31/05/2013

A não perder!


Amanhã todos a Viseu!


Pergunta na caixa do correio

AX: Agora são as meninas da Quinta de São José a incomodar a vizinhança. As esposas irão voltar?

Alcança quem não cansa!


Por cá, passou-se o dia 25 de Maio e de Aquilino Ribeiro nem uma palavra. Honra seja feita a Acácio Pinto, deputado do PS Viseu, que evocou ontem Aquilino na AR.
(...) Se vos trago aqui Aquilino não é para eu lhe render uma, mais uma, homenagem que, aliás, seria muito mais competente, profunda e empolgante, se efetuada – só para citar alguns viseenses que na atualidade a ele se dedicam – se efetuada, dizia, por Paulo Neto, Alberto Correia, Fernando Paulo Batista, António Augusto Fernandes, António Ribeiro de Carvalho, Henrique Almeida ou Henrique Monteiro.
Trago-o aqui como um tributo, um tributo de todos os viseenses, creio que de todos os portugueses, que sentem o seu pulsar aqui e agora, hoje, porventura, ainda de forma mais acutilante, mais forte nestes tempos da ira, em que nos tolhem, querem tolher, os ventos da esperança.

No funicular descendente!

No funicular descendente
Vinha tudo à gargalhada.
Uns por verem rir os outros
E outros sem ser por nada
(...)
No funicular descendente
Vinham todos à janela
Uns calados para os outros
E outros a dar-lhes trela
(...)
No
funicular descendente
Mas que grande reinação!
Uns dormindo, outros com sono,
E outros nem sim nem não
No
funicular descendente
Do Rossio ao Cavaquistão!


Fernando (o outro) Pessoa

30/05/2013

Publicidade à borla é sempre bem vinda!


Tenho, como sabem, este hábito, irritante para muita gente, de reflectir sobre o nosso futuro colectivo e esse hábito é complementado por outro, ainda mais irritante: digo e escrevo tudo isso em jornais e blogs. Mas, nesta altura mais que falar importa fazer ao que parece tal possibilidade ainda mais irrita um certo sector. Falarem de mim bem ou mal é diferente de me ignorarem, opiniões contrárias só engrandecem a discussão e por isso, não fosse o caso dos faladores serem anónimos (claro está) e até lhes daria os parabéns por obrigarem outros que não me conhecerão a interrogar-se. Passe a imodéstia, mas quem é este Oficial Superior do Exército que tem mais louvores internacionais e nacionais que Almeida Henriques tem de realizações a favor do concelho? Quem é este Coronel na reserva que tem mais medalhas nacionais e internacionais que José Junqueiro tem de ideias para o concelho? Quem é este homem que criou o Clube de Orientação de Viseu, que foi 2º Comandante do RI 14, que fez parte da Direcção do Clube de Viseu, que fez parte do Projecto Vida, que foi eleito Beirão de Mérito pela Confraria Grão Vasco, que fez parte da Comissão Organizadora dos Jogos Desportivos de Viseu quando o Guilherme ainda nem sabia o que era uma tese, que foi presidente da Associação de Andebol de Viseu, que foi Comandante do maior Batalhão que Portugal projectou para Timor depois do 25 de Abril, que foi assessor no National Operations Center da NATO no Iraque, que foi Comandante do RI3, que é pai de 3 viseenses, que paga os impostos, fez descontos sobre 38 anos de serviço e gosta de beber uma cerveja com os amigos?
Quem foi o cidadão a quem foi atribuida a medalha de mérito municipal de Beja por unanimidade, do PSD ao BE e eleito cidadão de mérito da cidade? Pois, por isso em boa pronuncia alentejana lhes digo: Amanhêm-se prá aí mas
faxavore nã se esqueçam que nã se compara o olho do cú com a feira de Castro!

Já a desenterrar o passado?


29/05/2013

Oh, camaradas mas querem enganar quem?

