24/11/2012

Para memória futura.

PSD e CDS agarrados ao compromisso da troika, encolhem os braços e chumbam, o PS que tem lutado contra as portagens, como qualquer aluno desmotivado, nem sequer aparece ao exame!

Os bons do IPV não são esquecidos!

Hoje pelas 16h30 no Auditório da ESTGV os antigos alunos de Gestão vão homenagear o Professor Dr. Rogério Matias. Conheci há uma boa mão cheia de anos o Rogério (permitam o abuso dado sermos quase da mesma idade) e já nessa altura primava pelo profissionalismo e extraordinária competência hoje firmada no seu trabalho no manual de Cálculo Financeiro a que junta natural humildade, cultivada educação e simpatia e o reconhecimento do seu mérito por parte dos ex-alunos e colegas é mais que merecida! Nado alfacinha é hoje um viseense de alma e coração... e de reconhecido valor!

A noite da facada nas costas!

Caros militantes socialistas, simpatizantes, profissionais anónimos do comentário molotov, clientes do Café Central apoiantes do Cálix, estou-vos inteiramente grato pelo record de visualizações e comentários do post de ontem, só ultrapassado pelo grande evento do pão com chouriço que teve lugar, aqui há anos, na Avenida da Europa e apadrinhado pelo dono da cadeira que dificilmente será, continuando este triste espectáculo, algum dia vossa. Terei porventura incentivado a leitura dos estatutos, durante a passada noite, a muitos que os desconheciam mas depois das últimas notícias do pedido de reunião extraordinária da concelhia aconselho-vos a lerem " A Arte da Guerra" de Sun-Tzu.

23/11/2012

De referência mas pouco!

Ruas esteve pelos Algarves, presumo que com as ajudas de custo da ANMP, no ciclo de conferência “Autarquias de Futuro, Autarcas de Referência”, coisa difícil de entender dado Viseu ser uma Autarquia de Referência com um Autarca do Passado. À margem da conferencia ainda se queixou do Relvas querer que o Marta detenha mais competências na CIM que ele na CM... era o que mais faltava! Já basta a conversa de ser o Marta a ocupar-lhe a cadeira!

22/11/2012

PS com rumo?

Os estatutos do PS Viseu já foram mais lidos esta semana que durante todo o resto do ano. Será que Lúcia Silva só se apercebeu agora da inevitabilidade da candidatura de Fernando Cálix à CMV tendo em conta os prazos definidos nos regulamentos aprovados em Comissão Politica Nacional do PS ou anda a estudar a forma estatutária de apresentar a sua demissão?

Political Business

Carlos Marta, que na Praça da República é considerado um "Political Devil" traz a Viseu os "Business Angels"! Entre "politica e negócios" ou "politica de negócios" há uma certa diferença, é aquela que vai do tecido empresarial de Viseu ao tecido empresarial de Tondela.

Para a semana na ACDV


“Nada há encoberto que não venha a ser revelado; e oculto que não venha a ser conhecido.” Lucas 12:2

A Maçonaria ainda não se decidiu na escolha dos candidatos à CMV mas a Opus Dei já tem nome para o novo Provedor da SCMV.

21/11/2012

Amanhã no Teatro Viriato!

À atenção da Juventude de Viseu

O Instituto Português do Desporto e Juventude lançou uma iniciativa que visa a promoção do empreendedorismo qualificado disponibilizando uma ‘Bolsa do passaporte para o empreendedorismo’ – bolsa de 691,70 euros/mês –, para desenvolvimento de um projecto empresarial.

20/11/2012

Tesouro da Misericórdia!

As comemorações deste ano da SCMV ficam marcadas pela inauguração do órgão da Igreja da Misericórdia, destruído em 1992 e que vinte anos depois volta a constituir-se como motivo adicional de atracção no Centro Histórico. Porém, presumo que o almoço festivo tenha sido frugal já que que depois da ímpar, abnegada e voluntária actividade do Dr Alberto Correia há agora que largar os cordões à bolsa no vencimento do actual responsável pelo pelouro cultural da Instituição e "historiador criador do Museu Municipal de Viseu", a que se junta ainda o valor da restituição dos vencimentos devidos ao funcionário reintegrado imposta pelo tribunal e o dinheiro hoje em dia é coisa rara... a não ser que haja por lá um saco azul que dê para tapar estes e outros "imprevistos"!

Le maire du funiculaire!

Rotineiramente lá surgem as contas da manutenção do funicular! Em média esta obra do regime de Fernando Ruas custa cerca de 40.000 euros em manutenção semestral. Se a isto somarmos as despesas de funcionamento e as constantes reparações necessárias ao longo do percurso deste equipamento o número multiplica-se exponencialmente... um dia a factura vai aparecer! Até lá, como diz o Presidente continuará a ser "un moyen de transport écologique et économique pour la ville de demain"!

Tão previsivel que dá pena!

Guilherme Almeida, presidente da ADDLAP, utilizou a técnica de "enquanto o pau vai e vem folgam as costas" junto do CADA em razão da queixa que ali apresentei prometendo colocar online no site oficial todos os documentos de gestão daquela Associação. Um mês depois nada fez obrigando-me a reiterar o pedido junto da CADA mas também dificilmente poderia ter cumprido a promessa, não só pela sua falta de coluna vertebral mas também porque só agora contratou por  ajuste directo pelo valor de 11.610€ a firma de contabilidade para lhe processar essa mesma documentação.

18/11/2012

Há mais Viseu na net...

... vindo da ESAV e sendo um fórum de discussão criado por docentes do curso de Licenciatura de Ecologia e Paisagismo onde são debatidas questões de planeamento e desenvolvimento estratégico, em questões relacionadas directa ou indirectamente com o ambiente e a biodiversidade da cidade de Viseu ao nível dos recursos naturais mas também culturais.

Santos da casa...

O Zé se por cá tivesse a lata de se apresentar a votos nas autárquicas seria certamente o responsável por entregar a chave da cidade à oposição mas lá fora recebe a chave da Autarquia como personagem "transcendental a nível nacional, estatal, municipal e internacional". Quem diria?

A cidade em domingo de sol