20/06/2013

Ladies and Gentlemen! May I have your attention please?

Meu caro, creio que a expectativa de que Fernando Ruas agora "se demarque deste prémio e que tenha a decência de não o ir receber no evento que vai decorrer nos próximos dias 01 e 02 de Julho, em Montreaux, na Suíça" sairá gorada! O "speech" consta da lista de oradores que vale a pena consultar. Mas, sabe o que mais me admira? É que numa organização que, entre outros, atribui um prémio denominado "Socrates Awards" niguém tenha desconfiado logo à partida.

Melhor Cidade e Melhor Autarca

(...) "It all works very simple: EBA sends out loads of letters to organisations all over the world, but mostly in developing countries, informing them they were nominated for a “prestigious international award”. If a company expresses interest they contact them with a price list. For instance the “European Quality and Best Enterprise” awards would cost £3800 each, while the “Queen Victoria Commemorative medal” was a little more expensive at £6200. And as a top-up the “prize winners” must also pay for their own accommodation and transport cost."

Discutimos isto logo no Lugar do Capitão?

Oh, Joaquim Alexandre, agora deixaste-me baralhado!

Da série "coisas boas que por cá acontecem!"


Joana Astolfi, responsável pelo projecto “Rua Direita - Esta rua não acaba aqui”, que, no âmbito do evento Jardins Efémeros, vai transformar uma dezena e meia de estabelecimentos comerciais anunciou as lojas escolhidas.
Assim, até ao dia 22 de Julho, serão alvo de intervenções diversas a Fazendas Nandita, a sapataria Paulo Domingues, a sapataria Ege, a Casa Eunice, o Bazar Litos, a Marisqueira, a drogaria Cedofeita, a Casa Sol, a Frutaria Terra Mar, a Casa Joaninha, a Casa Tirinha, a Casa José Alcides, a Tinturaria A Nova Económica, a papelaria Cami e a Casa Guimarães.
in Diário Viseu

Ora atente nisto!

Caro amigo e atento (a) Viseu, creio já lhe ter agradecido a referência que me dirigiu mas em relação a isto comete duas injustiças. O Hélder não é Dr e não são os títulos que fazem a diferença (não me refiro ao título do post, também ele excessivo) assim como não é uma deliberação ou regulamento camarário, que não se encontra publicado em lado algum, que se sobrepôe à lei geral. Aproveito para lhe deixar a sugestão de colocar um email no perfil... gente que se esconde no anonimato para atacar outros há por aí alguns e por aquilo que tenho acompanhado no seu blogue não é o caso! Cumprimentos!

Depois da prosa a poesia de Acácio Pinto


Pratique desporto!

Com o objectivo de dar as boas-vindas ao Verão a dançar, a Câmara Municipal de Viseu e os ginásios FFitness, Forlife e STARGym, estão a organizar o evento “Fitness Welcome Summer”, que se irá realizar na noite de sexta-feira para sábado, mais concretamente entre as 23h00 e a 1h00.
in Diario de Viseu

João Torto na Empório!


19/06/2013

Fim de regime!

A história é breve. O CDS-PP requisitou, tal como a lei o permite, o Solar do Dão para realizar a apresentação da sua candidatura. Da CRVDão, na pessoa do Dr Arlindo Cunha, a resposta foi positiva e por escrito. Até aqui, tudo bem. Mais tarde, segundo entendimento expresso da autarquia, o uso daquele espaço foi-nos vedado. Protestamos mas aceitamos mudar o local para a Praça da República, tendo sido este de novo recusado. Estou em crer que Fernando Ruas ou está mal informado ou ignora o mesmo prque sendo também presidente da ANMP não se prestaria a tal situação. O fax recebido no CDS nacional vinha assinado pelo assessor de Américo Nunes como se o Secretário Geral do CDS merecesse tal desconsideração. Ora, nesta altura fica claro que nos encontramos perante uma evidente limitação da democracia. Tal sob qualquer prisma é completamente inaceitável. Neste momento e para todos ficarmos esclarecidos, seria importante saber o que pensam as candidaturas adversárias bem como os responsáveis políticos do PSD e a sociedade civil. Se podemos encontrar plataformas de encontro com todas as forças políticas em prol do bem da cidade, não podemos aceitar qualquer tipo de relação com pessoas que não sabem respeitar a democracia e o estado de direito.
Onde anda o interventivo João Cotta da sociedade civil participada e critica que tanto a tem reclamado? O candidato a candidato José Costa também perdeu a voz? Mota Faria revê-se neste tipo de politica?  Fica a questão: O que pensam disto José Junqueiro? António Almeida Henriques? Manuela Antunes? Francisco Almeida? Lúcia Silva? Guilherme Almeida?

