01/02/2013

Fernando Ruas voltou aos mercados...

E desta feita são 31.800 euros em bicicletas eléctricas o que não se compreende! Se é para a campanha do Américo que vai ter muito que pedalar o motor auxiliar só o tornará mais inútil visto que as mentalidades ainda são do tempo do carvão.

31/01/2013

Galeria dos Horrores!

Caro leitor, se porventura se encontra na lista dos participantes da "cerimónia de entrega dos diplomas de mérito às 56 PME do distrito que receberam o galardão Excelência 2012”, que decorre amanhã no Hotel Montebelo, às 18h00 faça-me um favor. Pegue no telemóvel ou no tablet e tire uma foto ao parlatório! 
Acredito que do semblante do governante interveniente seremos capaz de fazer um poster para o próximo Fantasporto 2013... para compor o quadro só faltará que Junqueiro se junte en campanha e Fernando Ruas compareça acompanhado do candidato Américo!

Da lógica do Ruísmo!

Para Fernando Ruas quem é de Viseu é viseense! Quem é do Seixal é candidato!

O Grande Líder laranja do momento!


Ainda há heróis?

Há dias escrevi no Jornal do Centro que dificilmente um grupo de cidadãos se mobilizará para apresentar uma candidatura independente à CMV, mais não fosse até pela dificuldade que a lei eleitoral impôe. Pelo que me fazem constar de fonte segura, parece que ainda há quem se queira incomodar, de modo que, caro leitor e viseense, se de repente for abordado na rua para ser proponente de uma candidatura independente à CMV não estranhe e pense em assinar! A cidade merece que a escolha se faça de todas as alternativas possíveis!

Ditadura do Bigode!

Fernando Ruas, que nesta mini remodelação governamental se poderia candidatar, ele próprio que gosta tanto de ser candidato, ao lugar de Sec Estado da Administração Local e assim mostrar a sua capacidade em gerir um dossier que tantas criticas lhe tem merecido preferiu queimar um Sec Estado, seu companheiro de outros tempos, e ainda Presidente da AM. Ruas, no seu estilo imperial, nada mais fez do que condicionar todo o processo de escolha do candidato PSD. Ignorou toda a legitimidade da concelhia reduzindo Guilherme Almeida à sua condição de sobrevivente da politica e já desenhou a sua estratégia para a sucessão. Nem um Estaline nos seu melhores dias conseguiu tal feito... e agora, que está tão confiante no seu valor quanto tempo vai demorar para apresentar o candidato-fantoche Américo?

Levanta a cabeça e pensa! É para isso que serve!

Oh Zé Pedro, já deste conta que o PS tem candidato ou estás à espera que a Lúcia diga para apoiares? Olha que ela já o fez o que o Miguel mandou, não te avisaram ou levou algum raspanete e também estás escaldado?

Almeida Henriques, bem vindo ao clube dos auto-excluídos!


A esta hora Almeida Henriques, provavelmente a escolha óbvia para as autárquicas por parte do PSD, não sabe se sai nem sabe se fica no Governo, mas já deve ter percebido que o seu nome foi riscado do envelope de Fernando Ruas, aka Puttin das Beiras. Afinal de contas um Medvedev de bigode é outra coisa.

30/01/2013

O Zé é sempre a somar!

O Zé está cada vez mais ecuménico! Ciente que a diplomacia tem que acrescentar valor à politica externa de Portugal de que é que o nosso conterrâneo e Secretário de Estado se lembrou? Juntou à comitiva da alegria, além da assessoria de todas as horas Carolina, o adjunto Paulo Valor, o que apesar de aumentar as despesas do Estado até é compreensível não pela ligação familiar mas sim pela necessidade de actualizar a base de dados por ele criada... afinal 15 milhões de Portugueses para um homem só, é número!

Ferramenta no feminino!

Sara, cansadas de guerra, desta crise neste "mundo ao contrário" estarão muitas mulheres, "peregrinações exemplares do sofrimento no feminino" sobretudo aquelas que escrevem desemprego no curriculo do presente ou mães que não conseguem ler futuro no olhos dos filhos mas, não te canses de travar batalhas pela cidade e pelas suas gentes... pega aí na ferramenta e toca a semear a esperança!

Ver Viseu lá do alto!


É certo que o ACV ainda não atingiu este grau de actividade mas para já tem em oferta cursos de pilotagem para quem aprecie o prazer de voar e o Gaspar ainda lhe tenha deixado uns euros no bolso!

Antes sós que mal acompanhados!

O CDS deu o pontapé de saída para o campeonato autárquico que se avizinha e neste comunicado adiantam que vão reunir a equipa e ir a jogo mas sem reforços... temos é ainda que esperar para saber se o treinador é Hélder Amaral. Depois do que escrevi aqui, fica para já o sinal positivo de que o CDS acredita no seu potencial e parece não ter dúvidas de que uma coligação com o PSD não lhe seria favorável... eu acrescento, que nem ao eleitorado viseense serviria tal acordo pois limitaria ainda mais as fracas escolhas que, pelos vistos, lhe serão apresentadas nas urnas!

Momento de humor ou humor do momento?

