São eventos destes que transportam a cidade para outra dimensão! Resta esperar que a crise não limite a sua realização e que à semelhança dos Jardins Efémeros ganhem marca no tempo!
02/06/2013
31/05/2013
Pergunta na caixa do correio
AX: Agora são as meninas da Quinta de São José a incomodar a vizinhança. As esposas irão voltar?
Alcança quem não cansa!
Por cá, passou-se o dia 25 de Maio e de Aquilino Ribeiro nem uma palavra. Honra seja feita a Acácio Pinto, deputado do PS Viseu, que evocou ontem Aquilino na AR.
(...) Se vos trago aqui Aquilino não é para eu lhe render uma, mais uma, homenagem que, aliás, seria muito mais competente, profunda e empolgante, se efetuada – só para citar alguns viseenses que na atualidade a ele se dedicam – se efetuada, dizia, por Paulo Neto, Alberto Correia, Fernando Paulo Batista, António Augusto Fernandes, António Ribeiro de Carvalho, Henrique Almeida ou Henrique Monteiro.
Trago-o aqui como um tributo, um tributo de todos os viseenses, creio que de todos os portugueses, que sentem o seu pulsar aqui e agora, hoje, porventura, ainda de forma mais acutilante, mais forte nestes tempos da ira, em que nos tolhem, querem tolher, os ventos da esperança.
No funicular descendente!
No funicular descendente
Vinha tudo à gargalhada.
Uns por verem rir os outros
E outros sem ser por nada
(...) No funicular descendente
Vinham todos à janela
Uns calados para os outros
E outros a dar-lhes trela
(...)
No funicular descendente
Mas que grande reinação!
Uns dormindo, outros com sono,
E outros nem sim nem não
No funicular descendente
Do Rossio ao Cavaquistão!
Fernando (o outro) Pessoa
Vinha tudo à gargalhada.
Uns por verem rir os outros
E outros sem ser por nada
(...) No funicular descendente
Vinham todos à janela
Uns calados para os outros
E outros a dar-lhes trela
(...)
No funicular descendente
Mas que grande reinação!
Uns dormindo, outros com sono,
E outros nem sim nem não
No funicular descendente
Do Rossio ao Cavaquistão!
Fernando (o outro) Pessoa
30/05/2013
Publicidade à borla é sempre bem vinda!
Tenho, como sabem, este
hábito, irritante para muita gente, de reflectir sobre o nosso futuro
colectivo e esse hábito é complementado por outro, ainda mais irritante:
digo e escrevo tudo isso em jornais e blogs. Mas, nesta altura mais que
falar importa fazer ao que parece tal possibilidade ainda mais irrita
um certo sector. Falarem de mim bem ou mal é diferente de me ignorarem,
opiniões contrárias só engrandecem a discussão e por isso, não fosse o
caso dos faladores serem anónimos (claro está) e até lhes daria os
parabéns por obrigarem outros que não me conhecerão a interrogar-se.
Passe a imodéstia, mas quem é este Oficial Superior do Exército que tem mais louvores
internacionais e nacionais que Almeida Henriques tem de realizações a
favor do concelho? Quem é este Coronel na reserva que tem mais medalhas
nacionais e internacionais que José Junqueiro tem de ideias para o
concelho? Quem é este homem que criou o Clube de Orientação de Viseu,
que foi 2º Comandante do RI 14, que fez parte da Direcção do Clube de
Viseu, que fez parte do Projecto Vida, que foi eleito Beirão de Mérito pela Confraria Grão Vasco, que
fez parte da Comissão Organizadora dos Jogos Desportivos de Viseu quando
o Guilherme ainda nem sabia o que era uma tese, que foi presidente da Associação de Andebol de Viseu, que foi Comandante do
maior Batalhão que Portugal projectou para Timor depois do 25 de Abril,
que foi assessor no National Operations Center da NATO no Iraque, que
foi Comandante do RI3, que é pai de 3 viseenses, que paga os impostos, fez descontos sobre 38 anos de serviço e
gosta de beber uma cerveja com os amigos?
Quem foi o cidadão a quem foi atribuida a medalha de mérito municipal de Beja por unanimidade, do PSD ao BE e eleito cidadão de mérito da cidade? Pois, por isso em boa pronuncia alentejana lhes digo: Amanhêm-se prá aí mas faxavore nã se esqueçam que nã se compara o olho do cú com a feira de Castro!
