As confusões da bola estão de volta e logo com um “derby” da 2ª circular. Benfica e Sporting, em igualdade pontual no segundo lugar da tabela, vão medir forças pela 71ª vez no campeonato este sábado à noite, a partir das 20h45, no Estádio José Alvalade. Vou ver o jogo e torcer pelo glorioso mas já me doi a cabeça só de pensar que vêm com ele os comentários costumeiros de quem roubou quem, de quem é melhor e pior!... Para quando o lugar do futebol apenas no sitio dele, no campo de jogo? Assim, antes do jogo espero que ganhe o melhor e não faço nem mais um comentário!
Do alto da Sé, à luz dos valores do herói lusitano, um olhar critico, independente e exigente sobre as terras e gentes da região de Viriato. Com as referências do passado, as preocupações do presente e a esperança no futuro, olha-se para esta encruzilhada de gentes e vontades beirãs nesta linda Cidade Museu no coração de Portugal!...
08/01/2005
07/01/2005
Dá-se estrada em mau estado...
Estradas “continuam a ser o grande objectivo municipal”
"Porquê esta aposta no alcatrão quando existem outras necessidades para satisfazer?" - pergunta o PS. "Estrada não é estrutura social?" - questiona o presidente da Câmara Municipal de Viseu. O orçamento da autarquia para 2005 foi aprovado em assembleia municipal.
in Jornal do Centro http://www.jornaldocentro.pt/
E agora, pergunto eu? Com tanto alcatrão será que vai chegar para a estrada de ligação ao Parque Industrial de Coimbrões?
Receita atrasada...
Ajustar o terbostato na marca 3, e, debois de uns binte bidutos, bonha para assassinar. Digu, assar a ave. Beber bais uba dose de whisky. Debois de beia hora, formar a baertura e controlar a asssadura do pato. Tentar zentar na gadeira, zervir-se de uooooootra dose boa de whisky. Gozer (?), gosturar(?), gozinhar (?), sei lá, futricar o beru. Deixááár o vilho da buta no vorno bor ubas 4 horas. Tentar tirar a berda do beru de lá. Bandar bais uba boa dose de whisky pa dentro, dendar nobabente tirar o cabrããão do beru do vorno, borgue na bribeira denndadiiiva dãão deeeeeeeuuuu. Begar o beru que gaiu no jão, e enjugar o vilho da buta gom o bano de limparrr o jão e gologá-lo duba pandeja ou galguer outra borra, bois, avinal, vozê nem gossssssssta buito dessa berda de beru. Bronto!
Saudade branca e pura, branca e leve!
Para quando a neve? Para quando voltar a ver assim o Fontelo?
06/01/2005
Cheira bem, cheira a Viseu!!!...
Lia há dias esta novidade num dos jornais da cidade e veio-me à memória o facto de o Homem estar a utilizar a natureza de forma abusiva esquecendo-se que a capacidade da biosfera é limitada e as suas acções provocam modificações locais e globais, prejudicando a saúde e segurança das populações e Viseu não foge à regra, infelizmente. A poluição poderá significar um risco para a própria existência humana como a conhecemos, risco esse que muitos de nós não estamos dispostos a correr e por isso há que louvar iniciativas deste tipo.
No âmbito da Directiva-Quadro da qualidade do ar (Directiva 1996/62/CE, relativa à avaliação e gestão do ar ambiente), transposta para o direito interno pelo Decreto -Lei n.º 276/99, de 23 de Julho, os Estados-Membros são obrigados a estabelecer um sistema adequado para a avaliação da qualidade do ar ambiente. O artigo 5º da Directiva-Quadro estabelece a necessidade de se proceder a uma avaliação preliminar da qualidade do ar (caracterização dos níveis de concentração de poluentes em todo o território nacional nas zonas e aglomerações), de forma a ser possível definir uma estratégia futura que vise evitar, prevenir ou limitar efeitos nocivos sobre a saúde humana e sobre o ambiente e a metodologia aplicada na avaliação preliminar da qualidade do ar em Portugal incluiu a realização de campanhas nacionais de medição de dióxido de enxofre, dióxido de azoto e ozono, recorrendo à utilização de tubos de difusão. Uma das campanhas foi a PEOPLE (Population Exposure to Air Pollutants in Europe) e o mapa desse trabalho feito em Portugal é o que abaixo se expôe. Por isso ao ler esta noticia, naturalmente que fiquei satisfeito por ver esse projecto aplicado em Viseu mas inédito será? O financiamento é da Gulbenkian, o Ar é nosso e os Euros vão para onde?... Viseu não tem know-how nas suas Universidades para liderar um projecto destes? Não temos Engenharia do Ambiente cá? Tem que vir Aveiro ensinar-nos? Bem, talvez aqui dê o braço a torcer. Neste campo da poluição do ar (sinto Cacia no nariz, a Ria no olfacto...), Aveiro deve saber mais que nós! Veremos que perfume nos deixam no fim lá para 2006, como diz a noticia!
05/01/2005
Desvio de emergência...
Zona de emergência no Parque Industrial Coimbrões
04/01/2005
Nós por cá!...
Pois é, apesar das tantas e muitas noticias sobre acidentes no desporto com jovens e balizas, apesar da muita legislação publicada sobre campos de jogos e prática do desporto, ainda há imagens como a que aqui publico... Em Fragosela, já a caminho do Espadanal, o campo de futebol está em misero estado de conservação, com a rede e vedação exterior deteriorada, com estruturas de paragem de autocarros a servir de balizas e até com as balizas reais soltas e espalhadas pelo campo! Com regularidade, vejo ali miúdos a praticar futebol, o que me agrada, mas doi-me saber que o fazem naquelas condições. Já alertei a Junta de Freguesia para esta situação e espero daqui a tempos tirar nova fotografia, mais consentânea com a segurança e qualidade que os jovens merecem.
Universidade de Altos Estudos de Viseu
O processo de criação da Universidade pública de Viseu deve avançar, seja qual for o partido que vença as próximas eleições legislativas. O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, acredita que a anunciada dissolução da Assembleia da República não irá prejudicar a concretização desta aspiração viseense, que, ao longo dos anos, tem sido apoiada por todos os partidos políticos. A convicção é partilhada pelo presidente da Federação Distrital do PS, José Junqueiro, que considera que, se o seu partido vencer, "o que estiver bem feito", neste processo, deve continuar.
O modelo, apresentado recentemente por Veiga Simão - coordenador do grupo de trabalho encarregado de reorganizar a rede de ensino superior -, prevê que a futura Universidade seja constituída pelo actual Instituto Superior Politécnico e por um Instituto Universitário de Estudos Avançados, a criar de raiz.
...
Também João Pedro Barros, presidente do Instituto Superior Politécnico de Viseu (ISPV), que, segundo o projecto apresentado por Veiga Simão, será integrado na futura Universidade pública, considera que a decisão é irreversível, uma vez que existem "compromissos assumidos". "Tanto o PSD como o PS prometeram a Universidade. Este tipo de Universidade é que já não sei [se avança], dependerá da sensibilidade do futuro ministro da Ciência e Ensino Superior", alertou. "Sem pôr em causa que a Universidade de Viseu tem de nascer, penso que tem de continuar a ser pensada no dia-a-dia, para ver se aquele tipo [de modelo] é o que a população pretende", realçou, acrescentando que o "ISPV vai continuar a trabalhar impávido e sereno, criando ofertas".
Por MARIA ALBUQUERQUE In Jornal Público
ISPV ou Universidade Pública de Viseu?
02/01/2005
Quem nunca viu Viseu, não sabe o que perdeu!
Na Net encontram-se coisas destas (até) em holandês... e muitas em inglês sobre Viseu! Estamos a ficar famosos... Força Viseu!
Viseu, no "Coração de Portugal"
- As igrejas e capelas que a cada passo se encontram, símbolos da religiosidade do povo beirão;- Os muros e portas das muralhas, trechos da velha cerca afonsina;- As casas senhoriais, casas nobres, solares, mansões, dominadas pela beleza fria mas majestosa do granito, marcos da prosperidade das gentes destas terras;- As janelas e portais manuelinos, um pouco dispersos por toda a parte, sobretudo nas típicas ruazinhas do velho burgo chegadas à sombra da catedral.Viseu, cidade jardim, pelos seus espaços verdes bem tratados, preservados do avanço do betão, onde se destacam, pelas suas características e dimensão, os Parques Aquilino Ribeiro e do Fontelo, a par de jardins e recantos ajardinados que contribuem significativamente para a qualidade de vida que se desfruta nestas paragens.Viseu, terra de ricas tradições, onde ainda é possível adquirir objectos manufacturados, fruto do trabalho paciente de artesãos, que vão legando o seu saber às gerações vindouras. Terra onde a mesa é recheada de ricas iguarias, sempre acompanhadas pelos excelentes vinhos do Dão.Viseu, cidade moderna, onde desenvolvimento quadra bem com tradição. Centro de convergência de modernas vias de comunicação, traçadas sobre rotas criadas durante a romanização, Viseu atravessa um surto de desenvolvimento, que se iniciou na década de 70.
Cidade eminentemente comercial, abre-se ao investimento e à industrialização, antevendo-se que, nos próximos anos, seja uma das três regiões nacionais com maior desenvolvimento nos sectores dos serviços e da indústria.Nos últimos tempos , o ritmo do expansionismo urbano em muito tem ultrapassado as estimativas mais ousadas. Simultaneamente, multiplicaram-se os estabelecimentos dos vários graus de ensino, incluindo o universitário e o politécnico; surgiram recintos para a prática de várias modalidades desportivas; cuido-se dos jardins e dos frondosos parques que tanto singularizam a cidade; procura valorizar-se o núcleo histórico; recupera-se o património arquitectónico degradado; vela-se pelo crescimento ordenado e harmonioso da urbe; cuida-se do bem-estar da infância e da população mais idosa; são acarinhadas iniciativas particulares válidas – enfim, criam-se as estruturas próprias de uma verdadeira cidade europeia.E assim, graças ao bairrismo, à determinação das suas gentes, a bela cidade de Viseu, orgulhosa do seu passado histórico, rica em monumentos e de belezas naturais, prossegue, confiante, no caminho do progresso, rumo ao Futuro.
Novo ano mais caro!!! Safa...
O tabaco, as portagens das auto-estradas e a electricidade encarecem a partir de hoje, com a entrada em vigor das actualizações de preços, que determinam aumentos entre 1,9 e 8,8 por cento.
A previsão do Governo para a inflação de 2005 situa-se nos dois por cento, pelo que a grande maioria destes aumentos ficará acima deste valor, implicando perda de compra para os consumidores.
In Expresso
Está visto que vamos ter em breve tudo aumentado, menos o salário, claro! E, no mesmo dia noutro diário nacional, centenário, por sinal… na primeira página, com bandeira e tudo, em letras garrafais, ainda escrevem “ Basta de depressão!!!... Até já deixei de fumar! Está-me a custar é acreditar!!!
Coisas para desejarmos... em 2005!
As far as possible, without surrender, be on good terms with all persons. Speak your truth quietly and clearly; and listen to others, even to the dull and the ignorant; they too have their story. Avoid loud and aggressive persons; they are vexatious to the spirit.
If you compare yourself with others, you may become vain or bitter, for always there will be greater and lesser persons than yourself. Enjoy your achievements as well as your plans. Keep interested in your own career, however humble; it is a real possession in the changing fortunes of time.
Exercise caution in your business affairs, for the world is full of trickery. But let this not blind you to what virtue there is; many persons strive for high ideals, and everywhere life is full of heroism. Be yourself. Especially do not feign affection. Neither be cynical about love, for in the face of all aridity and disenchantment, it is as perennial as the grass.
Take kindly the counsel of the years, gracefully surrendering the things of youth. Nurture strength of spirit to shield you in sudden misfortune. But do not distress yourself with dark imaginings. Many fears are born of fatigue and loneliness.
Beyond a wholesome discipline, be gentle with yourself. You are a child of the universe no less than the trees and the stars; you have a right to be here. And whether or not it is clear to you, no doubt the universe is unfolding as it should.
Therefore be at peace with God, whatever you conceive Him to be. And whatever your labors and aspirations, in the noisy confusion of life, keep peace in your soul.
With all its sham, drudgery, and broken dreams, it is still a beautiful world. Be cheerful. Strive to be happy.