05/01/2013

Baralhar e dar de novo...

O Miguel tem razão, o espirito natalício baralha isto tudo. Reparem, estou tão baralhado que ainda não percebi se esta foto que recebi no email é a da ceia de natal do SMAS ou alguma festa de família.

Hélder, tens vírus no Facebook?!


04/01/2013

A cassete não mete baixa!

(...) "as dificuldades porque hoje passamos resultam de erros e más opções politicas legitimadas pelos atos eleitorais"

Por acaso, julgará que foi eleito noutra lógica que não esta? Será que não lhe cabe responsabilidade alguma no ano a que vamos ter que sobreviver? Vai-nos encharcar semanalmente com a sua crónica cassete?

Pré cartaz de campanha?


O "Correio da Manhã" escreve na sua edição de hoje que "o secretário de Estado adjunto da Economia, Almeida Henriques, foi um dos convidados do comendador Eduardo Rangel para o casamento do filho, que juntou, no Brasil, cerca de 40 personalidades da política, do futebol e da televisão.

Errata!

Onde se lê "o PS vai reunir-se para umas jornadas parlamentares em Viseu nos próximos dias 14 e 15 de Janeiro" leia-se "António José Seguro anuncia em Viseu dia 14 ou 15 de Janeiro o candidato José Junqueiro à CMV".

Rankings para todos os gostos...

Os rankings causam, no geral, grande polémica por serem cegos e considerarem apenas determinados parâmetros mas ainda assim, este estudo da UBI, pelos critérios do estudo e pelas variáveis analisadas deve ser, na minha óptica, um instrumento de reflexão e de trabalho para os próximos decisores camarários e, não mais que isso. Da mesma forma que, entendo que Fernando Ruas exagera na exaltação do estudo da DECO que tem classificado Viseu como a cidade com melhor qualidade de vida a nível nacional, também esta outra classificação merece igual relativa importância. Em 2007 este mesmo Observatório no estudo, classificava a cidade no 63.º do ranking nacional com a Guarda na 123 posição e municipios como Alenquer ou Arruda dos Vinhos melhores cotados do que Viseu. Dois anos depois, em 2009 o estudo já dá a Guarda à frente de Viseu e até Castro Verde ou Barrancos têm melhor apreciação.  Em 2007 aquando da divulgação destes resultados António Carlos Figueiredo, Presidente da CM São Pedro do Sul afirmou numa reunião de Câmara que o responsável por este estudo "devia levar umas bofetadas por atentar contra a inteligência das pessoas!" Pelos vistos, o docente da UBI safou-se delas porque ninguém lhe terá dado sequer essa importância... 

03/01/2013

Guia Desportivo do Concelho de Viseu

O Guia Desportivo do Concelho de Viseu, que congrega toda a oferta desportiva promovida por clubes, ginásios, academias e escolas de desporto, para a época desportiva de 2012/2013, dirigida a jovens com idades entre os 5 e os 12 anos estará disponível (...) em suporte digital no portal do Município (abrir no Internet Explorer).

Realidade vs propaganda!

O conceito de ‘cidade inteligente’ tem vindo a dominar quer a literatura académica quer a agenda das políticas públicas. (...) O Índice de Cidades Inteligentes 2020 foi aplicado, nesta primeira edição, às cidades que constituem o Living Lab RENER – Rede de Inovação Urbana, liderado pela INTELI e membro da Rede Europeia de Living Labs. Trata-se de um laboratório vivo que integra 25 cidades portuguesas, funcionando como espaço de teste e experimentação de soluções urbanas inteligentes em contexto real. Privilegia-se uma filosofia de inovação aberta e de co-criação com forte envolvimento dos utilizadores e cidadãos.
Veja aqui a avaliação relativa de Viseu e depois compare com o discurso de Fernando Ruas alicerçado no estudo da DECO. Percebem agora a diferença entre uma opinião isenta e a da Anabela funcionária da CMV?

Mensagem de condolências!

A politica local é também feita de derrotas e vitórias mas, quando a perda é na familia o vazio nunca mais desaparece! Há dias foi a sogra de José Junqueiro e agora o irmão de Fernando Ruas que deixam o mundo dos vivos. A eles e à familia enlutada apresento os meus sentidos pêsames.