Usem uma lupa se for preciso!

Ofereço uma cópia do programa de candidatura autografada pelo Hélder Amaral a quem descobrir onde está na foto acima que retrata a reduzida plateia do Congresso Autárquico do Distrito de Viseu o Presidente da CM Tondela, Carlos Marta!

Eu também sou de Viseu com orgulho!

O orgulho em ser de Viseu está em alta! Na rede social Facebook, primeiro foi este que surgiu, que como estratégia de marketing politico funciona tão bem como o OMO e, agora este outro que, me parece mais desenhado para deixar a nodóa mas, apresenta uma ideia que me agrada sobremaneira para os programas de candidatura partidária: menos tijolos e mais miolos!

18/06/2013

Obviamente!

(...) Obviamente não estou com isto a dizer que o desemprego é menor, o desemprego aumentou, houve situações complicadas mas isto era mais que previsível, os próprios estudos apontavam para isso, se estamos com uma intervenção Extrema em que não temos Liberdade de fazer decisões em termos organizacionais, porque enquanto não nos libertarmos das amarras que os Srs. puseram neste País, obviamente que há aqui coisas que não são surpresa, se calhar podia-se pensar que chegava aos dezasseis e tal chegou agora aos dezassete, já estamos a falar aqui de “peanuts”, já estamos aqui a falar de coisas de pequena monta.

O Executivo voltou aos mercados


Limpeza de Vegetação espontânea em vários locais (...) - 24.006,88€
Prestação de serviços no ambito da discussão pública do PDM de Viseu - 14.400,00€
Prestação de Serviços no ãmbito da Discussão Pública do PDM de Viseu - 10.224,00€
Aluguer de comboio especial p/ viagem a Lisboa - 17.552,00€
Empreitada de obras publicas - 916.257,07€
Empreitada - 29.757,85€
Aluguer de autocarros para a iniciativa "De comboio até Lisboa"  - 3.500,00€
Serviços auditoria, Revisão de contas Ano 2013 - 15.000,00€
Execução de fotocópias a cores (...) necessárias à revisão do PDM - 11.934,27€
Aluguer de Autocarros para Malafaia 18 e 19 Maio - 40.320,00€
Convívio Sénior-Projeto intergerações nos dias 18 e 19 de maio - 47.250,00€
Fornecimento / Substituição de luminárias na Praça da República - 38.874,00€
Saiba mais aqui.

Em apoio da ideia!

A ideia de Almeida Henriques em querer candidatar o Centro Histórico a Património da Humanidade não só é louvável como até passível de sucesso mas para isso não será preciso um prazo tão alargado. Oxalá no final dos 4 anos do seu próximo mandato o Centro Histórico não venha, pelo contrário, a ter lugar assegurado na Lista do Património Mundial em Perigo da UNESCO!

17/06/2013

16/06/2013

Com papas e bolos...

O PSD prometeu, este sábado, que se vai apresentar nas autárquicas de 29 de setembro com a «cara bem lavada» (...) o partido vai para esta campanha com «frontalidade» e «sem vergonha» e com as suas «convicções»

15/06/2013

O filme da realidade laranja esverdeado

A candidatura do "independente" Almeida Henriques fechou-se hoje, uma vez mais, dentro do auditório para homenagear os autarcas do antigo PSD, que por limite de mandato deixam de exercer os cargos. O mestre de cerimónias, aka Mourinho da política, desdobrou-se em esforços para que o alto dirigente do PSD Aguiar Branco levasse boa imagem das poucas tropas presentes no local e, os discursos de mea culpa sobre a governação quase passaram despercebidos com o brilhantismo do filme "resumo do trabalho dos autarcas", realizado pelo empenhado Osório. 
Aqui vos deixo em exclusivo, tal como recebi, a película cinematográfica que retrata os melhores momentos da cerimónia.

14/06/2013

O limite da Catarina deseja-se Infinito!

A Catarina não é só uma cara laroca e junta à simpatia uma voz talentosa. Dia 1 estreia-se no Mercado 2 de Maio o seu novo álbum. O deserto espaço nessa noite pelas 22h terá o encanto da sua voz a dar-lhe vida e o sonho "infinitos" de uma carreira promissora da Catarina Rocha. Não faltem!

