28/01/2013

Blogs do Ano 2012

O concurso blogs do ano 2012 terminou e ditou a vitória do VSB no 1º lugar da categoria Local/Regional e da Tribuna de Viseu no prémio blog Revelação. A chamada blogosfera consegue ser tão ampla (estimativa de mais de 140 milhões de blogs espalhados pelo mundo) e tão pequena algumas vezes, localmente falando. Assim foi no inicio mas, hoje o espaço local encontra-se bem preenchido com blogs como o Olho de Gato, o Indo Eu, o Fotos do AJ, o Forma Farmacêutica e muitos que constam da lista de links ao lado e, que acrescentam pluralidade à discussão ao mesmo tempo que podem produzir um efeito de um “respeito” maior pela cidade, seus valores positivos e os seus problemas actuando em grupo. Há carências? Sim, assim como em todo e qualquer projecto mas regista-se maior dinâmica e intervenção civica, prelúdio de maior qualidade e quantidade da blogosfera local. 
Há espaço ainda por preencher (onde estão as senhoras bloggers?) e, é facto que também de quando a quando surgem os blogs situacionistas mas passada a fase da ejaculação precoce da propaganda do momento ou da campanha eleitoral em curso, findam-se na mesma medida do propósito para que foram criados. Este prémio do blog do ano deseja-se que seja também um estímulo para a blogosfera local como o é para o VSB.
Há carências? Sim, assim como em todo e qualquer projecto mas regista-se maior dinâmica e intervenção civica, prelúdio de maior qualidade e quantidade da blogosfera local. Há espaço ainda por preencher e é facto que também de quando a quando surgem os blogs situacionistas mas passada a fase da ejaculação precoce da propaganda do momento ou da campanha eleitoral em curso findam-se na mesma medida do propósito para que foram criados. Este prémio do blog do ano deseja-se que seja também um estímulo para a blogosfera local como o é para o VSB.

A importância de um blog não se afirma pelo número de visitas, mas essencialmente pela qualidade dos textos e artigos desse espaço de discussão de modo que assumo a maior responsabilidade que este prémio acarreta a par de certo orgulho por ter sido a blogosfera de Viseu a marcar posição cimeira no panorama nacional.

Dedico este simbólico prémio a todos os leitores, amigos e viseenses em geral e em particular agradeço ao Aventar a oportunidade oferecida e o trabalho desenvolvido nesta iniciativa.