18/10/2013

Feira dos Santos aqui ao lado!

No fim de semana de 1 a 3 de novembro, Mangualde continua a apostar nas suas tradições seculares e promove mais uma edição da Feira dos Santos, sob o lema «Da Tradição à Modernidade». A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Mangualde, realiza-se como habitual no centro da cidade.

Boas noticias a manter debaixo de olho!

Portugal, Espanha, França e a Comissão Europeia assinaram hoje uma declaração conjunta para a criação do Corredor Atlântico, que permitirá a circulação de comboios de mercadorias na rede ferroviária europeia.
(...)
A criação do Corredor Atlântico vai "permitir a circulação de comboios de mercadorias, em bitola [distância entre carris] europeia e interoperáveis com o resto da rede ferroviária Europeia, desde a fachada Atlântica Portuguesa, ligando Sines, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Viseu e Guarda a França (Paris), com extensão à Alemanha (Manhheim), bem como ao resto da Europa através da interligação com os restantes corredores ferroviários de mercadorias transeuropeus".

17/10/2013

A Marisqueira da Rua Direita acaba aqui!

Se a noticia fosse porventura a de que os Pasteis de Belém iam fechar portas em Lisboa até a AR decretaria legislação para impedir tal cenário. Infelizmente por cá, vários icones da cidade vão morrendo sem que nada nem ninguém se pareça importar. Depois do Cortiço no Centro Histórico a Marisqueira da Rua Direita vê acabados os seus dias de mais de 45 anos a servir viseenses e turistas naquela artéria de renome da cidade. O ambiente familiar onde a boa cozinha a par da simpatia do dono e familia de Fernando Fernandes, servia de conforto a tantos quantos forravam o estômago graças ao módico preço de 2,5 euros, onde às terças-feiras se esperava por vez de mesa, onde tantos estrangeiros se deliciavam com a boa gastronomia beirã e com o pitoresco do local chegou ao fim no passado dia 15. Esta "casa de pasto" que ainda há pouco tempo fez parte do Projecto "Esta Rua não acaba aqui" confirma o deserto em que aquela artéria se vai transformando. A Rua não acabará mas tem agora mais uma ferida aberta na sua alma!

16/10/2013

A Universidade Católica em Viseu

Faz o que eu digo não faças o que eu faço!


Almeida Henriques parece querer aplicar à oposição a lógica que nunca aplicou a si próprio. Almeida Henriques parece querer seguir o tipo de actuação própria dos pequenos líderes, mas também não se esperava melhor de um ex-governante que viu a sua grande obra, o programa "Revitalizar" ser cancelado, por falta de resultados, mal o autor saiu do governo. Demitido do governo e chegado à nova função, parece querer preferir anular a oposição jogando no campo em que os regimes anti-democráticos apostam. Convém recordar que Almeida Henriques, enquanto deputado e ex-governante, fez sempre a gestão da acumulação da função de Presidente da AM em função da sua agenda oficial e não quer agora dar sinais de aplicar aos demais eleitos o mesmo principio. Claro que hoje até tem como alternativa a videoconferência mas além de estar fora da sua capacidade técnica seria uma vez mais facilitar a vida aos seus vereadores, bem como aumentar a despesa (todos sabemos quem paga a conta). O mandato promete...