Efeito borda d'água

O Viseu Primeiro começou com a ideia da apresentação no exterior, fechou-se em salas e não tarda já só o Júnior e o Osório (pouco atento à sessão ainda por cima, tal como o estratega Alves) farão parte da comitiva. É certo que a agricultura está em crise mas, pelos vistos a chuva que tem caído justifica não só os erros de cálculo do Gaspar como também a falta de adesão e ânimo à volta do candidato verde alaranjado!

Que segredo esconderá a Lusitânia?

O Crime 14/6

Ficam as questões no ar!

Caro leitor, a propósito desta recuperação paisagística do Parque Linear de Santiago que, pelos vistos se encontram paradas e, cuja explicação adiantada ao sempre atento AJ, se prenderá com o facto de os equipamentos fornecidos não serem os constantes do previsto em concurso, importaria saber se o projecto se encontra de acordo com o PDM aprovado e se o responsável pela sua concepção inicial no âmbito do programa Polis, creio que o Arq Byrne, autorizou tais alterações bem como esta outra da ponte pedonal sobre o Pavia? E, como não poderá ser de outra forma pois caso contrário, estaríamos perante uma flagrante violação dos direitos de autor, porque não usa da mesma argumentação a CMV junto do Arq Siza Vieira para que este autorize a que no reabilitado Mercado 2 de Maio se realizem as adaptações necessárias para lhe devolverem a vida que outrora teve?

13/06/2013

Descubra as diferenças!


Versão verdadeira
Versão Mourinho da politica

Próximo cromo!


Graça, conta comigo! Sem reservas e sem medo!

Declaração de interesses: A Graça Canto Moniz apoia tal como eu a candidatura de Hélder Amaral à CMV.
Não conhecia a Graça, mandatária da juventude escolhida por Hélder Amaral e foi esta circunstância politica que a colocou no meu caminho. O pouco tempo que já partilhámos neste desafio a Graça faz-me acreditar que independentemente do que o eleitorado ditar como resultado autárquico, ainda há futuro possível e muito positivo para este País!

Diz-me com quem andas...


12/06/2013

E disto? Alguém se atreve a pôr "like"?

O que dirá agora o candidato do PSD à CMV destes números que ele próprio enquanto Sec Estado da Economia não só não soube anular como até os ajudou a aumentar fazendo com que sejaM já duas vezes superiores à média da OCDE?

Assim se promove uma cidade!

Meanwhile in Viseu

É mais o que nos une que o que nos separa!

Caro amigo, mesmo estando do outro lado estamos os dois do lado da mesma preocupação e gosto pelo concelho e pela cidade.Grato pelo estímulo e conte comigo como eu conto continuar a ser seu leitor.

11/06/2013

O humor é...


Agora Inês é morta!

O assunto aqui há um ano atrás tinha e merecia toda a atenção. Com o cenário actual do bairro, de demolição concretizada, os candidatos comprometem-se com o quê?

Entra pela cota?



(...) João Cotta falou sobre os principais desafios que se impõe para este mandato destacando a promoção e captação de investimento na região de Viseu e a promoção de uma maior concertação estratégica entre todas as entidades.

Assim falava o Presidente da AIRV, agora também Presidente do CERV (não confundir com este centro), aquando da tomada de posse para o novo mandato mas, estou em crer que não tardará muito que troque este desiderato por outro bem mais cómodo na lista de Almeida Henriques. Se assim for será tempo para se perguntar que empresários além dos do PSD João Cotta representa na região?!

Para quando o Ministério da Solidariedade Social?

Na cidade com melhor qualidade de vida é bom registar ainda a medalha recebida por Fernando Ruas ontem das mãos do Presidente!

O regresso à aldeia!

Estes "novos rurais", deixaram carreiras, amigos, pequenos luxos e rumaram a Cabrum na freguesia de Calde e entre surpresas e interrogações, perceberam que o país é pequeno mas tem muitas curvas... excelente ideia porque se estão à espera do banco de terras defendido por Almeida Henriques nas últimas eleições legislativas ou pelas hortas urbanas da Quinta de Cruz prometidas por Fernando Ruas bem que morriam à fome!

10/06/2013

Há que ter memória!


