06/10/2012

O Duque de Paus!

Certamente que os leitores não precisam da tradução tal como eu não terei que esperar pelos vossos comentários para saber, nesta altura, o que estão a pensar, mas não disparem já porque na bagagem o Zé leva certamente mais uns exemplares dos 240 mil euros gastos em livros editados pela Atlantico Books cuja proprietária é a brasileira Elena Como para "simbolicamente" ofertar aos jovens estudantes de Língua Portuguesa nos Estados Unidos e Canadá e para além disso, a missão conta com outros afazeres diplomáticos de primordial importância para a politica externa de Portugal a saber: a digressão passa ainda pela Argentina e dali ao Uruguai é um pulinho para a 14 de Outubro na cidade turística de Colónia do Sacramento Sua Exª o SE das Comunidades fazer com pompa e circunstância com a entrega dos troféus aos participantes do Torneio de Sueca!

Quem nunca viu Viseu não sabe o que perdeu!

05/10/2012

Acção de solidariedade!

O VSB lança esta semana uma petição com vista a encontrar soluções para evitar o grande drama que se avizinha, Viseu sem Fernando Ruas. Inscreva-se aqui.

A piada da semana!

Vindimas e poda é com ele!

 (post eliminado)

Guilherme Almeida, o incansável defensor da cidadania, da sociedade aberta e plural, da reflexão da cidade com as pessoas e para as pessoas continua a usar o mural do FB como se usa o WC. Quando o assunto incomoda...

Passe por lá!


04/10/2012

Final adiado?

Afinal, segundo consta, a novela da Lusitânia, ADR ainda não acabou e as Finanças abriram novo capítulo com uma acção de penhora sobre aquela Associação, que tendo sido dada como extinta, recai agora sobre os associados, pelo que as Câmaras Municipais ficam agora em risco de ver os seus créditos perdidos naquele sorvedouro de dinheiros públicos e fundos comunitários. Os responsáveis, esses, ficam de fora e ainda acabaremos por ver o seu retrato sem uma ruga de vergonha que seja, em algum cartaz das próximas autárquicas!

Parece que estava a adivinhar!

Última hora
Como alguém já aqui comentou este parece ser o epílogo, mas Hélder Amaral além do problema com que fica pela frente não sai bem na foto até porque há bem pouco tempo foi o líder distrital que também apresentou demissão, o que o obrigou a assumir a liderança! A pouco menos de um ano de eleições autárquicas o CDS fica com a tarefa complicada para se apresentar em força e com um projecto credível ao eleitorado viseense!

Mal encarreirado!

O jovem José Carreira chegou há pouco a líder da concelhia CDS mas já dá bons exemplos de como não se deve fazer politica. A noticia já tem barbas, o Jornal do Centro refere-a de novo, o leitor é convidado a participar no blog da concelhia CDS e ali chegado... fica no vácuo! Assim é difícil fazer acontecer a cidadania participativa mas também me parece que não se faz carreira!

03/10/2012

Se o podia fazer por menos? Podia, mas não era a mesma coisa!

 
(foto daqui)
 O nosso conterrâneo Zé, como gosta de ser chamado não pára de espalhar charme, Old Spice e diplomacia por esse mundo lusófono fora. Do petisco em Vila Chã de Sá ao Leitão à Bairrada do El Rey Bacalhau em Fortaleza, Cesário carimba mais viagens do que Bento XVI algum dia conseguirá igualar. E imaginem que tudo isto com a maior "transparência possível" e com uma redução de 27,1% das despesas do seu Gabinete em relação à última execução orçamental como escreve o SE no seu mural do Facebook sendo a verba total disponível de apenas 635 133 euros. O Zé ainda acrescenta que se trata "do maior exercício de poupança desde sempre realizado no Ministério dos Negócios Estrangeiros." e que em breve divulgará "outros dados interessantes"! Por mim nem era preciso, já fiquei esclarecido!

Graçola de oportunidade!

Razão tem o AJ! O circo chegou à cidade!

Noticia do dia!


Santos da casa...

Os nossos ilustres deputados do PS Viseu já se esqueceram como votaram na questão das portagens da A25 mas nisto dou-lhes razão: elas são uma machadada no interior, um roubo no bolso do contribuinte e o ministro desta tutela, Álvaro Santos Pereira, o seu SE adjunto, Almeida Henriques e o SE das obras públicas, transportes e comunicações, Sérgio Monteiro, são beirões mas não parecem!

02/10/2012

Barbecue socialista!

Bastava ter lido a edição online do Diário de Viseu hoje para ficar a perceber que José Junqueiro a ser candidato nunca o seria desta forma. O assunto vertido num texto de opinião faria algum sentido e valeria como tal mas transformado desta forma em noticia, sem contraditório, sem fontes credíveis é um mau serviço prestado aos viseenses e ao PS. José Junqueiro, é talvez nesta altura o socialista com maior notoriedade e mais conhecedor do concelho e goste-se ou não do estilo de fazer politica e eu assumo já que não aprecio mas nunca seria ao fim de 20 anos de deputado inábil a ponto de apresentar tão subrepticiamente a sua possível candidatura. Percebe-se pois da encomenda, venha ela dos interesses do avental, do conselheiro afamado do Largo do Rato ou até porventura da concelhia que acaba por ser um tiro no pé. No poder não há vazios nem nada acontece por acaso e se tal se verifica agora no PS Viseu a razão estará porventura na falta clara de liderança e capacidade de afirmação de Lúcia Silva. Se tal, como depois disto se espera não se vier a concretizar é mais um tiro no pé deste PS e Lúcia Silva com a sua equipa já viu tempo de sair da linha dos alvos... a porta da rua é ali mesmo ao lado!