Quem foi o cidadão a quem foi atribuida a medalha de mérito municipal de Beja por unanimidade, do PSD ao BE e eleito cidadão de mérito da cidade? Pois, por isso em boa pronuncia alentejana lhes digo: Amanhêm-se prá aí mas faxavore nã se esqueçam que nã se compara o olho do cú com a feira de Castro!
29/05/2013
Oh, camaradas mas querem enganar quem?
O PCP Viseu continua a dança do "ora agora indo eu ... Manuel Rodrigues, ora agora indo tu... FranciscoAlmeida" mas sempre em volta do "Sindicato dos Professores" naquela perspectiva de preencher um lugar à espera que o sol brilhe (!)... o que não fortalece em nada a luta dos professores. O PCP em Viseu há muito que deixou de ser um partido revolucionário, é uma mera "secção" do Comité Central com um programa de festas perfeitamente delineado e estabelecido, sem o mínimo de rasgo, de projecção mediática ou de relação com os problemas locais, assemelha-se mesmo em muitos aspectos aquelas organizações visienses que pululam por Viseu e cujos dirigentes se replicam como cogumelos. Nada me move, embora o mesmo não diga em relação a algumas figuras de proa do seu dirigismo, mas um Partido de esquerda, numa cidade do interior como a nossa, não pode ter esta postura parasitária sobre organizações como sejam os sindicatos. E agora chega, que já lhes dei atenção demais!
O programa eleitoral do Almeida promete!
O Secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, quer que os empresários emigrados na Venezuela estabeleçam cada vez mais parcerias com empresas portuguesas, aumentando a importância deste mercado para Portugal.
O Dream Team do Almeida!
Realmente o Almeida tem uma equipa ambiciosa. Diga-se de passagem que a ambição está toda ao seu lado direito.
Um Almeida nunca vem só!
O coordenador do Sindicato dos Professores da Região Centro, Francisco Almeida, de 54 anos, é o candidato da CDU à câmara visiense
nas próximas eleições autárquicas.
Francisco Almeida, professor do ensino básico, tem ao longo dos últimos
anos liderado o Movimento de Luta contra as portagens nas ex-Scut A24 e
A25 e o movimento "Pela criação da Universidade Pública de Viseu", temas
que fazem agora parte do programa eleitoral. (...)
Filomena Pires, professora e sindicalista é a candidata da CDU à Assembleia Municipal de Viseu.
28/05/2013
Venham daí até à Praça! O café pago eu!
Caros leitores, sou suspeito para vos pedir que um novo espaço de
opinião passe a fazer parte dos vossos favoritos até porque à entrada encontrarão
logo a razão de tal afirmação, mas um blog colectivo e atenção, com uma
mulher inteligente é novidade surpreendente cá pelo panorama da
blogosfera local.
As coisas, como agora parece ser moda dizer-se, prometem!
Alex, em relação às "gorduras do Estado", estamos totalmente de acordo.
Tal como se previa o Tribunal Constitucional "chumbou" a Lei das Comunidades Intermunicipais.
Primeiro round : Ruas - 1 Marta - 0.
Vamos aguardar pela leitura do parecer e pelas consequências políticas desta decisão.
(post também publicado na Praça)
Primeiro round : Ruas - 1 Marta - 0.
Vamos aguardar pela leitura do parecer e pelas consequências políticas desta decisão.
(post também publicado na Praça)
RI 14 de portas abertas à cidade!
Caro amigo Celso, como sabe, leio com a atenção possível as suas crónicas de opinião mas não me sinto obrigado a com elas concordar, tal qual o meu amigo fará com aquelas que publico no Jornal do Centro ou neste espaço. No caso desta crónica não sou me obriga a discordar como até a lembrar-lhe que julgamento baseado na aparência resulta mal! Sem discutir da necessidade de reforma das Forças Armadas que sempre defendi, acredite que o RI 14 e não é por ter sido a minha casa durante longos e felizes anos, não merecia tal comparação até porque é assim que deve funcionar, de portas abertas à população, a não ser que o meu amigo se pautue entre aqueles que defende que devia, como outros o têm feito no passado, fechar portas... se é assim, fique sabendo que do lado de lá me encontrará na defesa intransigente daquela prestigiada Instituição, das poucas do Estado que ainda restam na nossa cidade. Se foi só um mau momento de escrita... então, esqueça, também os tenho e a seguir procuro corrigi-los, não me limito a ficar no meu cantito!
