar com Putin ao fim de 24 anos de poder, humildemente desprezando a possibilidade de ter o seu nome em cada rua mas voltando daqui a 5 anos para aí sim, de bigode e cabelo brancos, o tentar de novo reescrever na história da nossa Viseu, Senhora da Beira.

Aceitam-se propostas de legenda menos irónicas!


27/09/2012

Como se escreve "almoços grátis" em linguagem cesariana?


E agora Sebastião?

O panorama da ausência de procura do IPV por parte dos alunos que concorrem ao ensino superior não se restringe a este ano de 2012, nem a crise tudo justificará, bastando atentar no que já o ano passado se verificou e ao facto de outros estabelecimento terem taxas de ocupação elevadas. A 2ª fase nesse ano não foi melhor pese o esforço feito pelo IPV para contrariar a tendência. O quadro negro da 1º fase confirma-se após o terminus da 2ª fase do concurso com 7 cursos sem um único aluno e outros 12 menos de 1/4 das vagas preenchidas, cenário este a que nenhum viseense pode ficar indiferente.
Na ESTGV os cursos de Tecnologia e Design de Mobiliário, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Electrotécnica ficaram por preencher acontecendo o mesmo com os cursos de Engenharia de Biossistemas, Engenharia Alimentar e Engenharia Zootécnica da ESAV. No polo de Lamego da ESTG Contabilidade e Auditoria (regime pós-laboral) também ficou a zeros! Os cursos de Engenharia Civil e Engenharia do Ambiente da ESTG têm 1 aluno assim como Engenharia Agronómica da ESAV e em Lamego Secretariado de Administração (regime nocturno) e Engenharia Informática e Telecomunicações registam a mesma adesão. Nos restantes cursos e Escolas o cenário não é famoso também com apenas 32% das vagas a concurso preenchidas sendo apenas 10 os cursos preenchidos na totalidade. Pelos vistos valeu de pouco terem ficado em 1º lugar  no que concerne aos institutos politécnicos portugueses sobre os sites oficiais no  estudo do MIT – Massachusetts Institute of Technology!

Louvor à pequenez de espírito!

Há uns tempos atrás a propósito dos Jardins Efémeros e da forma parcial como a CMV tratava este assunto um cidadão apresentou os problemas surgidos por esse facto à apreciação da Edilidade e recebeu de Américo Nunes, vice presidente da Autarquia, a seguinte resposta no dia 24 Set:
(...)
Assim, é de relevar que a organização logística das duas realizações não teve intervenção direta dos Serviços Municipais; pois tanto a “Jardins Efémeros”, como o “Workshop de Jazz”, foram conduzidos, no terreno, por organizações específicas, completamente exteriores à Câmara Municipal.
Aliás, confirmo a V. Exa. que os eventuais encargos financeiros decorrentes de contratação, via Serviços Municipais, implica, a priori, a sua cabimentação e consequente autorização de despesa; o que, efetivamente, não se verificou; pois a organização da logística e a gestão de cada um dos projetos esteve cometida a Entidades exteriores à Câmara Municipal.
(...)
Não tem, em consequência, a Câmara Municipal de Viseu qualquer responsabilidade ativa no processo que V. exa. alude.
(...)
Nesse mesmo dia o assunto sobe à AM que não aprova um voto de louvor por não referir explicitamente o envolvimento da Autarquia no evento. O tamanho do umbigo de Fernando Ruas na hora da saída é de facto cada vez maior... e já quase do tamanho da sua hipocrisia politica!

26/09/2012

Sem acordo, de acordo?

Este comunicado da AIRV que além de alertar para a grave situação que se vive no País aponta soluções e propostas de melhoria está francamente bom no conteúdo mas na forma, oh caro amigo Cotta, acha bem que se passe a escrever Cota só porque o segundo t não se lê?

Tal como prometido!


Continuamos na frente!

A mesma DECO do apregoado inquérito que coloca Viseu como a cidade com melhor qualidade de vida vem agora noutro estudo mostrar que afinal a cidade faz parte do trio das capitais de distrito onde o "encher o carrinho do supermercado" fica mais caro ultrapassando até cidades como Porto, Lisboa e Vila Real.

Em exibição!

Selar o Bereador!

 Farto de esperar pela vinda do correio resolvi ir eu aos Correios!

