20/04/2013

30 anos da ESE

A questão é essa!

E de repente, os deputados eleitos deram todos em fazer perguntas ao Governo. O PS questiona da Loja do Cidadão, o PSD da falta de recursos humanos na ACES Dão Lafões! O CDS não questiona coisa nenhuma mas é sempre o Hélder Amaral que levanta a questão... quanto não vale haver eleições!

E eu que nem sou de intrigas!

A campanha laranja parece já ter tido o seu arranque informal. Hoje o jantar de Almeida Henriques foi preenchido com a militância distrital e com Mota Faria e Pedro Alves no cochicho com o candidato. Curiosamente o restaurante em Bodiosa tem o sugestivo nome de Separadora!

19/04/2013

Mais uma acha para a fogueira!

Como era previsível e só não vê quem não quer, a ANMP lançou um segundo capítulo sobre a constitucionalidade da nova Lei das Finanças Locais e "en passant" não é que as dúvidas assentam sobre o papel das Comunidades Intermunicipais (CIM)? 
Primeiro a questão da designação e da localização da sede e agora, o Presidente da ANMP e Presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, ao que tudo indica de candeias às avessas com o actual e ex-futuro (vá-se lá saber!...) Presidente da CIM Viseu, Dão-Lafões, Carlos Marta, afirma que "a delegação de competências não pode ser nas CIM, mas sim nas autarquias". 
Certo ou errado, o facto evidente é que o caldo está entornado... mas se ainda têm dúvidas leiam na pág 126 o "email enviado, pelo Senhor Vice - Presidente, Joaquim Américo Correia Nunes, à Comunidade Intermunicipal da Região Dão Lafões(...)".

Tecido empresarial precisa-se!

O Politécnico de Viseu está com algumas dificuldades em colocar alunos a fazer estágios nas empresas. A culpa é da crise e das dificuldades sentidas pelo tecido empresarial, disse à VFM o presidente do IPV, Fernando Sebastião

Com a Primavera vem o Festival

18/04/2013

Viseu mais perto de Bragança!


No melhor pano cai a nódoa!


Uns são filhos e os outros?

Tunas na cidade felizmente não faltam e acresce ainda serem de qualidade. Sempre que actuam fora têm vindo carregadas de prémios mas pelos vistos não há onde os guardar. A Infantuna diz precisar desse espaço na imprensa local e os demais não o dizem porque por algum motivo não têm sido capa de jornal. Para quando um espaço associativo no Centro Histórico que dê guarida não só à Infantuna mas também às demais Tunas que assim o queiram dinamizar?

Quem é vivo sempre aparece!

Bem vindo, já se notava a falta e mais uns dias o link ia para a reciclagem!

Momento Mário Soares!

e pronto, graças à TSF ao fim de 24 anos de mandato ficamos a saber que nem sequer a ideia das rotundas é de Fernando Ruas mas sim de um coreano...

Diplomacia económica!

Este evento que José Cesário em boa hora traz a Viseu poderá fazer germinar algum investimento por cá... a cidade e a região bem precisam!

3 questões aos leitores!

Condicionar o trânsito em horas de movimento comercial para afixação de propaganda por parte do executivo em que medida de revitalização do Centro Histórico se enquadra?
Tratando-se inclusivé de uma empresa privada o serviço não poderia ter sido realizado durante a noite ou pela madrugada?
E, para o projecto questão neste espaço, ainda que louvável e positivo, os custos assoociados a esta propaganda não poderiam ter sido poupados ao erário público?

O rabo é sempre o mais difícil de esfolar!

Confesso que há tempos atrás quando escrevi este artigo de opinião sobre o PDM não analisei do ponto de vista técnico este documento regulamentador do planeamento e ordenamento do território, mas desde logo me suscitou alguma reserva o facto de só às portas da saída do executivo se colocar este assunto à discussão pública e aprovação posterior. 
O Diário de Viseu , esta semana, publicou a carta de um leitor que aparenta ser técnicamente conhecedor do assunto e que coloca importantes e pertinentes questões sobre o PDM. Claro que a CMV vai ignorar isso bem como o apelo de José Junqueiro que pede a suspensão do processo de aprovação do novo PDM dado que os vereadores do PS nem devem saber que tal documento existe, mas para quem levou mais de uma década para rever este assunto ainda merecer criticas desta natureza não deixa antever boas perspectivas para um tão condicionador e fulcral instrumento de politica do concelho.