Acreditem que me esforço por fazer do VSB um espaço de discussão séria sobre a cidade mas já fica dificil quando dou conta que o MDM convidou o Molhe de Grelos para o debate sobre a prostituição e pior fica quando me enviam para o email os hits do momento, um que decorre na Praça da República e o outro na 5 de Outubro. Amigos leitores, ajudem-me lá a subir a fasquia!

Vozes do passado!

Fernando Ruas volta a criticar limitação de mandatos. Por causa da lei, o autarca, que é presidente da Câmara de Viseu há 24 anos, não pode recandidatar-se ao cargo nas próximas autárquicas. O também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) lamenta que a lei não impeça a candidatura de pessoas com carreiras políticas de décadas, como é o caso do candidato socialista ao Município de Viseu, José Junqueiro.
O autarca confessou à VFM que embora esteja resignado com o facto de não poder recandidatar-se, não vai ser fácil ver a rotina alterada.
(...)
O deputado e candidato socialista à Câmara de Viseu, José Junqueiro, já respondeu às afirmações do autarca e desafia Fernando Ruas a propor ao PSD a alteração da lei de limitação de mandatos.
2013.01.29

A quem interessar!

Mais info aqui.

29/01/2013

Fernando Ruas na balança do PSD!

Na cidade corre o boato que Américo Nunes será o candidato à CMV com José Alberto Ferreira na lista como vice presidente. A TVI 24 acaba de anunciar que Almeida Henriques estará de saída do Governo para se candidatar à CMV. Em que ficamos? Para que lado pende a balança?

Não ganhamos nada mas a diversão é de mestre!

Saí da rede mas devo ter deixado alguma firewall desactivada porque ao regressar o Miguel por simpatia tinha-me deixado os parabéns no mural...

Já lhe devolvi a gentileza porque apesar de no VSB este ano ainda ir revelar algumas "carecas" quem tem sido revelação é a Tribuna de Viseu.

Na loja do cidadão... cada um tire a sua ilação!

Setembro de 2012. Hélder Amaral, líder da distrital de Viseu do CDS/PP, afirmava ter intenção de  questionar o Governo sobre a alegada nomeação de uma nova coordenadora para a Loja do Cidadão da cidade. A pergunta foi esta e da resposta recebida do "professor do Relvas" salta à vista o propósito de mostrar que o processo foi transparente... e foi, tanto assim que estou farto de googlar pelo concurso para preenchimento do cargo e nada, nem uma linha no DR!

28/01/2013

Blogs do Ano 2012

O concurso blogs do ano 2012 terminou e ditou a vitória do VSB no 1º lugar da categoria Local/Regional e da Tribuna de Viseu no prémio blog Revelação. A chamada blogosfera consegue ser tão ampla (estimativa de mais de 140 milhões de blogs espalhados pelo mundo) e tão pequena algumas vezes, localmente falando. Assim foi no inicio mas, hoje o espaço local encontra-se bem preenchido com blogs como o Olho de Gato, o Indo Eu, o Fotos do AJ, o Forma Farmacêutica e muitos que constam da lista de links ao lado e, que acrescentam pluralidade à discussão ao mesmo tempo que podem produzir um efeito de um “respeito” maior pela cidade, seus valores positivos e os seus problemas actuando em grupo. Há carências? Sim, assim como em todo e qualquer projecto mas regista-se maior dinâmica e intervenção civica, prelúdio de maior qualidade e quantidade da blogosfera local. 

Acto isolado ou facto continuado?

Que raio se estará a preparar no CDS? Há mais uma voz na imprensa local ou um candidato à concelhia?

Transtorno dissociativo de ideologia socialista!

Que o PS Viseu com a dupla Ginestal-Lúcia se transformou num saco de gatos já se adivinhava mas, dito assim confirma-se! Que a Lúcia Silva apoia José Junqueiro já ela o escreveu mas o que ainda não disse é quando o vai fazer nem de que lado vai estar!

Uma história velhinha...

O Pedro era um pastor. O seu trabalho era tomar conta das ovelhas enquanto pastavam. Um dia resolveu fazer uma brincadeira para se divertir. Desatou a gritar:
- Lobo, lobo, socorro, está aqui um lobo!
(...)
Os fazendeiros correram para ajudar o Pedro, mas não havia lobo nenhum. Passados uns dias os fazendeiros ouviram o Pedro a gritar:
- Lobo, lobo, socorro, está aqui um lobo!
E disseram uns aos outros:
- Não nos vamos deixar enganar. Hoje ficamos aqui.
O Pedro continuou a gritar porque desta vez era mesmo um lobo que lhe estava a matar as ovelhas.
- Porque é que ninguém me ajudou? - perguntou o Pedro. Agora fiquei sem ovelhas.
Não te ajudamos porque pensávamos que era mais uma brincadeira - responderam os fazendeiros.

27/01/2013

Retratos presidenciais

Caro leitor, já descobriu a quem se refere o editorial da publicação? 
Se a memória não me falha, mais nenhum editor conseguiu escrever um texto assim sobre o seu sucessor na CMV? O retrato hoje é diferente...


Olá Viseu!


Em boa hora o Paulo José Coelho se lembrou de tirar o pó ao baú. A revista Viseu que aqui nos dá a recordar é um testemunho memorável de Viseu há 30 anos que vale a pena revisitar.