02/03/2013

Finalmente o PDM

Ao fim de mais de uma década o Executivo convida os viseenses para se pronunciarem sobre o Plano Director Municipal de 27 de fevereiro a 10 de Abril! Gosto desta visão de democracia participativa, do respeito pelos munícipes e de os fazer actores activos da nossa história coletiva!
Não sei falar do que desconheço, pelo que, obviamente, a questão técnica ficará para mais tarde! Mas não ignoro, que antes de ser técnica, esta é uma questão política, porque, todos podemos e devemos ter um contributo para escolher o futuro da nossa cidade, para responder à questão que para mim há muito é fundamental: que Viseu queremos em 2020!
As minhas convicções não são propriamente segredo de estado e amiúde as tenho partilhado! Sonho com um melhorado Parque do Fontelo continuado na Cava e na ponta oposta pela Aguieira e Quinta da Cruz, de molde a que, em uma década, a cidade seja atravessada por um grande parque verde!
A preservação da parte histórica da cidade, deverá ser a grande prioridade! Urge um esforço colectivo para a reabilitação dos edifícios no centro histórico, isentando-os de todas as taxas possíveis, criando medidas de estímulo e modernização do comércio e serviços! Envergonha-me o aspecto decadente dos prédios, que gritam por salvação ou, na falta de melhor, por uma pintura que lhes devolva dignidade!
O que leva muita gente, que tem alergia aos partidos, a sair da quietude e lutar por uma alternativa, é o desejo de que haja coragem de sonhar a cidade, o desejo de que se consiga ver mais longe que o quotidiano, a audácia de acreditar que Viseu tem condições para recuperar a sua vocação histórica e reerguer-se como a grande capital do Centro!