22/11/2013

Eles andam aí!

(Mais info aqui)

A casamentos e baptizados só vão os convidados!

O Jornal do Centro, com o qual colaborei um inúmeras edições como já perceberam tem novo figurino. Pedro Santiago, o "director" prometeu em entrevista à Antena 1 que dia 18 o site estaria online e com muitas novas funcionalidades! Não fui à inauguração do "novo ciclo" do jornal mas já fui ao site... e estou reconhecido ao jornal por me ter ignorado como colaborador.

Da série "Gorduras do Estado"

A Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) divulgou recentemente o “Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses” com algumas actualizações. Dali conclui-se que das 111 empresas municipais que terão de ser extintas por não terem saúde financeira a Viseu Novo SRU é uma delas uma vez que não cumpre os critérios exigiveis por lei: as receitas dos últimos três anos têm de ser superiores a 50% das despesas; os apoios públicos no mesmo período têm de ser inferiores a 50% das receitas; e os resultados operacional e líquido acumulados desde 2010 têm de ser positivos. Indiferente a isso parece estar a Autarquia que ainda recentemente "contratou mais um técnico" apesar das criticas da oposição e dos alertas do Governo nesta matéria. Na retórica barata "Viseu está primeiro" mas no caro despesismo do Estado "os amigos estão primeiro".   

21/11/2013

20/11/2013

Fica o pedido

Espera-se pacientemente que a nova Direcção da ADDLAP actualize o site e que ao fazê-lo reforce o "novo ciclo" mantendo também actualizado como é de lei e a bem da transparência todos os documentos de gestão e contas da Associação de Desenvolvimento e que não aumente de ano para ano as despesas de pessoal com a contratação de mais "boys".

Descubra a diferença



Ouça o discurso do "triângulo com 3 vértices" de 2009. Tome nota dos "temos... temos de promover Viseu, temos de atrair investimento, etc" e agora, sem ignorar o que entretanto aconteceu em Viseu deixe passar 3 anos e compare com o discurso da tomada de posse para novo mandato em 2012. 



Estamos esclarecidos? Então, caro leitor, diga-me lá, o que mudou?

Não está para umas, estará para outras!

Ontem finalmente chegou ao fim o braço de ferro que PS e PSD mantinham na discussão sobre quem deveria ser o próximo Presidente da CIM Viseu Dão Lafões. João Azevedo do PS, não abriu mão da maioria de Câmaras a seu favor, (8 contra 5 PSD e 1 Indep) e fez eleger José Morgado para Presidente da CIM ficando ainda mais uma vice-presidência para o PS de Castro Daire e outra para o PSD de Tondela. Almeida Henriques continuará por mais uns tempos a ter que se manter apenas disponível para o cargo mas até lá poderá assumir outros desafios na ANMP.

19/11/2013

Uns falam, outros fazem acontecer!

Enquanto uns se preocupam com o regresso ao mercado de capitais, outros fazem regressar o mercado de trabalho!

A cota do pasquim!

 Depois de outros "fretes" feitos durante a semana, Paulo Cardantas, médium e editor do "Diário do Município de Viseu" assina hoje uma noticia digna de ser candidata ao prémio Pulitzer do jornalismo paranormal. Sem estar presente na Assembleia Intermunicipal que ditou a vitória de Acácio Pinto com 26 votos contra João Cotta com 24 votos, o jornalista conseguiu a proeza de "adivinhar" o sentido do voto secreto do deputado do CDS ali presente. Acresce que na matemática, ainda que ao nível da 4ª classe de adultos, se votaram como votaram 50 deputados, se o PSD tinha 23 e somou 24 com o voto do deputado CDS então como terá Acácio somado 26 votos dado o PS ter 22 deputados e ao CDS restarem 3 na contagem? Terá sido algum deputado fantasma do PSD a votar no Acácio? Terá sido o representante do CDS da lista de João Cotta que nunca foi tido como militante nem alguma vez visto na sede ou reunião do partido? 
Mistério, fenómeno ao nível de Mestre Shaolin ou apenas má fé da fonte de "espirito santo de orelha" do jornalista?
Ah, e já agora para baralhar as contas e deixar tudo no dominio Zen avisem o alinhado pasquim que eu votei na região, no respeito do partido e de acordo com a minha cidadania!

Até onde chega a poupança!

Hoje tive necessidade de me deslocar à Segurança Social a tratar de um assunto. No elevador a funcionária da limpeza contava que vinha do piso -2 de limpar os resíduos de um extintor que teria disparado por se encontrar fora de prazo e que se o mesmo se começar a repetir nos demais passará a vida de esfregona na mão. Dei-me ao cuidado de verificar isso em relação a um extintor colocado junto de uma zona de espera de utentes! Confere! Um conselho que fica, mantenham-se afastados destes equipamentos de "segurança"!

Morcões e Javardolas LI

Se é estrangeiro a sinalética é igual no seu País, se não é aposto que lá não estaciona assim... mas por cá também há outros exemplos a evitar!


Deles? De quêm?

Fernando Sebastião, actual Presidente do IPV ainda não deve saber mas, pelos vistos, já há candidatos ao seu lugar. O IPV que tem vindo a afirmar com "os da casa" os seus méritos têm "nos de fora" quem defenda que "tem que ser repensado novamente e muito urgentemente"! Com amigos assim...

Viseu lá fora

A Vaag é um novo espaço cultural e também a concretização do sonho do também jovem arquiteto Pedro Batista Rodrigues, viseense de gema!