25/09/2012

Viseu 2032

Fernando Ruas e o séquito de vassalos do PSD local têm procurado passar a ideia que sobre a Auto Estrada Viseu x Coimbra "alguém em breve falará". A noticia veio no Diário de Viseu e curiosamente ao lado da necrologia mas, pelos vistos desta vez acertaram! O Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, deixou ontem a garantia de que a autoestrada Coimbra-Viseu está no topo das prioridades do futuro investimento rodoviário e (...) que esta intervenção deverá integrar o plano estratégico a 20 anos  que o Governo irá colocar em discussão pública no final do primeiro semestre do próximo ano. (...) que esta intervenção deverá integrar o plano estratégico a 20 anos (eu repito: VINTE ANOS) que o Governo irá colocar em discussão pública no final do primeiro semestre do próximo ano.

Há mais Viseu na net...

e por terras do Sol Nascente onde a viseense Regina Pinto mostra que filha de peixe sabe nadar pois, se assim não fosse não teria chegado tão longe!

E que tal uma geminação com Dili?

Um cidadão que procure por estes dias enviar um email à Assembleia Municipal recebe de volta a informação da foto abaixo. Para quem vê "em cada viseense há um activo para o presente e para o futuro e congregar essas forças no concelho é um desígnio permanente, urgente e estratégico” fica quase tudo dito!
E o resto fica confirmado quando for aqui procurar as actas da AM e a última que encontra é a de 27 de Fevereiro de 2012. Assim fica difícil confirmar a veracidade e em que contexto terá Fernando Ruas na última AM e no seu habitual estilo de lançar pedradas em sentido figurado, proferido a insinuação gratuita que "alguns andaram em turismo militar por Timor". Sem ser pretensioso vou aguardar que publiquem as actas para o perceber. Custa-me a crer que Fernando Ruas que, como turista autárquico acumula milhas de voo e locais difíceis de igualar por qualquer militar, se tenha referido a mim e mais me custa a crer que tenha proferido tal disparate em relação a algum dos soldados que me acompanharam na missão do Batalhão que deixou marca positiva e inquestionável da cidade e dos Viseenses em Timor aquando das eleições livres daquele País em 2001. Se porventura o fez em relação à minha pessoa esqueceu-se o Edil de mencionar as minhas "férias de 6 meses no Iraque"... aí sim, até na piscina do verdadeiro Saddam podia ter dado uns ricos mergulhos e nas casas de banho do Palácio muito me lembrei que ele também gostaria de ter visto, e replicado em Viseu, tal sumptuosidade. Afinal de contas "somos a Finlândia da velha Europa".

Radiografia à Radioterapia!

Há dias os deputados do PS na AR adiantaram o trabalho questionando o Governo sobre o Centro Oncológico de Viseu. O PSD à pressa fez hoje aprovar hoje na AM uma moção em defesa da radioterapia. O PS Viseu votou favoravelmente a proposta o que é de registar pela positiva mas deixa provada a oportunidade política da concelhia liderada por Lúcia Silva  a precisar cada vez mais de novas terapias!

Hoje foi dia de anúncio de "assaltos"!

O primeiro no mamarracho da Segurança Social onde as instruções de serviço são claras - onde se lê PS passe a ler-se PSD. 
O segundo no IPV onde o jovem (os quase 40 são os novos quase 30) de seu nome Osório com tantos cursos superiores inscritos no seu mural social como lugares tem a sua viatura do INEM inscreveu-se uma vez mais no ensino superior para poder cumprir as ordens do estratega Alves e do padrinho Zé de se tornar o mais idoso candidato a presidente da FAV.

23/09/2012

Churrasco socialista à chef Lúcia!


Dia de São Mateus e o PS não podia faltar à festa na Feira Franca. A ementa além do frango carbonizado e do vinho martelado tinha por sobremesa as eleições autárquicas. De um lado duas dezenas de apaniguados de Lúcia Silva, a pro-(radio)activa líder concelhia e do outro Filipe Nunes acompanhado por duas dezenas de derrotados. Em falta notada, além dos vereadores PS que ninguém conhece, a família Ginestal e muitos socialistas de renome e influentes do Partido. No final fez-se a digestão à sombra da ideia que Gualter Mirandez era melhor nem ser falado e José Junqueiro, qual pito de aviário, será empurrado para as mesmas brasas que queimaram os frangos. Fica ainda a ideia unânime que Lúcia Silva já prestou um excelente serviço ao PSD Viseu e que pode, com a mesma competência, fazer ainda bastante pelo PS Viseu, isto se se demitir quanto antes!