O PCP Viseu continua a dança do "ora agora indo eu ... Manuel Rodrigues, ora agora indo tu... FranciscoAlmeida" mas sempre em volta do "Sindicato dos Professores" naquela perspectiva de preencher um lugar à espera que o sol brilhe (!)... o que não fortalece em nada a luta dos professores. O PCP em Viseu há muito que deixou de ser um partido revolucionário, é uma mera "secção" do Comité Central com um programa de festas perfeitamente delineado e estabelecido, sem o mínimo de rasgo, de projecção mediática ou de relação com os problemas locais, assemelha-se mesmo em muitos aspectos aquelas organizações visienses que pululam por Viseu e cujos dirigentes  se replicam como cogumelos. Nada me move, embora o mesmo não diga em relação a algumas figuras de proa do seu dirigismo, mas um Partido de esquerda, numa cidade do interior como a nossa, não pode ter esta postura parasitária sobre organizações como sejam os sindicatos.  E agora chega, que já lhes dei atenção demais!

Comissão Estratégica PSD

O resto da comissão pode ser consultada aqui (1, 2 e 3)

O programa eleitoral do Almeida promete!

O Secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, quer que os empresários emigrados na Venezuela estabeleçam cada vez mais parcerias com empresas portuguesas, aumentando a importância deste mercado para Portugal.

O Dream Team do Almeida!

Realmente o Almeida tem uma equipa ambiciosa. Diga-se de passagem que a ambição está toda ao seu lado direito.

Um Almeida nunca vem só!

O coordenador do Sindicato dos Professores da Região Centro, Francisco Almeida, de 54 anos, é o candidato da CDU à câmara visiense nas próximas eleições autárquicas. Francisco Almeida, professor do ensino básico, tem ao longo dos últimos anos liderado o Movimento de Luta contra as portagens nas ex-Scut A24 e A25 e o movimento "Pela criação da Universidade Pública de Viseu", temas que fazem agora parte do programa eleitoral. (...) 
Filomena Pires, professora e sindicalista é a candidata da CDU à Assembleia Municipal de Viseu.

28/05/2013

Venham daí até à Praça! O café pago eu!

Caros leitores, sou suspeito para vos pedir que um novo espaço de opinião passe a fazer parte dos vossos favoritos até porque à entrada encontrarão logo a razão de tal afirmação, mas um blog colectivo e atenção, com uma mulher inteligente é novidade surpreendente cá pelo panorama da blogosfera local.

As coisas, como agora parece ser moda dizer-se, prometem!

Alex, em relação às "gorduras do Estado", estamos totalmente de acordo. Tal como se previa o Tribunal Constitucional "chumbou" a Lei das Comunidades Intermunicipais.
Primeiro round : Ruas - 1 Marta - 0.
Vamos aguardar pela leitura do parecer e pelas consequências políticas desta decisão.


(post também publicado na Praça)

Rua Direita em breve!

Mais aqui

RI 14 de portas abertas à cidade!

Caro amigo Celso, como sabe, leio com a atenção possível as suas crónicas de opinião mas não me sinto obrigado a com elas concordar, tal qual o meu amigo fará com aquelas que publico no Jornal do Centro ou neste espaço. No caso desta crónica não sou me obriga a discordar como até a lembrar-lhe que julgamento baseado na aparência resulta mal! Sem discutir da necessidade de reforma das Forças Armadas que sempre defendi, acredite que o RI 14 e não é por ter sido a minha casa durante longos e felizes anos, não merecia tal comparação até porque é assim que deve funcionar, de portas abertas à população, a não ser que o meu amigo se pautue entre aqueles que defende que devia, como outros o têm feito no passado, fechar portas... se é assim, fique sabendo que do lado de lá me encontrará na defesa intransigente daquela prestigiada Instituição, das poucas do Estado que ainda restam na nossa cidade. Se foi só um mau momento de escrita... então, esqueça, também os tenho e a seguir procuro corrigi-los, não me limito a ficar no meu cantito!
Abraço
Fernando

A Guarda primeiro!