Abraço
Fernando
A Guarda primeiro!
(...) «Queremos uma região Centro cada vez mais
ganhadora», desafia. Almeida Henriques considera que a Guarda tem uma
posição estratégica privilegiada e garante que a construção da
Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE) «é tão importante
para a Guarda como para a região Centro».
27/05/2013
Corrida aos lugares!
Caro leitor, puxe pela imaginação, preencha os espaços em branco e com
facilidade ficará conhecedor das boas práticas da gestão da
administração autárquica:
(...) Mas há lá muito tacho.O _______ agora
vai pró Pedro Nunes. Tanto alarido mas o _______ continua a arranjar-lhe
tacho para as futuras industrias criativas de Viseu. É só criar... Mas
enganem-se, não sobram vagas, já lá está a nora do ________. O Américo
meteu o _________ e o ________ meteu a ________. Um conselho de administração no seu melhor!
Tour Mega Pic-Nic
A cidade de Viseu vai receber, no próximo dia 28 de maio, 10h30 e 17h00 - Avenida Infante Dom Henrique, o Tour Mega Pic-Nic, uma iniciativa de antevisão do Mega Picnic Continente, que se realiza a 29 de junho, em Lisboa, no Terreiro do Paço.
Para mais informações, GCI | Sílvia Marçal - Tel. 21 358 30 20 ou email
As rotundas!
Imaginem lá quem é que a esta hora dorme tranquilamente a sono solto para recuperar do jet lag e alinhar as ideias no Hotel Timor em Dili?
As
rotundas ao que parece são um produto coreano mas, nesta moda social
democrata do turismo diplomático economico que o candidato Almeida
Henriques defende, nunca se sabe se não serão, à semelhança das natas, um bom artigo para exportação e comercialização naquelas terras do Sol Nascente, onde a
regra da prioridade depende do maior efeito sonoro da buzina!
Diz-me com quem andas... dir-te-ei o que vales!
O socialista Augusto Mateus, veio "à zona norte da Península Ibérica" propor o "desenvolvimento do potencial de Viseu enquanto centro de um corredor logístico de ligação à Europa" na acção de campanha do candidato Almeida Henriques, ex-Sec Estado da Economia, que enquanto detentor daquela pasta nunca tal ideia lhe ocorreu. Augusto Mateus, o mais próspero comerciante de planos salvadores da Lusitânia (não confundir, leia-se Portugal do Séc XXI), é o mesmo ex-Ministro de Sócrates, que no seu estudo sobre o aeroporto de Beja escreveu que aquele equipamento "será utilizado para o transporte de carga ou para exportação de produtos frescos como peixe (especialmente carapau)." O aeroporto de Beja está, como todos sabemos para mal dos pecados dos alentejanos e do bolso dos contribuintes,
às moscas 32 milhões de euros depois. Será curioso verificar como irá Almeida Henriques sustentar económicamente este corredor logistico mas porventura a exportação de rotundas floridas será agora a solução do estudo do genial Mateus!
Viseu Novo, SRU
26/05/2013
"É preciso fazer a reforma da reforma"!
(..) Armando Vieira também acusou o ex-secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, de ter sido o responsável por incluir o corte de freguesias no memorando de entendimento com a troika. (...)
O Joaquim Alexandre explica aqui porquê!
(foto de Joaquim Alexandre Rodrigues)
"Como na sala toda a gente que estava a falar era do PSD —
à excepção do competente moderador, Bruno Simões, jornalista do Jornal de Negócios — houve uma tentativa canhestra de colar José Junqueiro à
reforma "irracional" e "absurda" de agregação de freguesias."O Joaquim Alexandre explica aqui porquê!
25/05/2013
Novo ciclo, velho truque!
