A Candidatura Autárquica Do Bloco de Esquerda vai estar presente este Sábado pelas 16h na Escola EB1 do Bairro Municipal nº 4 para assistir à exibição do documentário de Raquel Castro "O Bairro", seguida de uma sessão de esclarecimento com os moradores.
16h - Exibição do Documentário de Raquel Castro - "O Bairro"
17h - Sessão de Esclarecimento com os Moradores - "Bairro Municipal: Passado, Presente e Futuro"
Do alto da Sé, à luz dos valores do herói lusitano, um olhar critico, independente e exigente sobre as terras e gentes da região de Viriato. Com as referências do passado, as preocupações do presente e a esperança no futuro, olha-se para esta encruzilhada de gentes e vontades beirãs nesta linda Cidade Museu no coração de Portugal!...
03/10/2009
Frases da campanha
'Prognósticos só no final do jogo [na contagem dos votos], Fernando Ruas, PSD
'Vou tirar a Câmara de Viseu das mãos de Fernando Ruas', Miguel Ginestal, PS
in CManhã
'Vou tirar a Câmara de Viseu das mãos de Fernando Ruas', Miguel Ginestal, PS
in CManhã
El mês + corto em Viseu
Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Piaget, em cooperação com o Fórum Viseu, traz a cidade, durante todo o mês de Outubro, a extensão do Festival EL MÊS + CORTO.
O programa inicia-se a 1 de Outubro na Casa das Artes do Fórum Viseu. Nos dias 9, 16, 23 e 30 de Outubro serão realizadas projecções de curtas metragens seleccionadas no Fórum Viseu e no Campus Universitário do Instituto Piaget/Viseu. A entrada é livre a todos os interessados.
Para mais informações consulte a página web do festival
O programa inicia-se a 1 de Outubro na Casa das Artes do Fórum Viseu. Nos dias 9, 16, 23 e 30 de Outubro serão realizadas projecções de curtas metragens seleccionadas no Fórum Viseu e no Campus Universitário do Instituto Piaget/Viseu. A entrada é livre a todos os interessados.
Para mais informações consulte a página web do festival
Sempre a somar!

Roteiro do CDS-PP Viseu
Francisco Mendes da Silva apresentou o Roteiro para a Competividade. Focado no que entende ser essencial para o futuro da região defende uma "política integrada, empenhada, activa e descomplexada de atracção de investimento e de criação de condições para a instalação, criação e crescimento de empresas" e considera fundamental a "questão da competitividade económica do Concelho de Viseu.
A candidatura do CDS-PP às eleições autárquicas do Concelho de Viseu conta amanhã pelas 9h com Paulo Portas para uma visita ao mercado municipal e centro da cidade e segue pelas 14h30 para uma visita à Freguesia de Silgueiros.
Noticias destas venham muitas!

02/10/2009
Bolo doce ou amargo?
De acordo com o FMI, em 2010 o desemprego em Portugal vai aumentar continuadamente e vamos para a última posição dos 33 em PIB por habitante, trocando o derradeiro posto com a Eslováquia! Viseu não irá escapar a esta dura realidade mas, ainda assim há quem entenda boa solução colocar a cereja em cima do bolo... resta saber se o bolo até lá não ganha bolor!
Espaço com imagem de marca!