O deputado viseense do PSD, Almeida Henriques, quer saber se existe algum estudo que equacione a possibilidade de haver uma ligação aérea entre Viseu e a capital. (...) No documento, Almeida Henriques sustenta que a ligação ferroviária está desajustada da realidade, o que coloca Viseu, as suas empresas e instituições, em desvantagem face a outros pontos do país.
"As dinâmicas do nosso distrito justificam que a ligação aérea que serve Bragança e Vila Real, possa ser estendida a Viseu", sustenta, acrescentando que a cidade possui um aeródromo "com excelentes condições que poderiam potenciar a ligação e ajudar a rentabilizar o voo".
Almeida Henriques defende mesmo que este meio de transporte "seria uma forma de compensar o distrito pelos três anos de atraso do lançamento do concurso de ligação em auto-estrada entre Viseu e Coimbra".
(...)
A mesma opinião não é partilhada por Jorge Costa. O comerciante defendeu que, embora goste da ideia, é necessário "sermos realistas", uma vez que o projecto não é viável em termos económicos. "A ligação já existiu e revelou-se não ser rentável", acrescentou.
Por outro lado, adiantou que Viseu não é uma cidade "tão industrial ou comercial que justifique a existência deste meio de transporte", até porque está a uma hora do Porto, duas e meia de Lisboa e a quatro de uma capital como Madrid.

In Diário de Viseu (03 Abril 2008)

Quem é o que está com a camisa azul do CDS?

A JS cuja média de idades como se constata pela foto junta rondará os 40 anos realizou mais um roteiro e mais não digo porque o Manuel agora também é meu amigo no Facebook...

Rúben, tens lugar guardado na lista! Onde te levo a ficha?


5 anos depois...

Um investimento global de 114 milhões de euros e que pretende tornar Viseu na "cidade modelo do século XXI". (...) O presidente do Conselho de Administração da SRU e vice-presidente da Câmara de Viseu, Américo Nunes, prevê que daqui a nove anos exista mais gente no centro histórico e "corredores verdes abertos". "É preciso termos alma dentro dos imóveis e é esse o nosso grande objectivo: atrair pessoas para o centro histórico, com uma estratégia bem definida", disse.
(...)
O centro histórico, para esta reabilitação, foi dividido em oito núcleos.
(...)
Núcleo 7
Nesta zona, o Largo Mouzinho de Albuquerque ficará com uma "nova cara", fazendo a ligação entre o Teatro Viriato e a Escola Secundária Emídio Navarro. Será também construído um parque de estacionamento subterrâneo, enquanto que a Avenida Emídio Navarro será remodelada, assim como será dada mais dignidade à Porta dos Cavaleiros.

Texto de Sandra Rodrigues in Diário de Viseu (07-04-2008)

07/06/2013

A sorte de uns e o azar de outros!

Alí na dos "Andrades" noite dentro ainda se trabalhava para abrilhantar o espaço para a inauguração com o convidado de honra. Nas "4 esquinas" comentava-se que "falam, falam mas crise não é com eles! Um pôe um cartaz, o outro pôe dois e o zé povo paga". Fingi não ouvir mas pelas costas ainda me pareceu que alguém terá dito que "haviam de ter tanto azar como eu tenho cada vez que vou ali jogar"!

Aplaude-se tal escolha!

Porventura a Polícia Municipal pode queixar-se dos reduzidos recursos humanos ou materiais e até da ausência coordenada de politicas de segurança mas da falta de bons comandantes não têm razões de queixa, no meu entender. Depois de Horácio Carvalho chega por feliz escolha de Fernando Ruas, e não foi de certeza alguma por outra razão que não seja o do mérito e competência do subintendente Almeida Campos, brilhante oficial da PSP Viseu, conhecedor da realidade viseense e de quem tenho as maiores referências além da certeza que continuará com o bom trabalho do seu antecessor!

Por uma jota com atitude (actualizado)!

Cara Carla Sampaio, estou a contactar em nome de Hélder Amaral no sentido de averiguar qual a sua disponibilidade para liderar a jota. O Alex é meu amigo mas está como eu, careca, o Rui bom rapaz mas é mais para a música de modo que como está calor traga pouca roupa que eu vou pedir ao Miguel que lhe faça a entrevista.

Última hora: A Carla continua sem dar resposta e surgiu entretanto um outro interessado em fazer a entrevista e disponível para fornecer medicação ajustada a quem sofra de azia ou nao entenda a ironia!

Municipais e outras coisas tais!