Na edição 489 do Jornal do Centro em artigo de opinião escrevi então que:
"Nas últimas autárquicas Fernando Ruas, aderiu a este fenómeno, mas com facilidade se percebeu que os seus assessores de comunicação que ficaram com o “serviço” tinham como única directiva replicar vezes sem conta os chavões de campanha. (...) Na página do HI5, no Twitter, no Facebook o mural e a timeline eram preenchidas com comentários laudatórios colocados por falsos perfis criados para o efeito. Ainda recentemente um dos seus discípulos presentes na rede perante uma aparente incómoda questão colocada no mural do seu Facebook optou por repetidamente apagar o post que um dos munícipes ali colocou relevando total falta de sentido democrático e desrespeito por aqueles que o elegeram. E esta politica de rede na região é sintomática... sempre que há eleições os "paladinos da cidadania" aumentam exponencialmente e diariamente nas redes sociais, prontos para criar "ruído" na comunicação e perturbar o espaço de comício que o politico local faz na rede!"
Pois, aí estão eles, os Patos Bravos, os Tavares da Silva hoje, Antónios Sousa amanhã, blogs anónimos por encomenda... tudo receita da mesma hipocrisia, caciquismo e cobardia politica que com facilidade dão a perceber qual o amo a que servem e o interesse a que se dedicam.
Escusam de se incomodar com o VSB dado que nem um minuto perderei com esse conhecido modus operandi, mas se gostam de me ler, sejam bem vindos!
24/05/2013
Está quebrado o tabú!
O deputado da Assembleia da República Hélder Amaral vai liderar a candidatura do CDS-PP à Câmara de Viseu nas próximas eleições autárquicas, que pretende representar "a massa crítica livre e independente" que existe no concelho.
in Expresso
Minuto 2'07
Miguel, enganaste-te! O "Guru das Cidades" estava lá mas como sempre, não para ensinar mas sim para aprender!
23/05/2013
Façam justiça ao Pedro!
Caros leitores, este comentário: "A dos Pedros, tem piada... Ainda me
lembrei, de mais alguns, da gera deste e que são tão ou mais parasitas
que ele... Rui Pedro, Pedro Escada e Pedro Ruas. Tudo jotas de "peso"
Ser Pedro, não é fácil..." deu queixa na PSP. O anónimo responsável que se
acuse, se faz favor!
Aproxima-se a hora das decisões
Texto de opinião publicado na edição 584 de 23 de Maio de 2013 do Jornal do Centro
Aquando da campanha para a presidência dos Estados Unidos, em 1960, a campanha de Kennedy, referindo -se a Nixon, fez a seguinte pergunta aos cidadãos eleitores americanos: “Você compraria um carro em segunda mão a este homem?”. Nixon perdeu as eleições. Em ano eleitoral, com alguns dos candidatos já no terreno, o panorama a que se assiste é confrangedor no mínimo. Num dado instante revelam-se como o mais beato dos anjinhos para no instante seguinte, de forma altaneira, afirmarem o contrário de ontem, como se não tivessem nada a ver com o assunto, e pelo meio vão trocando mimos e deixando promessas ao povo, numas prédicas de pastores evangélicos acabados de chegar a uma nova cidade! Ontem um revelava-se assustado com a taxa de desemprego de 10,8%, resultante da governação do outro, e promete hoje reverter a taxa de 17,7% que deixa como herança na sua governação que assusta agora o outro. Em resumo, um e outro seriam cómicos não fosse a questão bem gravosa. O leitor, compraria um carro em segunda mão a algum deles?
Leandra, estás em forma!
Inesperadamente fui hoje abordado pela líder regional da JSD que apesar
de algumas vezes aqui visada no VSB ao invés de fazer de contas que não
me conhecia optou por, de forma educada e jovial se dar a conhecer.
Fica aqui o registo do sentido democrático e do espirito critico da
jovem Jota!
22/05/2013
Sexta abre portas!
A Feira do Livro realiza-se no Parque Aquilino Ribeiro, entre os dias 24 de maio e 10 de junho.
Oh Amadeu, será Osório?
Há dias questionava-se aqui porque razão dispondo a Autarquia dos meios humanos qualificados para ministrar a acção de formação pretendida para o SMAS recorria a serviços externos, dispendendo assim verbas do erário público sem aparente necessidade a não ser que a especificidade da acção de formação assim o justificasse. Entretanto tropecei no Facebook na divulgação dessa mesma acção por parte da empresa formadora e questionei a mesma sobre o formador... a resposta até agora foi o silêncio! Não coloco em causa o mérito da empresa mas tal como disse no comentário "o silêncio por vezes também fala muito"!
A vida assim é uma alegria!
Num País de sonho leia-se em ano eleitoral não há concelho que não tenha as finanças em boa saúde, não há iniciativa que fique parada por falta de verbas e não há autarca nem "força viva" que deixe de participar no debate das politicas de sustentabilidade das cidades... para além disso ainda temos o Gaspar no Governo e a praia aqui ao lado!
21/05/2013
O plágio entrou na campanha!
"Com
efeito, pelo que nos é dado a conhecer pela comunicação social, o candidato do PSD parece que plagia o discurso da candidatura do PS na
medida em que fala exactamente dos temas que o candidato do PS"
Não me digam que o Guilherme está envolvido nisso?
20/05/2013
Isto é só a minha opinião e mais nada!
Entendo sem reservas que um cidadão de referência na cidade mesmo que ex-Dirigente de uma Instituição Pública afirme o apoio a um candidato mas considero despropositado que um actual Dirigente de uma Instituição Privada de referência na cidade afirme igual apoio ainda que na qualidade de mero cidadão!
Viseu Primeiro, acto I
"Não podemos desistir do desígnio de deslocalizar a Loja do Cidadão para o Centro Histórico, é uma opção que nos une, lutemos por ela"
Almeida Henriques, deputado PSD, Jan2009
"Ó ai, esteja quedo"
Há dias a propósito da ideia de 11 associações culturais unirem esforços para darem uma nova dinâmica ao Mirita Casimiro dizia eu aqui que era um cenário de aplaudir mas pelos vistos há quem prefira o marasmo a que aquele espaço cultural tem sido vetado e leve a peito a canção.
19/05/2013
O nome que estava no envelope!
A sorte parece não querer bafejar Almeida Henriques na corrida à CMV. A apresentação a ter lugar no Parque da Cidade acabou transferida para o Grão Vasco devido às condições atmosféricas também elas adversas, o estratega director de campanha não conhece o site da metereologia, os convites via infomail de gosto duvidoso chegaram tarde e a más horas à caixa do correio dos viseenses, de figuras nacionais apenas Fernando Ruas (que de nacional tem pouco caso contrário nem Almeida Henriques seria o escolhido) a abrilhantar o espaço e a entregar o beijo de Judas ao candidato e além do muito Photoshop muitos outros erros crassos
(entretanto corrigidos ou apagados tal qual o blog de Almeida Henriques não vá o diabo tecê-las e desenterrar pecados velhos). Talvez por isso às 3:30 da manhã em plena Rua do Comércio ainda Pedro Alves, Mota Faria e Guilherme Almeida faziam o balanço da jornada...
Sobre-viver para a política do betão!
Com a crise instalada acabou-se o tempo dos empreiteiros a financiar
partidos. A julgar pelas declarações de Fernando Ruas é tempo agora de o poder local financiar os construtores. Nem vale a pena referir a
questão da legalidade de tal situação avançada pelo autarca, que no seu
entender serve de justificação para o atraso das obras como se isso
fosse excepção na gestão camarária de Fernando Ruas. Não me recordo de
uma obra que tivesse sido concluida em tempo ou sem custos acrescidos em
trabalhos a mais mas, em época eleitoral o importante é fazer... nem
que para isso se esqueça o estado de direito!
17/05/2013
Melhor para já, só a vacina contra o cancro!
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai abrir uma delegação em Viseu, pretendendo abrir outras, até ao final do ano, nas capitais de distrito da região Centro, avançou hoje o seu presidente.
A delegação de Viseu do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro vai funcionar no Solar do Peixotos, um edifício localizado em pleno coração da cidade, «onde se vão juntar os vários serviços da Liga».
Depois do pastel de nata...
(...) O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas elogiou a iniciativa, por ser uma porta aberta para novas oportunidades de negócios, salientado a importância de existir uma maior conjugação de esforços entre instituições públicas e privadas para facilitar a internacionalização dos produtos do Alto Tâmega, referindo, a título de exemplo, o Presunto de Chaves.
16/05/2013
À banda larga!
Fernando Ruas, depois de ter conseguido com a inércia da sua politica desertificar o Centro Histórico e tornar moribundo aquele centro nevrálgico da cidade agora oferece serviços gratuitos! O Irish, Maria Xica, Àgua Benta, Obviamente, Academia da Poncha, Mais 1 Bar, Casa da Boneca, Colmeia, Casa da Sé, etc... já podem poupar na factura de serviços que oferecem aos clientes! A gestão autárquica vai conhecer em breve mais um
momento alto que as estatisticas regulamente divulgadas pelo executivo
não deixarão de confirmar.
Parabéns, tia Manuela!
A Quinta de Lemos já se afirmou no panorama regional do vinho do Dão como um projecto de referência a par de outros como o Quinta do Perdigão, Quinta da Pellada, Quinta da Fata, Casa da Passarela ou Quinta das Maias por exemplo, mas distinções internacionais como esta são muito poucos aqueles que disso se podem orgulhar!
Como o sal na comida... nem de mais, nem de menos!
Enquanto no Centro Histórico as queixas se fazem sentir pela "ausência" de policiamento, em Jugueiros são pelo seu "excesso"!
15/05/2013
Manuela Antunes, candidata do BE à CMV
A candidata do BE é Manuela Antunes, deputada na Assembleia Municipal de Viseu que ao JN afirma que: "É um desafio ser candidata numa cidade onde as pessoas têm medo de arriscar, de falar e de dizerem o que pensam"!
Freud explica isto bem!
O candidato que sexta-feira, pelas 21h, se apresenta oficialmente no Parque da Cidade é Almeida Henrique mas os jornais continuam a fazer título com Fernando Ruas.
Esperar para ver!
A Casa da Ribeira, que integra a Rede Municipal de Museus de Viseu, vai encerrar na segunda-feira para beneficiar de obras de requalificação, anunciou a Câmara.
13/05/2013
A união faz... toda a diferença!
A noticia de que Viseu é o distrito que ganha nesta segunda-feira mais imóveis classificados merece realce, pese contudo lembrar que a Casa de Aristides Sousa Mendes também foi a 3 de Fevereiro de 2005 considerada um monumento português e hoje está em absoluto estado de abandono! Em perda tem estado também o Auditório Mirita Casimiro de modo que a ideia de 11 associações culturais unirem esforços para darem uma nova dinâmica aquela sala de espetáculos no centro da cidade só por si já merece todo o apoio possível.
Infromação ao público!
O Gerson Ingrês informa que a sala de infromática vai estar fechada até dia 14!
That's a comedy!
Pessoalmente, confesso, não serei dos maiores apreciadores deste tipo de espectáculo que vai estar em digressão em variados teatros municipais do País. Cá por Viseu porém, não estará e vale a pena na foto abaixo ler das razões porque tal não acontecerá nas palavras de um dos responsáveis pela organização!
Atentos estamos!
João Cotta assina esta semana no Jornal do Centro um artigo de opinião sobre a importância de uma sociedade civil forte e participativa. Subscrevo! O facto de o Presidente da AIRV João Cotta se reunir com o Presidente do CERV João Cotta para junto com o Presidente do Conselho Geral do IPV João Cotta tomarem posição conjunta e unânime sobre a defesa do IPV é o melhor exemplo que João Cotta nos deixa dessa mesma importância.
12/05/2013
A verdade é como o azeite...
A propósito dos comentários aqui vertidos o autor do livro deixa para quem a quiser ler a verdade dos factos:
(...)
Para o 3º anónimo (21:11): O facto de F.R. não ter comparecido, não é relevante. O mesmo já não digo de a CMV se não ter feito representar, como era esperado, por um dos seus vereadores (pelo menos aquele a quem inicialmente foi apresentado e oferecido o trabalho para publicação). Adiadar a apresentação, era o que vinha sendo feito, por várias vezes, desde Janeiro.
Para o 6º anónimo (09:06): Sou autor do trabalho em questão e, tanto quanto sei, não sou o falecido pai do secretário da CIM. Assim sendo a sua insinuação é abjecta, ignóbil e ... "anónima". Quanto ao resto, informe-se junto das respectivas câmaras ou da CIM.
Para o 7º (12:24) e 8º (14:27) anónimos: Se alguma vez o seu "lixo" foi premiado por alguma entidade pública, o problema é seu. Quanto à presente edição, esclareço-os que teve o aval científico do Centro de Estudos Interdisciplinares Século XX, da Universidade de Coimbra. Sabem o que isso é e o que significa?
Porque fui educado a assumir a responsabilidade daquilo que digo, dou a cara.
Carlos Lunet
11/05/2013
10/05/2013
É com mel que se pega a abelha
A cidade de Viseu vai receber as Jornadas "Apicultura: que futuro?”, a decorrer na lugar na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, no próximo dia 18 de Maio.
Música celestial
Os deputados PSD já deviam saber que a geada não cai em lado nenhum a não ser porventura na parca imaginação de Pedro Alves cuja excitação com o regresso aos mercados perante os números de 17,7% de desemprego não é mais que uma ópera bufa!
Nome de peso!
A confirmar-se o que se comenta na cidade de que a pasta da cultura já estará entregue a Dalila Rodrigues é não só bom prenúncio como também um sinal que Almeida Henriques quer em 4 anos apostar na cultura o que Fernando Ruas não conseguiu em mais de duas décadas!
Cozinhado em lume brando!
Miguel Fernandes, já está a ser cozinhado o petisco mas os leitores também serão convidados...!
Com transmissão pela TV
A partir de hoje e até domingo os viseenses vão viver momentos de grande
emoção. É que nestes três dias vão jogar-se as partidas que irão
encontrar o campeão nacional da 2.ª Divisão. O “triangular” joga-se
hoje, amanhã e domingo no Estádio do Restelo, propriedade do CF 'OS
Belenenses” e vão disputar a posse do troféu o Académico de Viseu, o
vencedor da Zona Centro, o Clube Desportivo de Chaves que foi o primeiro
da Zona Norte e o Sporting Clube Farense que logrou vencer a Zona Sul.
in Diário Viseu
09/05/2013
Oh, minha Rua Direita… nunca eu te vi tão torta!
Artigo de opinião publicado na ed.582 de 09 Maio 2013 do Jornal do Centro
Comprida e torta
Comprida e torta
Muita e muita porta
Travessas e ruelas
Quelhas, casas novas, casas velhas
Casebres, palacetes
Cântaros, tachos, panelas
Bombas, estalos, foguetes
Dedais, agulhas, alfinetes
Sementes de nabiça e rabanetes…
(Ricardo Sandro, Viseu 1973)
Bem, por onde começar, afinal de contas todas as histórias têm um início. Sabem como é… só pensamos na vida quando a sombra da morte se apodera da alma. Volta e meia, ainda recordo aquele profeta do passado, de feições serenas e sorriso terno, que ali marcava presença todos os dias à mesma hora, no mesmo recanto, de tanto encanto, da Rua Direita. Rua estreita, como todas as ruas da vida, que hoje não passa de depósito, devoluto, de memórias perdidas e, mesmo que não acreditem, posso garantir, do fundo das minhas recordações, que teve comércio, rostos, almas, milhares de histórias que atravessaram cada número de cada porta e jamais o facto de ser torta lhe conferiu defeito.
Santos da casa não fazem milagres... mas outros fazem!
Dispondo a Autarquia no Corpo de Bombeiros Municipais de técnicos qualificados e credenciados recorre por ajuste directo a serviços externos de uma empresa privada para ministrar aos funcionários do SMAS formação de primeira intervenção
em incendios, o que diz bem da gestão eficiente dos seus recursos humanos e do critério de despesa dos dinheiros públicos. Convinha que no futuro a nova gestora do serviço tivesse atenção a estes aspectos e melhor será nem perguntarem quem é o formador contratado... ainda vamos acabar por descobrir que o aluno faltou às aulas do IPV para ministrar esta formação como professor altamente qualificado na área!
08/05/2013
Sondagem ao gosto da freguesia!
Na recente sondagem a que tive acesso dos 3 candidatos às eleições
autárquicas à CMV em termos de notoriedade não apresentam grandes diferenças
entre Almeida Henriques, José Junqueiro ou Hélder Amaral embora este detenha
reduzida vantagem. Já o sentido de voto esse, continua a favorecer o caciquismo
e os interesses instalados da máquina laranja a par da incapacidade de José Junqueiro se afirmar
como alternativa!
