14/03/2013

The Show Must Go On!

A novela Ruas vs Marta conheceu esta semana como é sabido novos episódios mas o assunto parece longe de estar resolvido!
O artificialismo do prolongamento no tempo deste confronto que leva a "pôr" o nome de Viseu em tudo quanto exista na Região, cumpre dois objectivos: abocanhar tudo o que "mexe" na vizinhança do concelho de Viseu e banalizar o assunto para que acabe por cair por exaustão.

Sabe-se que o carisma e a democracia convivem mal, até porque o problema do carisma é que termina com o líder. Uma organização feita à medida dum líder carismático (e aqui não está nenhum juízo de valor sobre as benfeitorias ou malfeitorias), tende a ser problemática para os seus sucessores, na medida em que não está feita para exprimir e acolher a diversidade e o pluralismo.
As supostas fatalidades e cataclismos decorrentes da saída do líder enfrentam-se, não com a retórica dos "catequistas" do velho regime mas com a força das ideias, convicções, inteligência e no respeito pelas opiniões alheias. A Fernando Ruas já parecem faltar as duas coisas, novas ideias e o respeito pelas opiniões alheias!