O desejado calor que há dias se fez sentir terá sido suficiente para obrigar cerca de 60 bombeiros a combater um fogo de mato no concelho entre os quais se incluía o efectivo da equipa de 6 homens dos bombeiros municipais de serviço no quartel. Resultado: o quartel ficou vazio o que é o mesmo que dizer sem capacidade de resposta a uma outra urgente situação que nesse período se verificasse! É preocupante e grave este facto e terá sido esse o motivo que levou o sindicato a reunir com o vereador do pelouro respectivo. Atentem agora na foto abaixo da noticia do Diário Viseu relativa a esse facto. 
Não notam nada de estranho? A cadeira ao lado do vereador não deveria ser ocupada pelo Comandante da Corporação? Ou estaria nesse mesmo instante no grupo estratégico do PSD a assessorar Almeida Henriques, para no caso de ser eleito presidente no futuro, ele como comandante reconduzido, não permita que tais situações não tenham lugar a bem da garantia da segurança de pessoas e bens do concelho? Novo ciclo, velha equipa pois há coisas, que infelizmente, nunca mudam!
E o que parece não mudar é também a forma de fazer politica! Reduzir impostos poupa o bolso dos viseenses contribuintes, poupar-me-á a uma intervenção na AM mas também mostra que em alturas eleitorais vale tudo ou quase tudo!

06/06/2013

O meu compromisso com Hélder Amaral

Texto de opinião publicado na edição 586 de 06 de Junho de 2013 do Jornal do Centro

Não será novidade alguma se ao leitor habitual deste jornal afirmar, sem falsa modéstia, que herdei do meu pai além do sentido de humor este hábito, irritante para muita gente, de reflectir sobre o nosso futuro colectivo, sobre o que podemos e devemos fazer de modo a enfrentar e resolver dificuldades, construindo um amanhã melhor. Esse hábito é complementado por outro, ainda mais irritante: digo e escrevo, sem rodeios nem pruridos de consciência, tudo isso em jornais e blogs. Tenho pautado a minha vida pelos valores e princípios que a família me transmitiu e a experiência profissional castrense cimentou, como tal, actuo sempre de forma independente, pela minha própria cabeça, sendo apenas guiado por um imperativo moral e pela concepção de justiça, motivando as pessoas, sem excluir ninguém, procurando dar o exemplo e fazer sempre tudo no limite da minha capacidade de trabalho. Baseio a minha “autoridade” numa vida limpa, o meu passado é transparente e abro as portas a quem o quiser visitar, porque essa é a única forma de procurar um tempo justo. E, de facto, essa ideia tal qual bem o afirmava a Agustina Bessa-Luís, persegue-me: o exemplo é a única forma de mudar o mundo.

A Lusitânia ainda mexe!

A Lusitânia, pelos vistos, não deixará de fazer parte da campanha autárquica em curso. A imprensa em breve dará nota da razão que terá levado a Vereadora Ana Paula Santana a trazer o assunto à reunião de Câmara mas a explicação será simples. Ana Paula Santana fazia parte da Direcção da Lusitânia em representação da CMV à data do processo de extinção da Associação de Desenvolvimento e os membros dos Corpos Sociais, ao que julgo saber, estarão a ser notificados para serem solidários numa dívida na ordem dos 100 mil euros. Ora, quando isto sai da esfera dos fundos comunitários e dinheiros públicos e entra no bolso dos dirigentes a coisa muda de figura! Deixa de ser um Paraíso e passa a ser um Inferno!

05/06/2013

Submeta-se a despacho do Vereador do Desporto!

Com os votos de rápidas melhoras ao atleta atingido pelas "balizas de basketebol"!

Feira do desporto adiada

A 6ª edição da Feira do Desporto de Viseu, inicialmente prevista para dia 8, 9 e 10 de junho, no Parque Urbano de Santiago, será adiada para data a definir (...)

Viseu foi assim por um dia!

Pois, só pode!

Meus caros, há quem a isso também chame realidade paralela!

Negócio à vista em regime de PPP?

E, enquanto foi assim, foi uma alegria!

Para José Junqueiro a crise é um mero detalhe... o resto continua a ser uma politica de emprego para todos num orçamento sem fim!

04/06/2013

Mais que estética espera-se que a cirurgia seja reparadora!

Viseu, 04 jun (Lusa) - Quinze lojas da Rua Direita de Viseu vão beneficiar de uma "cirurgia plástica" no âmbito do projeto Jardins Efémeros, que pelo terceiro ano está a desafiar artistas a pensarem em formas de dinamizar o centro histórico da cidade.

Tudo a seu tempo!

Amigo AJ, há que ter paciência! O mandato só acaba em finais de Setembro e obras feitas à pressa normalmente correm mal!

Aponte na agenda!


03/06/2013

De parabéns pelo trabalho realizado uma vez mais!


Sondagens para todos os gostos!

Rui, como sabes, ainda há quem confunda sondagem com delírio de opinião!

Novo braço de ferro ou justificada burocracia?

Da acta da reunião de 9 de Abril da CMV ressaltam à vista dois aspectos curiosos. O primeiro relativo à Lusitânia, dossier que merece ainda estudo por parte do Gabinete Jurídico e o segundo relativo às contas da CIM Viseu Dão-Lafões com o Executivo a deliberar não se pronunciar sobre as mesmas. Mais uma novela aberta contra Tondela ou algo mais? Fica a questão no ar..

02/06/2013

Foi bonita a festa, pá!

São eventos destes que transportam a cidade para outra dimensão! Resta esperar que a crise não limite a sua realização e que à semelhança dos Jardins Efémeros ganhem marca no tempo!

Vinhos da colheita do Dão de 2012 recomendam-se!

Boas noticias estas que nos chegam do Dão!

31/05/2013

A não perder!


Amanhã todos a Viseu!


Pergunta na caixa do correio

AX: Agora são as meninas da Quinta de São José a incomodar a vizinhança. As esposas irão voltar?

Alcança quem não cansa!


Por cá, passou-se o dia 25 de Maio e de Aquilino Ribeiro nem uma palavra. Honra seja feita a Acácio Pinto, deputado do PS Viseu, que evocou ontem Aquilino na AR.
(...) Se vos trago aqui Aquilino não é para eu lhe render uma, mais uma, homenagem que, aliás, seria muito mais competente, profunda e empolgante, se efetuada – só para citar alguns viseenses que na atualidade a ele se dedicam – se efetuada, dizia, por Paulo Neto, Alberto Correia, Fernando Paulo Batista, António Augusto Fernandes, António Ribeiro de Carvalho, Henrique Almeida ou Henrique Monteiro.
Trago-o aqui como um tributo, um tributo de todos os viseenses, creio que de todos os portugueses, que sentem o seu pulsar aqui e agora, hoje, porventura, ainda de forma mais acutilante, mais forte nestes tempos da ira, em que nos tolhem, querem tolher, os ventos da esperança.

No funicular descendente!

No funicular descendente
Vinha tudo à gargalhada.
Uns por verem rir os outros
E outros sem ser por nada
(...)
No funicular descendente
Vinham todos à janela
Uns calados para os outros
E outros a dar-lhes trela
(...)
No
funicular descendente
Mas que grande reinação!
Uns dormindo, outros com sono,
E outros nem sim nem não
No
funicular descendente
Do Rossio ao Cavaquistão!


Fernando (o outro) Pessoa

30/05/2013

Publicidade à borla é sempre bem vinda!


Tenho, como sabem, este hábito, irritante para muita gente, de reflectir sobre o nosso futuro colectivo e esse hábito é complementado por outro, ainda mais irritante: digo e escrevo tudo isso em jornais e blogs. Mas, nesta altura mais que falar importa fazer ao que parece tal possibilidade ainda mais irrita um certo sector. Falarem de mim bem ou mal é diferente de me ignorarem, opiniões contrárias só engrandecem a discussão e por isso, não fosse o caso dos faladores serem anónimos (claro está) e até lhes daria os parabéns por obrigarem outros que não me conhecerão a interrogar-se. Passe a imodéstia, mas quem é este Oficial Superior do Exército que tem mais louvores internacionais e nacionais que Almeida Henriques tem de realizações a favor do concelho? Quem é este Coronel na reserva que tem mais medalhas nacionais e internacionais que José Junqueiro tem de ideias para o concelho? Quem é este homem que criou o Clube de Orientação de Viseu, que foi 2º Comandante do RI 14, que fez parte da Direcção do Clube de Viseu, que fez parte do Projecto Vida, que foi eleito Beirão de Mérito pela Confraria Grão Vasco, que fez parte da Comissão Organizadora dos Jogos Desportivos de Viseu quando o Guilherme ainda nem sabia o que era uma tese, que foi presidente da Associação de Andebol de Viseu, que foi Comandante do maior Batalhão que Portugal projectou para Timor depois do 25 de Abril, que foi assessor no National Operations Center da NATO no Iraque, que foi Comandante do RI3, que é pai de 3 viseenses, que paga os impostos, fez descontos sobre 38 anos de serviço e gosta de beber uma cerveja com os amigos?
Quem foi o cidadão a quem foi atribuida a medalha de mérito municipal de Beja por unanimidade, do PSD ao BE e eleito cidadão de mérito da cidade? Pois, por isso em boa pronuncia alentejana lhes digo: Amanhêm-se prá aí mas
faxavore nã se esqueçam que nã se compara o olho do cú com a feira de Castro!

Já a desenterrar o passado?


29/05/2013

Oh, camaradas mas querem enganar quem?

O PCP Viseu continua a dança do "ora agora indo eu ... Manuel Rodrigues, ora agora indo tu... FranciscoAlmeida" mas sempre em volta do "Sindicato dos Professores" naquela perspectiva de preencher um lugar à espera que o sol brilhe (!)... o que não fortalece em nada a luta dos professores. O PCP em Viseu há muito que deixou de ser um partido revolucionário, é uma mera "secção" do Comité Central com um programa de festas perfeitamente delineado e estabelecido, sem o mínimo de rasgo, de projecção mediática ou de relação com os problemas locais, assemelha-se mesmo em muitos aspectos aquelas organizações visienses que pululam por Viseu e cujos dirigentes  se replicam como cogumelos. Nada me move, embora o mesmo não diga em relação a algumas figuras de proa do seu dirigismo, mas um Partido de esquerda, numa cidade do interior como a nossa, não pode ter esta postura parasitária sobre organizações como sejam os sindicatos.  E agora chega, que já lhes dei atenção demais!

Comissão Estratégica PSD

O resto da comissão pode ser consultada aqui (1, 2 e 3)

O programa eleitoral do Almeida promete!

O Secretário de Estado Adjunto da Economia e do Desenvolvimento Regional, António Almeida Henriques, quer que os empresários emigrados na Venezuela estabeleçam cada vez mais parcerias com empresas portuguesas, aumentando a importância deste mercado para Portugal.

O Dream Team do Almeida!

Realmente o Almeida tem uma equipa ambiciosa. Diga-se de passagem que a ambição está toda ao seu lado direito.

Um Almeida nunca vem só!

O coordenador do Sindicato dos Professores da Região Centro, Francisco Almeida, de 54 anos, é o candidato da CDU à câmara visiense nas próximas eleições autárquicas. Francisco Almeida, professor do ensino básico, tem ao longo dos últimos anos liderado o Movimento de Luta contra as portagens nas ex-Scut A24 e A25 e o movimento "Pela criação da Universidade Pública de Viseu", temas que fazem agora parte do programa eleitoral. (...) 
Filomena Pires, professora e sindicalista é a candidata da CDU à Assembleia Municipal de Viseu.

28/05/2013

Venham daí até à Praça! O café pago eu!

Caros leitores, sou suspeito para vos pedir que um novo espaço de opinião passe a fazer parte dos vossos favoritos até porque à entrada encontrarão logo a razão de tal afirmação, mas um blog colectivo e atenção, com uma mulher inteligente é novidade surpreendente cá pelo panorama da blogosfera local.

As coisas, como agora parece ser moda dizer-se, prometem!

Alex, em relação às "gorduras do Estado", estamos totalmente de acordo. Tal como se previa o Tribunal Constitucional "chumbou" a Lei das Comunidades Intermunicipais.
Primeiro round : Ruas - 1 Marta - 0.
Vamos aguardar pela leitura do parecer e pelas consequências políticas desta decisão.


(post também publicado na Praça)

Rua Direita em breve!

Mais aqui

RI 14 de portas abertas à cidade!

