27/07/2019

Viriatum Vissaium

O Santuário de Nosso Senhor Viriatum fica situado na Praça Vissaium, na freguesia de Santa Bárbara, concelho do Almeida, diocese e distrito de Viseu.
Diz a lenda que, em 1392, um parolo de 12 anos minorca de nascença, introduzindo-se por entre as fendas das muralhas, aí encontrou uma linda imagem do guerreiro, que ali teria sido escondido há mais de quinhentos anos por evangélicas fugindo a uma perseguição.
A devoção e todo o carinho que o menino dedicou à imagem, valeram-lhe especial protecção divina que por milagre lhe concedeu o dom da vereação.
Depressa se divulgou o feito, originando uma crescente afluência de peregrinos, jamais interrompida até aos dias de hoje. Promessas, pedidos de subsídios e garantias de voto são o dia a dia.
Os primeiros devotos prepararam um santuário imersivo cheio de luzinhas e bolinhas onde entronizaram a imagem, construindo ao lado uma pequena casa de banho.
Daqui partiu a devoção para os mais variados pontos do país e do mundo, chegando à concelhia laranja e ao Santo António à Lapa. No próximo mês serão mais de um milhão os visitantes do Santuário

Sem comentários: