22/12/2012

Crise a quanto obrigas!

Rendas especiais, ajuda a montar a loja e apoio na área do marketing é o que a Multi Mall Management (MMM) vai disponibilizar a empreendedores que queiram criar a sua loja em centros comerciais como o o Forum Viseu.

Viseu, a nossa terra natal!

Ainda a tempo!

Os Anjos já actuam no Rossio.

21/12/2012

Aceitam-se propostas de legenda!


A torneira continua a pingar!


O Natal nas ruas da cidade

Só lido! Contado ninguém acredita!


Antecipando a oratória!

Ou muito me engano ou daqui a instantes Fernando Ruas vai usar da palavra na AM para nos dar a conhecer que, no final da sua vida politica como Autarca exemplar e depois de 23 anos no Executivo, no seu orçamento para 2013 "cerca de 25% do total das despesas a efectuar, no âmbito das Grandes Opções do Plano, destinam-se ao Saneamento, Abastecimento de Água, Resíduos Sólidos e Protecção do Meio Ambiente e Conservação da Natureza", sendo que "outro dos grandes objectivos que vai continuar a merecer uma atenção muito importante no exercício do próximo ano é a Educação, que irá absorver cerca de 13% dos recursos financeiros" e "a terceira área com maior relevância, que será contemplada com 11% dos meios financeiros previstos, agrega a Cultura, o Desporto, o Recreio e o Lazer e a Juventude." 

20/12/2012

Ao entardecer...

Noticia funiculada!

Oh Júnior, isto ainda não é a Líbia!

A Ceia de Natal afinal foi do PSD ou das Juntas de Freguesia e Executivo? Nem o saudoso Kadafi misturava tanto o partido com o exercicio do poder.

Casa de Repouso Sá Carneiro

Quem se desse ao trabalho de no último jantar do PSD Viseu fazer a média idades dos participantes rapidamente se aperceberia da dinâmica geriátrica e da vitalidade de andarilho que Guilherme Almeida imprimiu ao Partido. Meia dúzia de jovens, todos eles velhos de ideias, dão pouco colorido ao cinzentão da sala. Não se tratou da ceia de natal, eu sei, mas se assim fosse, pela amostra fotográfica a "ementa politica" nem sequer ao Menino Jesus interessaria.

Valha-nos São Mateus!

A Inspecção-Geral das Actividades de Saúde está a investigar alegadas irregularidades na Casa de Saúde de São Mateus, em Viseu. Entre alguns casos estará o de uma funcionária a exercer enfermagem "sem habilitações", o que pode configurar um crime de usurpação de funções. Já foi feita queixa no Ministério Público. (...) Ordem diz que os enfermeiros “vivem num clima de medo” e ganham “2,5 euros à hora”.
in CManhã

19/12/2012

Ajudem a acabar com esta situação!


Esta repetida situação de vandalismo é realmente vergonhosa e deve merecer de todos os viseenses a maior repulsa e condenação. Desde Março de 2011 que este espaço do Parque Urbano de Santiago tem sido alvo de vários actos de destruição gratuita dos equipamentos ali colocados causando milhares de euros de prejuízo ao erário público e colocando em causa a segurança de todos quantos procuram fruir aquele local de lazer. 
Deixo aqui um repto aos leitores que conheçam algum dado que possa conduzir á identificação dos responsáveis por estes actos que enviem por email ou deixem em comentário (ainda que anónimo que não publicarei) que procurarei fazer chegar á CMV.

Boas soluções cá pelo sítio!

O Sítio é uma cooperativa dedicada ao desenvolvimento de economias locais.

18/12/2012

O Blog feito pelos leitores

E foi mais um Congresso da JSD em Fátima. Se calhar à procura de milagres. Milagre é que não há na Concelhia da JSD Viseu. Continua dividida. De um lado as meninas com a Capitã Filipa. Do outro o Enfermeiro de Familia e o seu compincha. E nunca mais se ouviu falar na JSD Viseu... Estamos ansiosos por saber como vai ser o apoio nas Autárquicas! Vai ser a mesma guerra que foi quando foram as eleições entre o Guilherme e o Moreira? O PSD a ferro e fogo.
(Recebido por email de leitor identificado)

Boas noticias para a malta do pedal...

A freguesia de Santos Evos, no concelho de Viseu, vai ter, a partir do próximo ano, um circuito oficial de BTT com 30 quilómetros, com seis rotas que passarão em todas as aldeias.
Viseu, 13 dez (Lusa)

Viseu no passado!

Ideias luminosas!

(foto daqui)

O ano de 2008 chegava ao fim e a crise ainda não fazia sentir o seu inicio! Fernando Ruas, sonhava já com a iluminação de Natal da sua cidade e tratou de gastar 120 mil euros em duas duzias de candeeiros high-tec capazes de garantir "níveis de luminosidade elevados, difundir música, internet sem fios (wireless) e adaptados para sistemas de video-vigilância." Anos depois, a música é outra e quem paga por ela é o contribuinte... Fernando Ruas, esse, pouco se rala com isso, descobriu nova tecnologia, a do pilarete mas, peço-vos por dois filhos pequenos a quem tenho que arranjar emprego no futuro, não lhe falem nisto!

17/12/2012

Momento Isabel Jonet

A caridade, os actos de benevolência e as boas acções devem ser feitas com a devida reserva. Há momentos em que a propaganda apenas diminui o autor da acção! Depois, durante o resto do(s) ano(s) as palavras de circunstância ficam esquecidas na gaveta...

A "foto" do Beirão!

Logo no primeiro comentário que recebi do leitor que se identificava como "Beirão" percebi que a sua ligação à cidade vivia da paixão que lhe dedicava sem perder a objectividade da visão critica da realidade. Corrigiu-me análises, ajudo-me a melhorar o grafismo, apontou-me caminhos e tem-me acompanhado ao longo destes anos sempre com a mesma cordialidade e ajustado comentário. Dava a entender que não esquecia as raízes e lembrava-se ainda do tempo em que "as viagens entre Viseu e Lisboa obrigavam a sucessivos transbordos em Santa Comba (linha do Dão) e Pampilhosa (linha da Beira Alta) durante mais de sete horas de viagem no meio de malas, cestos, pessoal em pé, as conversas informais, os farnéis, o nosso portuga em pleno, os amigos e conhecidos que se encontravam, a "autoridade" do revisor, enfim, um romance por viagem." O Eng José Gomes de Pina, o Beirão, encontrei-o há dias na minha caixa de correio graças à sua simpatia na forma de livro que li com prazer e onde descobri que é um ilustre viseense, com um curriculum invejável e com este legado memorável de um retrato do país dos anos 60 e 70 onde a sua juventude de então, irreverente, destemida e cheia de ideais lutou pela liberdade e progresso de Portugal. Espero voltar a encontrá-lo fisicamente em breve cá pelo burgo na apresentação do livro para que à volta de um café lhe possa entregar o abraço fraterno e dizer-lhe de viva voz a estima e consideração que nestes anos me merece como leitor assíduo do VSB.

2013, ano de eleições!

Uma voltinha rápida pela blogosfera local

De quando em quando deixo aqui o resultado de mais uma viagem pela blogosfera local para que outros pontos de vista e modos de olhar a cidade sejam vossos conhecidos. Assim, o AJ continua atento ao que se passa na cidade e a deixar-nos diariamente um excelente retrato do quotidiano da cidade. Neste post dá a conhecer a imagem natalicia da Rua Formosa engalanada com a iluminação natalícia e a usual passadeira vermelha convidando a compras no comércio local. 

Vá, para começarem bem o dia!

O Governo com a aprovação do OE prevê a continuidade na redução dos rendimentos entre os 3,5% e 10% e a proibição de contratação de novos trabalhadores para 2013. Indiferentes a isto a CMV promove um concurso para admissão de 3 assistentes operacionais com a aprovação da Assembleia Municipal devido à existência de vagas... ora, sabendo-se que no mapa de pessoal há vagas para 21 bombeiros e que no ano passado o concurso foi cancelado, depois das noticias dos últimos dias valerá a pena fazer mais comentários?

Quem vive da citação morre pela citação!

Se dúvidas havia, ficou há instantes provado que a democracia que Pedro Alves, o Mourinho da tumba, evoca de Sá Carneiro é a mesma que Salazar aplicava com o lápis azul a todos aqueles que o questionavam, ou expunham a suas falhas. Não acreditam? Ora, então comparem o mural do facebook dele agora com esta foto de ontem!
Não sabia que o meu artigo o poderia afectar tanto mas todos sabemos que a verdade pode ser dolorosa!

Fácil de prever!

Aqui ao lado João Azevedo é o candidato confirmado pelo PS Mangualde! Por cá, Lúcia Silva ainda andará a recolher propostas mas dificilmente algum militante lhe atenderá o telefone.

16/12/2012

Aos leitores!

Um blog sem leitores é como um jardim sem flores ou Viseu sem rotundas... quero por isso agradecer a todos os amigos, leitores ocasionais e seguidores atentos que me enderecaram mensagens de apreço e estímulo pelos 8 anos de blogosfera do VSB e pelos meus artigos no Jornal do Centro. Fico-vos grato por toda a simpatia que me dedicam, mas mais importante por me darem a entender que as pessoas e a cidade não estavam adormecidas e anseiam por uma mudança e nestes oito anos mudaram a sua atitude em relação a quem ocupa o poder. Continuaremos alerta, atentos e interventivos sendo que só por isso o VSB já cumpriu parte dos objectivos. Ainda temos uma cidade para discutir, a esperança dos viseenses para reconstruir e o futuro já esta à porta. Bem hajam!

Nova gestão, nova avaliação!

(...) Neste último ranking, o hospital de Viseu (que surge já como Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido à recente fusão com o de Tondela) desce para o quarto lugar (na lista anterior estava no segundo).

Finalmente reabriu portas!