17/04/2013

Antes assim!

(...) A ideia de que o Colégio da Imaculada Conceição ultrapassa dificuldades insanáveis, que podem ditar o seu fecho já a partir de Setembro, é posta de parte pela Irmã Teresa Santos.
in Via Rápida

16/04/2013

À atenção da blogosfera local

José Junqueiro "certo da primordial importância dos blogues e do seu papel, numa sociedade moderna e democrática" escolheu o "Maria Xica" para se reunir com a blogosfera local no próximo dia 20 de Abril, pelas 21h com o propósito de "registar a sua visão para o desenvolvimento sustentável de Viseu". Não sei se o café è à borla mas fica a informação aos leitores e aos bloggers...
Sendo certo que é mais fácil identificar um maçon que um blogger e que no panorama local os blogs se contam pelos dedos de uma mão a iniciativa promete!

Ode à Cidade


Em casa de ferreiro...

Se têm ausência de recursos próprios não seria preferível terem recrutado uma contabilista ao invés de uma advogada?

E a Troika que dirá disto?

Algum dos leitores faz ideia da quantidade de vezes que este tipo de alertas do  AJ se verificam ao longo do ano? Não admira pois que a CMV anuncie que "dada a necessidade de se proceder à reparação dos “pilaretes” de proteção à linha do funicular na Rua Ponte de Pau, e por questões de segurança, o trânsito automóvel, naquela artéria, será proibido nos próximos dias 17 e 18 de Abril de 2013". O que me causa estranheza é que a oposição nunca tenha questionado a CMV sobre os custos de manutenção e funcionamento deste equipamento. Quem irá pagar estas facturas no futuro?

15/04/2013

Académico em primeiro!

O Académico vai de vento em popa! Com o Cinfães fez um bom resultado que o colocou no cimo da tabela e daí para cá tem brilhado em campo. A uma vitória de garantir a subida à divisão seguinte o número de fervorosos adeptos tem aumentado a olhos vistos e as bancadas têm estado preenchidas! Resta esperar agora pela festa no Rossio...
(foto gamada ao Pedro Ruas, vice presidente do Académico)

A brigada do reumático!

Será que não sabem que se não lhes agrada e não respeita o sentir dos que os elegeram podem votar contra?

Parceria de louvar!


Se há instituição que merece todo o nosso apoio é Cantinho dos Animais Abandonados de Viseu. Fernando Ruas interpretou e bem as preocupações e o espirito civico dos viseenses.

Obra do Diabo

Onde pára ela?

A primeira estátua do escritor Aquilino Ribeiro vai ser erigida em Viseu, capital do distrito onde nasceu, por iniciativa do município local, lia-se nos jornais em 27 Setembro, 2007. 6 anos depois, a 31 de Janeiro de 2013, a CMV conseguiu levar o assunto a reunião do executivo e protocolar essa realização com o Centro de Estudos Aquilino Ribeiro.
A rua com o nome de Aquilino sei que fica junto da biblioteca, o parque da cidade já tem essa mesma designação mas a estátua ainda não dei por ela. Como estamos em ano eleitoral estou em crer que é desta que a cidade homenageará o escritor. Aquilino queria como epitáfio: "Mais não pude" mas este executivo a trabalhar assim terá como mais apropriado a frase: "Mais não sabiam"!

ET: 
Leitor atento fez-me chegar a informação de que o assunto embora tenha sofrido alguns compreensíveis atrasos devidos ao infortúnio da morte do escultor encarregado do projecto bem como da irreparável perda havida com o falecimento do filho de Aquilino está bem encaminhado e entregue ao dedicado Dr Alberto Correia. Assim, tudo estará a ser conduzido pelo CEAR e Autarquia por forma a que por ocasião da data de 25 de Maio a cidade possa conhecer esta merecida forma de homenagem do escritor. Fica ainda o agradecimento ao leitor que teve o cuidado de fazer chegar esta esclarecedora informação.

Viver para a Política ou viver da Política?

O magnifico gestor, antes de regressar às empresas como garantiu, ainda vai fazer uma perninha na Assembleia da República.