O Fernando Marques, investigador, para quem a cidade foi pequena trabalha em Ispra na Itália mas levou com ele a saudade e o bom gosto por Viseu. Por norma quem está fora aprecia mais intensamente o muito que de bom por cá temos. Quem nunca viu Viseu não sabe o que perdeu mas o Fernando Marques, esse, sabe bem onde nasceu!
Do alto da Sé, à luz dos valores do herói lusitano, um olhar critico, independente e exigente sobre as terras e gentes da região de Viriato. Com as referências do passado, as preocupações do presente e a esperança no futuro, olha-se para esta encruzilhada de gentes e vontades beirãs nesta linda Cidade Museu no coração de Portugal!...
30/03/2013
29/03/2013
Há dias e dias!
O IPV ainda vai mostrando que tem "dias abertos"! A Católica e o Piaget estão há "dias fechados"!
Bom folar de Páscoa
Cerca de 14.400 utentes vão passar a ter os cuidados de saúde
assegurados por uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF), que começa a
funcionar na segunda-feira, em Viseu.
in Expresso
Uma cota para o Cotta!
João Cotta assina esta semana um artigo de opinião no Jornal do Centro como Presidente da AIRV mas, pelo teor do mesmo, creio que o fará mais na qualidade de cidadão preocupado com o concelho, embora ponha a tónica na necessidade de Viseu se afirmar na região. O artigo, segundo me é dado a perceber, terá sido escrito antes de ser conhecida oficialmente a candidatura de Almeida Henriques pois, Cotta traça no artigo, acima reproduzido na foto, o perfil do futuro Presidente da CMV que, de forma alguma se enquadra aquele candidato, apesar de conhecida a simpatia de Cotta pela social democracia e, menos ainda terá como alvo José Junqueiro. Assim sendo, e no pressuposto por exclusão de partes, que Cotta ou tem outro candidato por referência ou melhor ainda, acredita ele próprio encaixar-se neste perfil e apresentar-se ao eleitorado como independente com politicas objectivas, visão regional, linguagem positiva e equipa séria construida "fugindo da ditadura das estruturas partidárias"! Se assim for, não consigo antever qual será o resultado final mas terá à priori assegurado pelo menos um seguidor... e como é sabido, não há lideres sem seguidores!
28/03/2013
Prioritário é mudar a designação do Hospital
O ministro da Saúde, Paulo Macedo, disse hoje não estar prevista a
abertura de uma unidade de radioterapia na cidade de Viseu, garantindo
que o Governo está concentrado em "definir prioridades".
in Visão
Há Concelhos e Conselhos!
Bem vistas as coisas, adianta alguma coisa para o Concelho que José
Junqueiro tenha tomado posse como membro do Conselho Leonino?
27/03/2013
26/03/2013
Em jeito de arranque!
Depois de alguns nomes chamuscados no sempre dificil processo das escolhas partidárias o PSD lá se decidiu pela opção Almeida Henriques que, em abono da verdade dos proto-candidatos possíveis é aquele que pelo mediatismo ombreia com o adversário do PS, José Junqueiro. Almeida Henriques que hà perto de 2 meses de remodelável governamental passou a insubstítuivel no Governo e só sairia para as empresas assume agora a candidatura à CMV pedindo a sua demissão sendo até dispensável dado o Executivo nem sequer equacionar a sua substituição. Almeida Henriques que assume sair do Governo com a consciência do dever cumprido, por certo por desconhecer a realidade actual do concelho em termos de economia e desemprego, afirma ser entusiasticamente apoiado por Fernando Ruas, o mesmo que na SIC diz que apoiaria qualquer um dos nomes escolhidos pelo Partido, pelo que fica nesta altura bem percebida a razão da unanimidade na escolha do agora candidato! Como e bem diz o Miguel depois da escolha expectável vamos aguardar pelas escolhas e ideias de Almeida Henriques pois só isso poderá fazer a diferença e afastar a ideia que não servindo para governar o País também pouco ou nada poderá acrescentar à governação local. A ver vamos...
A "máquina da poesia"
Amanhã, 27 de Março todos poderão ser actores pelas ruas de Viseu. As operações estarão a cargo dos suspeitos do costume: Lugar Presente com a colaboração do Miguel Horta.
Finalmente chegou o candidato laranja!
A informada Tribuna avançou com a noticia da candidatura de Almeida Henriques pelo PSD à CMV em primeira mão.
VSB no café da manhã!
No espaço de uma semana o VSB contou com a visita assídua de leitores a partir do seu local de trabalho e durante as horas normais de expediente.
O assunto deste post não é de agora, nem se restringe aqueles locais, não teria qualquer relevância e, nem sequer interesse não fosse dar-se o caso de se tratarem de funcionários públicos que, através do servidor da CMV e dos SMAS ocupam as primeiras horas da manhã na leitura do blog. Alguns chegam mesmo a estar quase uma hora ligados ao VSB e o total de tempo dispendido ultrapassa o período de uma manhã de serviço por semana.
Julgando por certo que aqui encontrarão a ultima legislação do DR ou a informação que não encontram nos jornais e, esquecendo que o VSB é tão só e apenas um mero espaço de opinião pessoal, ainda assim uns aproveitam da ferramenta anonimato do blog para dizerem pelas costas do "chefe" o que seriam incapazes de lhe dizer no gabinete e outros manifestam a maior atenção para com a minha mãe, grande preocupação com os meus filhos além das inevitáveis "amendoas" da Páscoa que me dedicam. Poderia até adiantar-vos o "visitor ID" destes estimados leitores mas tal como o blog, valem o que valem e são uma minoria pois, apesar de tudo os demais funcionários autárquicos nem perdem tempo com isto e estão lá para servir a causa pública.
Quando este post agendado para as 3 da madrugada ficar visivel destes "IP's" não contará com registo algum daquelas paragens mas à hora do café da manhã lá voltarão eles a servirem-se da "coisa pública" como se deles se tratasse e a gastar o tempo que deviam dedicar a resolver os problemas do concelho na leitura de mais este post!
24/03/2013
Assim se vê o IPV
Fernando Sebastião
não tem dúvidas de que o IPV "é reconhecido hoje publicamente, por
instituições e forças vivas locais, como um pilar estruturante do
desenvolvimento da região", em termos económicos, sociais e culturais. (...) Segundo o presidente
do IPV, o facto de ter sido a primeira unidade orgânica de um instituto
politécnico a funcionar no país deveu-se "à dinâmica dos políticos locais", como o então governador civil de Viseu, Coelho de Araújo.
in DN
Subscrever:
Mensagens (Atom)