Em formato "outsourcing"
Esta oferta de emprego será para a mesma rádio que os despediu por não necessitar dos seus serviços?
01/10/2009
No fim, nós contribuintes, é que vamos fazer contas!
Miguel Ginestal assume posição sobre a portaria das finanças que actualiza os coeficientes de localização do IMI e que a partir de hoje entram em vigor.
Em prosa e verso... assim vai a campanha do PSD
Mais um video da campanha... e o programa (curiosamente não encontrei a referência à praia fluvial urbana!)
O Francisco ainda mexe...
Amanhã, Sexta-Feira, pelas 14h30, no "Irish Bar" (sito no Largo Pintor Gata), a candidatura do CDS-PP às eleições autárquicas do Concelho de Viseu apresentará publicamente o seu "Roteiro para a Competitvidade". A agenda da campanha do Francisco Mendes da Silva para amanhã é ainda composta pelas seguintes acções:
9h30: Acção de rua no centro de Viseu;
16h00: Entrevista de Francisco Mendes da Silva, cabeça de lista à CMV, à ViseuTV;
17h00: Entrevista de Francisco Mendes da Silva ao Diário de Viseu;
18h00: Visita e jantar na Freguesia de Rio de Loba.
9h30: Acção de rua no centro de Viseu;
16h00: Entrevista de Francisco Mendes da Silva, cabeça de lista à CMV, à ViseuTV;
17h00: Entrevista de Francisco Mendes da Silva ao Diário de Viseu;
18h00: Visita e jantar na Freguesia de Rio de Loba.
Ainda o D. Afonso Henriques...
(...) Foi então que Almeida Fernandes, contrariando, quanto tinha publicado à custa da Sociedade Martins Sarmento, virou o «bico ao prego», dando o dito por não dito. Como andava pegado, desde há 30 anos, com José Mattoso e odiava os «doutores» universitários, que «mamavam na História», ele que era apenas «Dr.» e «amava» a História, quis ficar nos anais da Historiografia Portuguesa, numa espécie de «fidelidade à minha pátria distrital: Viseu». (...) Pobre país com historiadores que mudam de opinião como quem muda de camisa. Os exemplos repetem-se e a crise grassa como a gripe suína. Noutros tempos, um Professor catedrático não abria a boca para entrar mosca e sair asneira. Falando ex-cátedra era uma sentença inatacável. Agora perdeu-se tudo: a competência técnica e científica, o respeito, a prudência e o bom senso. Ninguém, até hoje, encontrou provas. À falta delas é a Tradição que vale. Como português que foi à guerra e velho como estou, lutarei pela defesa daquilo que mais nobre temos: A Pátria e a Língua com que se aprendeu e se ensinou a amar Portugal.
Barroso da Fonte, Dr.
Quem nunca viu Viseu, não sabe o que perdeu!
Enquanto se decidem em quem devem ou não votar nas autárquicas cá do burgo, deliciem-se com estas fotos de Viseu de ontem e de Viseu de hoje!
Se é assim, toca a votar em Viseu!

Desafio aos candidatos
O Movimento pela revitalização do Centro Histórico desafia “...as candidaturas, ainda durante este período eleitoral, a fazerem um debate entre elas, que poderá ser mediado pelos ‘media’, no sentido de aprofundar a questão do centro histórico de Viseu”, referiu o porta-voz do movimento. Alexandre Azevedo Pinto argumenta que “há dois anos ninguém falava no centro histórico, mas hoje os cinco principais candidatos à Câmara de Viseu têm na agenda e até como prioridade a questão do centro histórico”. e propoê "um debate para abordar a questão da habitação, mobilidade e desertificação no centro histórico de Viseu e ainda a transferência da loja do cidadão para o ‘coração’ da cidade".
in DRegional
Da campanha
Hoje pelas 18h no Bar Palha D´Aço Fernando Ruas leva a cabo a tertúlia "A Juventude e o Empreendorismo".
Já Miguel Ginestal vai estar pelas 17.30h, na Sede de Campanha na Av. Alberto Sampaio para uma conferência de imprensa onde responderá aos assuntos da actualidade da campanha autárquica e dedicará o seu dia de campanha à Acção Social visitando várias instituições do Concelho de Viseu (Fundação Joaquim dos Santos, Acredita-ASSCRD Travassós de Baixo e ASCRD Silgueiros).
30/09/2009
Acabou a Feira... acabou o negócio!
Fernando Ruas recandidata-se em Viseu, mas não quer a líder do partido ao seu lado. O autarca laranja afirma ser “uma figura nacional” que não precisa da líder do PSD na campanha.
Começou o jogo de bilhar às duas tabelas!
Na sequência da participação do Mandatário do Partido Socialista para as Eleições Autárquicas do Município de Viseu à Comissão Nacional de Eleições (CNE), contra os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu (SMAS) por violação do dever de neutralidade e imparcialidade, o Senhor Presidente da CNE comunicou, ter sido deliberado remeter o processo aos serviços do Ministério Público, por se verificarem indícios de violação do disposto no art.º41 da Lei Eleitoral para os órgãos das Autarquias Locais. (...) Fernando Ruas já respondeu ao PS Viseu (...) que "não é crime" a CNE enviar o processo para o MP e acusou o candidato socialista de "aproveitamento". "O candidato do PS foi tratado ao mesmo nível da candidatura do Movimento Mérito e Sociedade (MMS)", que apresentou uma queixa junto da CNE por destruição e danificação da propaganda eleitoral em Viseu, afirmou ainda Fernando Ruas.
29/09/2009
Para mim, pode ser só uma mini e tremoços?
A ideia da praia fluvial urbana já está a mexer com a campanha autárquica cá pelo burgo. A oposição já veio criticar o projecto e avança em alternativa com a criação da pista de neve artificial ligando o Monte de Santa Luzia ao campo da Feira de S. Mateus.
Ora, morde aqui a ver se eu deixo!