Sermão de Ano Novo

(...) Não é justo que vivendo uma crise tão grave, tão prolongada e com tantas consequências no desemprego, uns não tenham meios para viver e outros os possam esbanjar”, alertou D. Ilídio Leandro, (...) que destacou a ideia de que o desenvolvimento não pode ser somente a favor de alguns, “normalmente de quem se aproveita, de forma oportunista, interesseira e egoísta, privilegiando o lucro e esquecendo a justiça, a solidariedade – os outros”.

02/01/2013

O Zé encenou e o Ernesto faz de maestro!

A Tuna Sabores da Música, grupo cultural da Confraria de Saberes e Sabores da Beira, “Grão Vasco”, vai cantar as Boas Festas ao MNE, Dr. Paulo Portas, no próximo dia 7 de Janeiro.

Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos, já dizia Camões!

Em Janeiro de 2005 o Público publicava o "Manifesto AIRV: Ano 2005 - Falar verdade!". Pelos vistos na altura poucos o leram e menos ainda o levaram a sério... seria bom em ano de eleições autáquicas que os futuros candidatos reflictam sobre o pedido da AIRV naquela ocasião.

Alguém sabe da chave do Multiusos?

Chuva levou a que o espectáculo da banda Soma e Segue no campo de Viriato fosse cancelado. Alternativa em recinto fechado devia ter sido equacionada.
in Diário Viseu

Dá com a direita e tira com a esquerda!

A mesma Autarquia que há dias noticiou a baixa de impostos municipais já se prepara para entregar nas Finanças as novas listas actualizadas dos valores de IMI relativas aos prédios urbanos e as contas devem por certo compensar dado que nestes trabalhos a CMV vai gastar 56.000 euros! Que dirá a oposição disto? Aprova, abstém-se... ou ignora como é norma?

Oh Capelão, liga-me que tenho mais nomes!

Caros amigos maçons, e se porventura vos dissesse que a lista da Opus Dei cá do burgo é bem mais fácil de actualizar que a vossa cá das lojas ficavam mais sossegados? E, mais rápido seria se a biblioteca da Universidade de Navarra fosse mais perto... assim, lá terei que ir a umas quantas missas para já!

Aceitam-se propostas de legenda!

(recebida por email)

01/01/2013

Correr atrás do prejuízo!

Gualter Mirandez terá deixado de lado a ideia da Praça da República mas não desistiu de sonhar com a "Rua do Comércio"!

31/12/2012

Bom Ano de 2013

“Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos.” 
Luís de Camões

A todos os leitores e viseenses em especial ficam os votos de um feliz Ano de 2013. Com crise ou sem ela que a saúde e a boa disposição façam parte do vosso dia a dia!

30/12/2012

Uma migalha, um voto!

Fernando Ruas que usou na campanha de 2009 o slogan de Abraham Lincoln de que "pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo..." devia por estas alturas da quadra natalicia e, em fim de mandato, lembrar-se que o mesmo Lincoln dizia que, "quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder", ou se quiserem numa linguagem mais simples e proverbial, "se queres conhecer o vilão põe-lhe uma vara na mão". Vem isto a propósito de Ruas, incapaz de disfarçar a sua politica de caridadezinha disfarçada de solidariedade, não se coibir de colocar aqueles que de mão estendida por necessidade ainda têm que ajoelhar aos pés do benfeitor em pública cerimónia, para receberem a esmola do cabaz de Natal deixando a promessa do voto! A esta humilhação dos mais carenciados, Fernando Ruas ainda junta a hipocrisia de afirmar que preferia não realizar a cerimónia, como se algum Ser supremo o tivesse obrigado... sim, leram bem, Ruas que se dirá católico por convicção, não faz apenas o bem sem olhar a quem, faz isso mas, tem que mostrar a todos para que não fiquem dúvidas! Eu fiquei sem nenhuma!

E quem paga o IUC?


Fernando Ruas, que nos editais nunca dispensa a gabarolice do titulo faz saber que manda recolher (e bem) as viaturas abandonadas na via pública mas depois não trata da papelada em tempo de evitar que as Finanças enviem aos donos o pagamento do imposto da viatura perdida para a posse administrativa do Estado. É preciso ser licenciado para perceber o erro?

Diz-me com quem andas...!

- Oh Zé Pedro, que raio andas tu a fazer nos bares da Sé com o Marco? A actualizares os teus blogs não é de certeza de modo que só te digo a ti, porque o Marco não lê o VSB, o que o meu avô não se cansava de me dizer: - Junta-te aos bons!