Biografia de São Teotónio
O historiador Aires A. Nascimento, autor de uma biografia de São
Teotónio, afirmou que, apesar de este ser o primeiro santo português, é
"pouco conhecido dos portugueses", salientando a sua "personalidade
irradiante".
"Teotónio foi, por certo, uma personalidade irradiante, mas mais
moderador, pelo que levou os outros a fazer, [mais do que] aquilo que
fez", disse o autor de "A vida de S. Teotónio", obra publicada pelas
Edições Colibri, que é apresentada na quarta-feira, pelas 15:00, na
Academia Portuguesa da História, em Lisboa.
Projeto de Resolução
(...)
7.
Isto dito, no caso concreto do Instituto Politécnico de Viseu (IPV),
não identificamos qualquer razão para a comunidade, a direção da
instituição de ensino superior ou os representantes dos agentes
empresariais da região (nomeadamente a AIRV - Associação Empresarial da
Região de Viseu) recearem a retirada dos cursos de mestrado, a perda de
relevância do IPV no contexto da rede de ensino superior ou a diminuição
do número de estudantes. Sem prejuízo, devemos estar atentos - e
estaremos - à ação do governo.
07/05/2013
A politica dos "doces"!
Oh Zé Pedro, afinal estás um pasteleiro de categoria! Pelos vistos apreciaram a confecção de modo que agora só tens que continuar... Quem te devia agradecer também é mais bolos, falam muito e fazem pouco!
Politica do alcatrão!
Amigo AJ, subscrevo o assunto embora pelo panorama tenha ficado com a ideia que a obra era absolutamente necessária... o piso estaria muito degradado como pode constatar pelas fotos acima!
Noticias da Confraria!
(...) Um dos pontos da ordem de trabalhos da reunião do Nobre Senado era a eleição dos novos corpos sociais. A lista, proposta pelo Almoxarifado, mostrou a vontade de renovação, com a entrada de gente jovem para os diferentes órgãos sociais, que foi votada durante a noite.
José Ernesto Silva continua à frente do Almoxarifado, tendo António Lopes Pires como Grão-mestre e António Botelho Pinto como Conferente-Mor.
Viseu em festa 24 horas!
O centro da cidade de Viseu vai estar em festa durante as 24 horas do dia 01 de junho, com seis espetáculos de várias artes performativas a animarem largos e praças e a convidarem à redescoberta do território.
06/05/2013
A piada do dia!
Lido melhor com os ataques pessoais agora do que lidava aqui há uns tempos, Fernando Ruas dixit! A ver vamos...
Estará já previsto no novo PDM?
E esta? Mais 24 ha para investimento imobiliário? Terrenos para a indústria? Quem souber que responda. Eu cá nem pergunto porque os últimos que perguntaram viram-se metidos numa confusão!
Fernando Ruas voltou aos mercados!
Vão somando:
- Aluguer autocarros Quinta Malafaia - 40.320€
- Convivio Sénior - 47.250€
- Substituição de luminárias na Praça da República - 38.874€
- Poda de àrvores - 191.233€
- etc, etc...
- Aluguer autocarros Quinta Malafaia - 40.320€
- Convivio Sénior - 47.250€
- Substituição de luminárias na Praça da República - 38.874€
- Poda de àrvores - 191.233€
- etc, etc...
Uma mão lava a outra!
Assim se vê como uma boa máquina partidária funciona! O candidato Almeida Henriques nem precisa de ir às Freguesias... e a razão é simples, o líder da concelhia basta!
05/05/2013
Já contaram com a nova rotunda de Viriato?
Enquanto Fernando Ruas gasta os últimos cartuchos a dar entrevistas a
tudo o que é jornal, Expresso incluído, em estilo de Presidente de Junta em fim de carreira, ficamos pela escrita de outros a saber que "a provinciana cidade do centro de Portugal" (...) cuja "única distinção de Viseu era ser conhecida como "a cidade das rotatórias" - possui nada menos que 197 em seu modesto perímetro urbano, quase uma a cada esquina"... o resto é o ruído de sempre e a culpa é dos blogs!
Subscrever:
Mensagens (Atom)











