Caro amigo Celso, como sabe, leio com a atenção possível as suas crónicas de opinião mas não me sinto obrigado a com elas concordar, tal qual o meu amigo fará com aquelas que publico no Jornal do Centro ou neste espaço. No caso desta crónica não sou me obriga a discordar como até a lembrar-lhe que julgamento baseado na aparência resulta mal! Sem discutir da necessidade de reforma das Forças Armadas que sempre defendi, acredite que o RI 14 e não é por ter sido a minha casa durante longos e felizes anos, não merecia tal comparação até porque é assim que deve funcionar, de portas abertas à população, a não ser que o meu amigo se pautue entre aqueles que defende que devia, como outros o têm feito no passado, fechar portas... se é assim, fique sabendo que do lado de lá me encontrará na defesa intransigente daquela prestigiada Instituição, das poucas do Estado que ainda restam na nossa cidade. Se foi só um mau momento de escrita... então, esqueça, também os tenho e a seguir procuro corrigi-los, não me limito a ficar no meu cantito!
Abraço
Fernando

A Guarda primeiro!

(...) «Queremos uma região Centro cada vez mais ganhadora», desafia. Almeida Henriques considera que a Guarda tem uma posição estratégica privilegiada e garante que a construção da Plataforma Logística de Iniciativa Empresarial (PLIE) «é tão importante para a Guarda como para a região Centro».

27/05/2013

Corrida aos lugares!

Caro leitor, puxe pela imaginação, preencha os espaços em branco e com facilidade ficará conhecedor das boas práticas da gestão da administração autárquica:
 
(...) Mas há lá muito tacho.O _______ agora vai pró Pedro Nunes. Tanto alarido mas o _______ continua a arranjar-lhe tacho para as futuras industrias criativas de Viseu. É só criar... Mas enganem-se, não sobram vagas, já lá está a nora do ________. O Américo meteu o _________ e o ________ meteu a ________. Um conselho de administração no seu melhor!

Tour Mega Pic-Nic

A cidade de Viseu vai receber, no próximo dia 28 de maio, 10h30 e 17h00 - Avenida Infante Dom Henrique, o Tour Mega Pic-Nic, uma iniciativa de antevisão do Mega Picnic Continente, que se realiza a 29 de junho, em Lisboa, no Terreiro do Paço.
Para mais informações, GCI | Sílvia Marçal - Tel. 21 358 30 20 ou email

As rotundas!


Imaginem lá quem é que a esta hora dorme tranquilamente a sono solto para recuperar do jet lag e alinhar as ideias no Hotel Timor em Dili?
As rotundas ao que parece são um produto coreano mas, nesta moda social democrata do turismo diplomático economico que o candidato Almeida Henriques defende, nunca se sabe se não serão, à semelhança das natas, um bom artigo para exportação e comercialização naquelas terras do Sol Nascente, onde a regra da prioridade depende do maior efeito sonoro da buzina!

Diz-me com quem andas... dir-te-ei o que vales!



O socialista Augusto Mateus, veio "à zona norte da Península Ibérica" propor o "desenvolvimento do potencial de Viseu enquanto centro de um corredor logístico de ligação à Europa" na acção de campanha do candidato Almeida Henriques, ex-Sec Estado da Economia, que enquanto detentor daquela pasta nunca tal ideia lhe ocorreu. Augusto Mateus, o mais próspero comerciante de planos salvadores da Lusitânia (não confundir, leia-se Portugal do Séc XXI), é o mesmo ex-Ministro de Sócrates, que no seu estudo sobre o aeroporto de Beja escreveu que aquele equipamento "será utilizado para o transporte de carga ou para exportação de produtos frescos como peixe (especialmente carapau)." O aeroporto de Beja está, como todos sabemos para mal dos pecados dos alentejanos e do bolso dos contribuintes, às moscas 32 milhões de euros depois. Será curioso verificar como irá Almeida Henriques sustentar económicamente este corredor logistico mas porventura a exportação de rotundas floridas será agora a solução do estudo do genial Mateus!

Viseu Novo, SRU

A ministra da Agricultura revelou, este sábado, que o Governo quer deixar "o quanto antes", mas "de forma pacífica e construtiva", a posição de acionista que detém nas Sociedades de Reabilitação Urbana do Porto, Coimbra e Viseu
in JN

26/05/2013

"É preciso fazer a reforma da reforma"!

(..) Armando Vieira também acusou o ex-secretário de Estado da Administração Local, José Junqueiro, de ter sido o responsável por incluir o corte de freguesias no memorando de entendimento com a troika. (...)
 (foto de Joaquim Alexandre Rodrigues)
"Como na sala toda a gente que estava a falar era do PSD — à excepção do competente moderador, Bruno Simões, jornalista do Jornal de Negócios — houve uma tentativa canhestra de colar José Junqueiro à reforma "irracional" e "absurda" de agregação de freguesias."
O Joaquim Alexandre explica aqui porquê!