in DRegional
Viseu e a Alta Velocidade
(...) Ora, o interesse da alta velocidade é ligar entre si as megacidades. Beneficiando as cidades de média dimensão onde pára. (...) Ora o que é sensato, pensando em termos de ordenamento de território, é ligar o centro da Grande Madrid ao centro desta megacidade. Esse centro está algures entre Coimbra e Porto.(...) Estudar-se-á a viabilidade de que, com o objectivo temporal de 2015, o corredor Aveiro-Salamanca seja para tráfego misto, definindo-se, oportunamente, o ponto de união das duas redes nacionais, prestando-se especial atenção à interoperabilidade. (...) O compromisso de dar prioridade à ligação Lisboa-Badajoz-Madrid em vez de lutar pela ligação Aveiro-Salamanca-Madrid foi um erro. Foi uma cedência de Portugal. (...) Na ligação Aveiro-Salamanca-Madrid, o TGV iria beneficiar Aveiro, Porto, Coimbra, Viseu e Guarda. Iria beneficiar a Zona Centro de Portugal. Iria beneficiar Portugal. (...) Mas a ligação Lisboa-Badajoz-Madrid é a pior das soluções para Portugal, para a Região Centro e para a Galiza. (...) Este compromisso obriga o próximo governo a construir o traçado Lisboa-Badajoz-Madrid em vez do traçado Aveiro-Salamanca-Madrid. Esse, que mais interessaria ao País, fica para as calendas.
Celestino Quaresma, Eng in JNegócios
Olá fresquinho! Olha a bolachinha americana!

28/09/2009
Sair da sombra
José Cesário já encontrou os culpados da derrota do PSD e um deles é especial (e não é como estão a pensar o Alberto João Jardim!)!
Coisas doces e boas no Teatro
Hoje ainda pelas 21h30 pode assistir à evocação dos 200 anos da morte de Haydn no Teatro numa promoção com a Antena 2. O concerto reúne um dos quartetos do Opus 9, com que Haydn começou a delinear a estrutura do quarteto clássico em 1770; um dos quartetos Opus 54/55, que chamaram a atenção dos parisienses em 1788; e um dos quartetos Opus 71/74, com que Haydn fez furor em Londres em 1793. A interpretação do programa está a cargo de Ensemble Contrapunctus, um grupo de músicos de elevada qualidade na execução do melhor e mais variado reportório da música de câmara.
Nova fase da campanha PS Viseu
Hoje às 21h no Hotel Principe Perfeito Miguel Ginestal apresenta a Comisão de Honra da sua candidatura!
Antecipando a vitória!

A rede do SMAS
A semana passada, os SMAS de Viseu demoraram três dias a reparar uma ruptura numa conduta de água entre Paradinha e São Salvador, que deixou grande parte da freguesia sem água desde terça-feira à tarde. (...) Só foi possível detectar a ruptura graças a uma sonda, (...) depararam-se com mais um imprevisto: uma ligação ilegal à rede de condutas que foi, imediatamente, desligada. Bruno Peixoto, (...) lembrou ainda a dificuldade que teve em conseguir um número de contacto dos Serviços Municipalizados: "Ao contrário da EDP, os SMAS não tem na factura o número de contacto do piquete. Ou se liga na hora do expediente, ou então já não temos para onde ligar", criticou Bruno, que só conseguiu o número num sítio da Internet, não do SMAS, "porque nem isso têm".
in DRegional
Análise taberneira!
Depois da divulgação dos resultados eleitorais, a conversa entre os dois na tasca cá do burgo (o café é bom lá, acreditem!) era mais ou menos assim:
-Pá, é tudo a mesma tralha, não me lixes! Olha, com isto ficámos a saber quem é o próximo Governador Civil e que há novos porta pastas e abanadores de cabeça para em 2013 ser ele de novo a candidatar-se à Câmara!
- Yah, e do outro lado com o paraquedista de fora também já se sabe quem se vai começar a pôr em posição... Ando tudo ao mesmo!
Eu sei que é feio ser cusca... mas não apanhei na totalidade o cenário que ali se congeminava e daí a partilha! Já agora o termo usado não era lixes!
27/09/2009
Baralhar e voltar a dar...

Os deputados eleitos representantes de Viseu no Parlamento são pelo PSD José Luís Arnaut, António Almeida Henriques, Teresa Costa Santos e José Figueiredo Antunes, e José Junqueiro, Acácio Pinto, Elza Pais e José Cruz, por parte do PS, assim como Hélder Amaral, do CDS-PP. Agora, vamos esperar para ver o que ganhará nos próximos 4 anos o Distrito com esta "nova" equipa de representantes!
Subscrever:
Mensagens (Atom)