No entanto, a Refer, no seu plano de investimentos para 2005, não tem qualquer verba afecta para estudar sequer esta ligação, embora exista já algum trabalho feito sobre a possibilidade de se construir um desvio à Linha da Beira Alta, entre Mangualde e Nelas (ou Santa Comba Dão), para servir Viseu.
De acordo com Rui Reis, porta-voz da empresa gestora de infra-estruturas ferroviárias, a questão do isolamento de Viseu está a ser considerada no âmbito o projecto da alta velocidade, que prevê um corredor de TGV entre Aveiro e Salamanca, a construir entre 2011 e 2015.
Esta foi, de resto, a promessa do Governo de Durão Barroso, embora o cumprimento daqueles prazos pareça hoje pouco crível, dado que os recursos disponíveis têm sido aplicados no desenvolvimento das linhas Porto-Lisboa e Lisboa-Madrid. Manuel Tão diz que não há "perspectivas reais" de o acesso de Viseu à rede de alta velocidade ver o início das obras "antes de 2020" e a exploração do sistema a arrancar "antes de 2025".
Lembra que o projecto da alta velocidade custa 2,2 mil milhões de euros, enquanto a simples ligação de Viseu à Linha da Beira Alta, em rede convencional, nunca ultrapassaria os 250 milhões de euros, poderia beneficiar e uma comparticipação do Feder de 34 por cento a fundo perdido, e ficar concluída em 2012.
Actualmente, a cidade é servida pelas estações de Nelas e Mangualde, mas com uma estação a construir na zona do Hospital de S. Teotónio ou do Palácio dos Desportos, a viagem Viseu-Lisboa, num comboio Intercidades convencional, poderia demorar apenas duas horas e 30 minutos. "Isso tornaria o transporte ferroviário atractivo e retiraria, seguramente, um trânsito significativo da estrada", prevê Manuel Tão. Por outro lado, este especialista adverte que esta solução não era incompatível com o projecto do TGV, desde que a estação a construir fosse concebida para funcionar como plataforma intermodal, onde pudessem coexistir a alta velocidade e a ferrovia clássica.Viseu ficou sem comboios no dia 01 de Janeiro de 1990, quando fechou a Linha do Vouga, que ligava a cidade a Aveiro. O ramal para Santa Comba Dão já tinha sido encerrado em 1988.