Viseu na música!

Pelo segundo ano consecutivo, o Musiquim, projecto que procura divulgar a música nacional registando as bandas em ambientes informais, associa-se ao Ano Internacional Viseense, iniciativa da Projecto Património que realiza e promove várias actividades culturais por Viseu.
Unindo forças, o Musiquim convidou duas bandas para criarem um tema para a Embaixada-Musical. Birds Are Indie e Gobi Bear aceitaram o desafio de ilustrar com uma canção a Lenda de Gaya (sustentada na figura de Rei Ramiro II), o primeiro "Rei das Terras Portucalenses" e figura do brasão das cidades de Viseu e Gaia e que é, simultaneamente, a figura oficial do Ano Internacional Viseense'12.
No passado dia 21 de Setembro, ambas as bandas visitaram Viseu e apresentaram ao vivo os seus temas: "Aldora's Dream", de Birds Are Indie  e "3 Feet", de Gobi Bear, foram os resultados que estão agora disponíveis para download gratuito.

Preparar o futuro de Viseu hoje!

No contexto de preparação do próximo período de programação financeira, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro está a programar um conjunto de iniciativas com vista a mobilizar os agentes locais e regionais, no sentido de os envolver na discussão do futuro da Região Centro. Apesar de Viseu contar com dois vices por lá, esta não deixa de ser uma oportunidade para os Viseenses afirmarem a sua vontade, dando a sua opinião e fazendo valer os seus argumentos. Seria bom que o Município mobilizasse os principais players estratégicos locais para prover à mais ampla e necessária divulgação desta iniciativa em lugar das mal contidas invejas em relação ao desenvolvimento dos "vizinhos" ou das naturais alegrias com os galardões de treta da DECO. A ver vamos...

Morcões e Javardolas XLVIII

...e de toda a maneira e feitio!

01/10/2012

Assalto ao Arranha-Céus!

Parte do assalto ao "mamarracho" está concretizado. Os novos afilhados laranjas e outros tantos vira casacas já tomaram posse. Do homem dos cabritos ao ex director, da Opus Dei, às primas e mulheres de Presidentes de Câmara e Vices, às cunhas e outras magistraturas tudo coube nas novas nomeações ali concretizadas tendo por base, como se imagina, a meritocracia e a preocupação com a redução na despesa pública. Os chefes de equipa agora que se cuidem e oxalá se safe o barista e o porteiro!

Nunca é tarde para aprender!

Ponto de ordem:
- A táctica do Mourinho das Beiras não foi suficiente para os 2/3 e o Osório terá que estudar novamente, mas foi assim que o Relvas chegou a Ministro;
- A Academia sem direcção nomeia Comissão Administrativa para organizar o que sabe fazer bem, festas do Caloiro e Semanas Académicas;
- As Escolas sem Associações legalmente mandatadas há anos vão a votos novamente o que diz bem da organização que grassa por ali;
- Repete-se o processo e logo se vê se o NB tem mais votos que o Factor C!
- Uma das listas já tem programa, por outro lado o Osório tem promessas e compromissos mas o Relvas também os tem;

Viseu seremos mesmo todos nós?

Pelos vistos Fernando Ruas já se esqueceu do seu slogan "Viseu, somos todos nós" e até numa matéria tão importante como esta da reforma administrativa se escusa a discutir o assunto com os viseenses, de modo que para os auto-excluídos e dispensáveis cidadãos deixo aqui o tal estudo que só ele conhece! O "parecer" feito à medida e à pressa como se lê nas entrelinhas não terá sido por certo realizado a título gracioso e pouco ou nada acrescenta à discussão a não ser mais despesa com a proposta do Instituto de Desenvolvimento Local, apropriado para a colocação de mais uns quantos amigos ou a criação da rede informática CM-JF esquecendo os autores do estudo, vá-se lá perceber porquê a capacidade instalada graças aos 9 milhões de euros gastos no Viseu Digital ou do potencial conseguido com o recente gasto dos quase 150 mil euros na NetFreguesias. No restante, o estudo limita-se a analisar a aplicação da Lei nº 22/2012, de 30 de maio ao concelho sem uma análise dos custos associados ou sem levantar outros cenários como por exemplo a extinção pura e simples das freguesias urbanas. Depois disto e das recentes afirmações de Fernando Ruas sobre esta matéria, é fácil adivinhar qual vai ser a posição defendida pela Assembleia Municipal de Viseu sobre a necessária reforma administrativa!

Quase 10 milhões de euros esturricados!


Relembro alguns dos objectivos do Projecto Viseu Digital:
(...)
100% das Autarquias da Região no Portal Regional;
100% dos estabelecimentos de ensino da Região no Portal Regional;
100% das instituições de saúde da Região no Portal Regional;
80% das Empresas na Região;
Desenvolvimento de 2 Comunidades Electrónicas (clusters empresariais);
100% das Escolas do 1º, 2º e 3º ciclo da região no Portal Regional;
100% dos eleitos para cargos políticos da região no Portal Regional;
100% dos anúncios dos concursos públicos e editais on-line
100% das actas e deliberações publicadas on-line
100% dos representantes políticos eleitos com endereço de e-mail on-line
(...)
37 Pontos de Acesso à Internet por BL em espaços públicos
Aquisição de uma única plataforma tecnológica pública regional

Quantos destes objectivos estão validados? Onde estão, por exemplo, os 37 pontos de acesso por BL em espaços públicos? E ainda se lembram quanto isto custou de dinheiros públicos? Pois bem, foram exactamente 9.953.414,49€. E quem esteve por detrás disto? Não se lembram? Então, esperem pelas próximas eleições autárquicas e talvez o encontrem nalgum cartaz da campanha!