(...) «Queremos uma região Centro cada vez mais ganhadora», desafia. Almeida Henriques considera que a Guarda tem uma posição estratégica privilegiada e garante que a construção da Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE) «é tão importante para a Guarda como para a região Centro».

27/05/2013

Corrida aos lugares!

Caro leitor, puxe pela imaginação, preencha os espaços em branco e com facilidade ficará conhecedor das boas práticas da gestão da administração autárquica:
 
(...) Mas há lá muito tacho.O _______ agora vai pró Pedro Nunes. Tanto alarido mas o _______ continua a arranjar-lhe tacho para as futuras industrias criativas de Viseu. É só criar... Mas enganem-se, não sobram vagas, já lá está a nora do ________. O Américo meteu o _________ e o ________ meteu a ________. Um conselho de administração no seu melhor!

Tour Mega Pic-Nic

A cidade de Viseu vai receber, no próximo dia 28 de maio, 10h30 e 17h00 - Avenida Infante Dom Henrique, o Tour Mega Pic-Nic, uma iniciativa de antevisão do Mega Picnic Continente, que se realiza a 29 de junho, em Lisboa, no Terreiro do Paço.
Para mais informações, GCI | Sílvia Marçal - Tel. 21 358 30 20 ou email

As rotundas!


Imaginem lá quem é que a esta hora dorme tranquilamente a sono solto para recuperar do jet lag e alinhar as ideias no Hotel Timor em Dili?
As rotundas ao que parece são um produto coreano mas, nesta moda social democrata do turismo diplomático economico que o candidato Almeida Henriques defende, nunca se sabe se não serão, à semelhança das natas, um bom artigo para exportação e comercialização naquelas terras do Sol Nascente, onde a regra da prioridade depende do maior efeito sonoro da buzina!

Diz-me com quem andas... dir-te-ei o que vales!



O socialista Augusto Mateus, veio "à zona norte da Península Ibérica" propor o "desenvolvimento do potencial de Viseu enquanto centro de um corredor logístico de ligação à Europa" na acção de campanha do candidato Almeida Henriques, ex-Sec Estado da Economia, que enquanto detentor daquela pasta nunca tal ideia lhe ocorreu. Augusto Mateus, o mais próspero comerciante de planos salvadores da Lusitânia (não confundir, leia-se Portugal do Séc XXI), é o mesmo ex-Ministro de Sócrates, que no seu estudo sobre o aeroporto de Beja escreveu que aquele equipamento "será utilizado para o transporte de carga ou para exportação de produtos frescos como peixe (especialmente carapau)." O aeroporto de Beja está, como todos sabemos para mal dos pecados dos alentejanos e do bolso dos contribuintes, às moscas 32 milhões de euros depois. Será curioso verificar como irá Almeida Henriques sustentar económicamente este corredor logistico mas porventura a exportação de rotundas floridas será agora a solução do estudo do genial Mateus!

Viseu Novo, SRU

A ministra da Agricultura revelou, este sábado, que o Governo quer deixar "o quanto antes", mas "de forma pacífica e construtiva", a posição de acionista que detém nas Sociedades de Reabilitação Urbana do Porto, Coimbra e Viseu
in JN

26/05/2013

"É preciso fazer a reforma da reforma"!

(..) Armando Vieira também acusou o ex-secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, de ter sido o responsável por incluir o corte de freguesias no memorando de entendimento com a troika. (...)
 (foto de Joaquim Alexandre Rodrigues)
"Como na sala toda a gente que estava a falar era do PSD — à excepção do competente moderador, Bruno Simões, jornalista do Jornal de Negócios — houve uma tentativa canhestra de colar José Junqueiro à reforma "irracional" e "absurda" de agregação de freguesias."
O Joaquim Alexandre explica aqui porquê!