23/10/2013

Intervenção na Assembleia Municipal - dia 22Out2013

Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Municipal, Senhor Presidente do Executivo Municipal, Senhores Vereadores, restantes membros da Assembleia Municipal, Senhores Jornalistas, Caros Viseenses.

Permitam, antes de mais, uma saudação à Mesa recém-eleita. Permitam ainda, que formule o desejo, na pessoa do Senhor Presidente, de maiores venturas políticas e votos de sucesso na condução dos trabalhos nos próximos quatro anos. Ao novo Executivo Municipal reitero desde já votos de um profícuo e meritório trabalho.

Por último uma palavra de apreço aos restantes eleitos para esta Assembleia, bem como aos Presidentes de Junta aqui representados


Meus senhores, da parte do CDS-PP respeitando o primado da Democracia Liberal, ao longo deste mandato, contarão com o respeito total por esta instituição. Podem esperar, ainda, uma oposição séria, construtiva, fiscalizadora e acima de tudo exigente na defesa do interesse de todos os Viseenses. Estamos empenhados em trazer para o debate novas ideias, novas propostas e deste modo colaborar, com todas as forças políticas aqui representadas, na construção de um novo paradigma de governação para o concelho, indo ao encontro das propostas que, regra geral, todas as candidaturas defenderam. Neste contexto, e em prol do Concelho, esperamos que aquilo que nos une seja mais resistente e duradouro do que aquilo que nos separa.

De modo a ultrapassar os desafios que temos pela frente, apresentaremos e apoiaremos todas as soluções que tenham como finalidade última o apoio à criação de emprego, a melhoria da qualidade de vida, o reforço da segurança e do desenvolvimento, bem como o apoio à cultura, ao turismo, ao desporto e a aposta num futuro sustentável para todos os Viseenses.

Estamos aqui para cumprir a função mais nobre da política, que é servir a comunidade. Parafraseando Agustina Bessa Luis, só se lidera pelo exemplo. Mais do que palavras e retórica o CDS-PP trará a esta Assembleia projectos e acção.

Nesse sentido e atentos às dificuldades que inúmeras famílias, por todo o Concelho, atravessam os membros eleitos nas listas do CDS-PP decidiram fazer a entrega, na sua totalidade, dos valores monetários das senhas de presença, aqui recebidos, a IPSS’s e instituições de caridade. Este é um pequeno gesto que gostaríamos de ver replicado pelos restantes partidos dentro da disponibilidade de cada um. Sendo um reduzido valor é certamente um exemplo da solidariedade e do sentido comunitário que deve guiar esta casa. Meus senhores, não se esqueçam que são os pequenos gestos do presente que influenciam sobremaneira o desenho do futuro.

Continuando, e porque não há melhor forma de fazer o caminho do que caminhando, propomos que, de acordo com a alínea d) do nº1 do Art 13 conjugado com a alínea a) do nº 1 do Art 16, o grupo de trabalho constituído para a revisão do actual Regimento leve em linha de conta a aplicação das seguintes alterações:

- Transmissão online integral e em directo das sessões;
- Disponibilizar em site oficial as actas e gravações das sessões;
-Criar, e disponibilizar ao público, contas de correio electrónico institucional para o trabalho dos membros desta assembleia;
- Disponibilizar online os registos de interesses bem como faltas, assim como o registo da actividade e das intervenções;
- A intervenção dos cidadãos deverá preceder a restante actividade da Assembleia;
- Possibilidade de marcação online de intervenções por parte dos cidadãos;
- As sessões devem ser realizadas, sempre que possível, aos Sábados ou em alternativa em horário pós-laboral;


Estas pequenas alterações, a serem concretizadas, trarão uma nova dinâmica, reforçarão a transparência e a funcionalidade esta Assembleia. Serão não só, um enorme contributo para a melhoria da imagem politica deste fórum, mas também um reforço qualitativo da Democracia participativa que todos os eleitos para esta Assembleia, por certo, defendem.

Foi com a finalidade de ajudar que nos apresentamos às últimas eleições. Estamos e estaremos sempre empenhados com a introdução de um processo de melhoria contínua nos órgãos representativos locais de modo a afirmar Viseu como a grande capital de uma vasta região.

Da nossa parte contarão com a vontade de ajudar a fazer Viseu uma cidade com futuro.

Obrigado